Conheça o GCI - Sistema de inscrições e certificação de eventos do IFG Anápolis: www.computacaoifg.com.br/gci
A seguir, um breve tutorial sobre como utilizar o sistema GCI:
A Coordenação de Comunicação Social (CCS) é uma instância subordinada à Direção-Geral do Câmpus Anápolis e é responsável pela coordenação das ações de comunicação e de atendimento à imprensa no âmbito do câmpus.
Horário de funcionamento: das 8h às 18h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (62) 3703-3380 (Este também funciona como WhatsApp)
Composição da equipe:
Edmar Cotrim – Redator
Priscylla Dietz – Jornalista
Thayrine Fonseca – Produtora Cultural
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Twitter: @IFG_Anápolis
Instagram: ifg.anapolis.oficial
YouTube: https://www.youtube.com/ifganapolis
No Jornalismo, denomina-se pauta o conjunto de informações preliminares sobre um fato. Ela é a origem de todos os produtos jornalísticos e funciona como o primeiro passo do trabalho dos jornalistas envolvidos com o resultado final.
A Diretoria de Comunicação Social possui como prioridade o atendimento das pautas que sejam inerentes ao gabinete do Reitor, às pró-reitorias, mas atende também outras demandas.
A sugestão de pautas para a Dicom não é feita apenas por sua equipe, mas é aberta à comunidade acadêmica e administrativa. As sugestões recebidas são analisadas pela equipe, de acordo com critérios técnicos – jornalísticos.
Como sugerir pautas para o Portal do IFG
Servidores e estudantes do IFG podem sugerir pautas para a CCS do Câmpus Anápolis. Quando uma sugestão de pauta é recebida, ela é analisada pela CCS, que avalia se será ou não publicada em forma de notícia na página institucional e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e internet).
O que a sugestão de pauta deverá conter?
- Título do assunto ou nome do evento;
- Um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);
- Data e local de realização;
- Contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail);
- Informações complementares.
Como enviar a sugestão de pauta
As sugestões deverão ser enviadas por e-mail para a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pela equipe da CCS.
Para a cobertura jornalística, a CCS trabalha com uma agenda planejada, visando distribuir as pautas para os servidores que serão escalados para as atividades programadas.
Portanto, as sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias.
Profissionais da imprensa interessados em agendar entrevistas, receber releases, obter fontes para matérias ou mesmo informações sobre o Câmpus Anápolis em particular ou o IFG como um todo devem entrar em contato por meio dos e-mail's: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: (62) 3703-3380 / (62) 3703-3367. Esse atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, exceto em feriados.
Os produtos e os serviços destinados aos públicos interno e externo devem ter uma identidade visual própria, mas com coesão e padronização com conceitos e elementos técnicos que a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Anápolis trabalha, objetivando facilitar o reconhecimento da Instituição e do Câmpus e também fortalecer a imagem institucional, a marca e a assimilação dos conteúdos.
Nesse sentido, a CCS do Câmpus Anápolis atua na criação e produção de materiais gráficos e digitais demandados por gestores e servidores para atividades e ações, especificamente, no Câmpus. A produção dos materiais de divulgação para eventos institucionais desta unidade ocorre em conformidade com o Calendário de Eventos do Câmpus.
Demandas de criação e de produção gráfica que se referem ao IFG, em geral, e à Reitoria devem ser direcionadas à Diretoria de Comunicação Social - Dicom. Já as solicitações para um câmpus específico, que não o Câmpus Anápolis, precisam ser encaminhadas para o setor de comunicação do respectivo câmpus.
Conheça as etapas do processo produtivo especificadas abaixo, que orientam os trabalhos de produção de materiais gráficos e digitais no Câmpus Anápolis:
1. Prazo de solicitação
Para que essas produções sejam realizadas, é fundamental que os solicitantes se atenham, primeiramente, aos prazos para envio das solicitações de demandas de criação, que devem ser feitas, primordialmente, com antecedência, mínima, de 60 dias da data do projeto/ação/evento.
O prazo de execução será estabelecido em cada caso, a partir do envio completo das informações pelo demandante à CCS. No prazo de execução, também pesam o planejamento e a rotina diária de trabalho desta coordenação e, especialmente, a quantidade e o planejamento prévio dos itens previstos em licitação para materiais de divulgação institucional neste Câmpus.
Entre os principais critérios para a confecção dos materiais, a CCS avalia: a necessidade, a prioridade, a proximidade temporal do projeto/ação/evento e o prazo mínimo de execução do material, o público-alvo, bem como a viabilidade de produção do material sugerido.
2. Formalização
Os interessados devem entrar em contato com a CCS formalizando a solicitação, conforme prazo descrito acima, seja pessoalmente neste setor, pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: (62) 3703-3380 / (62) 3703-3367.
Na formalização, o demandante precisa repassar as informações necessárias previamente, ciente de que outras informações ou dados podem ser solicitados, a qualquer tempo, por esta coordenação para a execução dos materiais.
Dentre o conteúdo necessário, o solicitante pode enviar, por meio de um documento de texto (Word), as seguintes informações elementares para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. :
- Título e/ou Tema do Projeto/Ação;
- Uma breve descrição do Projeto/Ação de divulgação;
- Sugestão do Tipo e Quantidade de material solicitado (folder, cartaz, panfleto, banner, entre outros);
- Imagens, fotos ou contatos para inscrição (links, e-mails, formulários, etc.) anexos, se houver;
- Nome e contato do responsável pelo envio do conteúdo;
- Informações sobre o perfil do público a quem se destina o projeto (comunidade interna e/ou externa);
- Número de participantes previstos;
- Prazo ideal de entrega dos materiais.
3. Edição e Avaliação do Material
Após o recebimento formal da solicitação, bem como das informações, a criação dos materiais é realizada pelos servidores da CCS, tendo, obrigatoriamente, o solicitante o dever de acompanhar, avaliar, revisar e aprovar os materiais elaborados, antes da confecção final, que é feita por empresas terceirizadas contratadas por meio de licitação.
4. Retirada e Distribuição
Os materiais desenvolvidos serão entregues ao solicitante por esta coordenação, conforme prazo de entrega a ser informado durante a execução. Cada solicitante é o responsável por realizar a retirada dos materiais na coordenação de Comunicação Social, cabendo-lhe também a responsabilidade de, por exemplo, montar kits para os eventos ou fazer a distribuição dirigida de panfletos, cartazes e outros materiais externamente às dependências da Instituição.
Nesta seção é possível baixar as marcas específicas do Câmpus Anápolis, bem como ter acesso às marcas gerais do Instituto Federal de Goiás (IFG) e marcas do Governo Federal. Para aplicação das marcas, é preciso atentar-se ao "Manual de Uso da Marca do IFG" (última versão - 2015). As marcas são apresentadas nas versões resumida (Instituto Federal de Goias) ou completa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás). Acesse abaixo as marcas do IFG-Câmpus Anápolis:
Arquivos em corel:
Arquivos em formato de imagem colorida:
Horizontal | Vertical | Resumida |
Arquivos em formato de imagem cinza:
Horizontal | Vertical | Resumida |
Arquivos em formato de imagem em preto:
Horizontal | Vertical | Resumida |
Arquivos em formato de imagem com fundo preto:
Horizontal | Vertical | Resumida |
Acesse os arquivos em diversos formatos:
.ai | .cdr | .eps |
Versões em formato de imagem (.jpg):
Completa | Resumida - Horizontal | Resumida - Vertical |
Monocromático | Tons de cinza | Colorido |
* Título em fonte Open Sans Extrabold, branco, tamanho 40, caixa alta. Subtítulo em Open Sans Bold, branco, tamanho 20, caixa alta. Ano em fonte Open Sans Extrabold, branco, tamanho 30. Tudo centralizado, alinhado pelo centro e nos posicionamentos indicados no arquivo.
EMBRAPII - Polo Tecnologias Energéticas Industriais
.ai | .eps |
A Coordenação de Comunicação Social também é responsável pelo cerimonial dos eventos realizados pelo Câmpus Anápolis, dando suporte para a elaboração do roteiro e para as definições acerca do cerimonial.
O cerimonial deve respeitar as regras protocolares instituídas pela legislação vigente e não depende apenas do desempenho de quem o apresenta, já que há uma série de regras que devem ser seguidas para garantir a ordem hierárquica, bem como detalhes que farão com que o evento, independente da dimensão, seja bem visto pelo público participante.
Ao planejar uma cerimônia, deve-se ter o cuidado de elaborar uma relação em que constem os convidados direta ou indiretamente ligados ao evento e/ou do potencial público-alvo do serviço/produto a ser dada visibilidade. Além disso, a definição da lista de convidados necessita do aval do responsável direto pelo evento e da gestão.
Sugere-se que a distribuição dos convites, para autoridades regionais e outros participantes, seja feita com 10 dias de antecedência e, no caso de representantes de instituições públicas e privadas em âmbito estadual e federal, o envio do convite requer uma antecedência maior.
As solicitações de apoio técnico (suporte para a elaboração do roteiro e para as definições acerca do cerimonial) devem ser encaminhadas para o e-mail ccs.anapolisifg.edu.br, com pelo menos, 20 dias de antecedência da data de realização do evento. Assim que a solicitação for recebida, a equipe da CCS fará contato para os devidos encaminhamentos.
Na solicitação já deverão constar as seguintes informações:
- Nome do evento;
- Data, local e horário de realização;
- Nome e contato dos responsáveis pelo evento;
- Público do evento;
- Autoridades convidadas;
- Nome e contato do mestre de cerimônias;
- Programação do evento.
- A colação de grau é um ato oficial e de caráter obrigatório para a emissão e registro do diploma. É presidida pelo Reitor ou seu substituto legal. Portanto, nos convites de colação de grau, quem convida é o Magnífico Reitor, autoridade máxima da Instituição. É quem preside a solenidade e assina em conjunto com o Diretor-Geral do câmpus. Em outubro de 2016, o Conselho Superior aprovou a Resolução nº 29, que regulamenta as sessões de colação de grau dos cursos de graduação do IFG.
- O cerimonial é uma sequência de atos estabelecidos com a finalidade de ordenar, roteirizar o desenvolvimento de qualquer evento, ato solene ou comemoração pública, promovendo a harmonia dos participantes, utilizando-se de procedimentos como hierarquia, ordem, cortesia, respeito e, sobretudo, o bom senso.
- O protocolo é o conjunto de normas estabelecidas para serem utilizadas nas cerimônias, ou seja, é uma ferramenta para a execução do cerimonial sob as regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência.
- Em um evento, com exceção da colação de grau, que possui um rito próprio, ao se fazer composição de mesa, sugere-se que todos os ocupantes façam seus pronunciamentos. Por isso, a etapa de definição desses ocupantes é de suma importância, para que a cerimônia não seja delongada pelo grande número de pessoas na mesa e que farão uso da palavra. Os pronunciamentos deverão ser breves.
- O IFG adota como referência o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, editado e publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010, e outros critérios técnicos já adotados pela CCS (Saiba mais sobre o Guia (.PDF 2,52 MB).
- O IFG também faz uso das legislações inerentes às práticas protocolares e outros:
Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência (Conheça o Decreto).
Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais e dá outras providências (Conheça a Lei).
Conheça o GCI - Sistema de inscrições e certificação de eventos do IFG Anápolis: www.computacaoifg.com.br/gci
A seguir, um breve tutorial sobre como utilizar o sistema GCI:
Acesse aqui o Plano de Comunicação do IFG Anápolis 2021/2022
Saiba mais sobre o Plano de Comunicação elaborado pela Diretoria de Comunicação do IFG e dos setores de Comunicação dos câmpus da instituição para 2021/2022 na página a seguir: http://www.ifg.edu.br/planodecomunicacao
A Política de Comunicação do IFG foi aprovada pelo Consup em 29 de março de 2021, por meio da RESOLUÇÃO Nº 51, de 30 de março de 2021 (PDF 267 KB).
Em virtude das Eleições de 2024, a Advocacia-Geral da União (AGU) lançou a cartilha “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2024”, elaborada com a finalidade de reunir informações e orientações para nortear os atos de agentes públicos federais durante o período eleitoral.
O documento detalha as principais proibições contidas na Lei das Eleições (nº 9.504/97), na Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990) e no Código Eleitoral (nº 4.737/1965), apresentando desde o significado de "agente público" até o detalhamento dos atos que podem caracterizar violações à lisura do pleito.
São abordados temas como propaganda eleitoral antecipada, publicidade institucional, uso de bens públicos e recursos humanos, gestão de recursos orçamentários e financeiros e distribuição gratuita de bens e serviços públicos. O primeiro turno das eleições municipais será realizado em outubro.
A edição deste ano ganhou um capítulo sobre a veiculação e o combate às notícias falsas. O texto menciona os entendimentos mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o tema e destaca a possibilidade de que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD), instituída pela AGU em 2023, seja acionada contra a disseminação de desinformação durante as eleições.
Acesse a cartilha da AGU "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2024"
Há outros documentos e normas legais a serem seguidos pelos servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG):
- Parecer n. 00002/2024/CNDE/CGU/AGU: Lei das Eleições - Proibição de realização de transferências voluntárias da união aos estados, ao distrito federal e aos municípios (Processo 23372.001123/2024-11 -Procuradoria Federal)
- Lei das Eleições nº 9.504/1997
- Instrução Normativa SECOM/SG-PR n° 1, de 11 de abril de 2018
- Cartilha sobre as Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2024 da Advocacia-Geral da União
- Memorando-Circular 7/2024 - Reitoria/IFG
- Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Eleições 2024
- Coletâneas de Jurisprudência TSE (1)
- Coletâneas de Jurisprudência TSE (2)
- Normas e documentações (TSE) - Eleições 2024