VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Evento organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e aberto ao público, o Seminário de Pesquisa propõe um exercício de examinar e debater a pesquisa stricto sensu em educação para ciências e matemática, visando às especificidades do mestrado profissional, da área de ensino e das linhas de pesquisa do Programa.
No Seminário, os discentes do 2º período do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática apresentam seu projeto de pesquisa a uma banca examinadora responsável por avaliar o projeto. O objetivo principal é permitir aos mestrandos uma visão crítica acerca de sua pesquisa (metodologia, objetivos, referenciais teóricos, cronograma, entre outros), com vistas a oferecer-lhes subsídios para que a produzam em conformidade com o rigor científico da pesquisa stricto senso.
Horário e local das sessões
28/3/2019, quinta-feira
|
||
Sessão
|
Horário
|
Local
|
Sessão 1
|
19h às 21h55
|
Sala de vídeo |
29/3/2019, sexta-feira
|
||
Sessão 2 | 7h30 às 11h25 | Sala de defesa |
Sessão 3 | 7h30 às 11h25 | Sala 411 |
Sessão 4 | 7h30 às 11h25 | Sala de vídeo |
Sessão 5 | 13h30 às 17h25 | Sala 412 |
Sessão 6 | 13h30 às 17h25 | Sala 411 |
Sessão 7 | 13h30 às 17h25 | Sala de defesa |
Sessão 8 | 13h30 às 17h25 | Sala de vídeo |
30/3/2019, sábado | ||
Sessão 9 | 7h30 às 11h25 | Sala de vídeo |
Sessão 10 | 7h30 às 11h25 | Sala de defesa |
Sessões
Sessão 1 | |||||
Coordenador de sessão: | |||||
Horário | Aluno/a | Título do Projeto | Linha de pesquisa | Banca examinadora | |
1 | 7h30 às 8h25 | ||||
2 | 8h30 às 9h25 | ||||
3 | 9h30 às 10h25 | ||||
4 | 10h30 às 11h25 |
Sessão 2
|
||||
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala de defesa
|
||||
Coordenadora de sessão: MARTA JOÃO FRANCISCO SILVA SOUZA
|
||||
|
Horário
|
Aluno/a
|
Título do Projeto
|
Banca examinadora
|
1
|
7h30
às
8h25
|
Ednaldo Oliveira de Carvalho
|
Dias e noites e as estações do ano numa sequência de ensino por investigação
|
1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Rodrigo Ferreira Marinho
3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
|
2
|
8h30
às
9h25
|
Fabrício Vieira Campos
|
Pensamento computacional: uma abordagem no ensino médio integrado utilizando Scratch
|
1) Aladir Ferreira da Silva Júnior
2) Rodrigo Ferreira Marinho 3) Orientador: Paulo Henrique de Souza |
3
|
9h30
às
10h25
|
Jordana Goulart Felício
|
Formação de professores para o ensino de química nos anos iniciais do ensino fundamental
|
1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Paulo Henrique de Souza
3) Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
|
4
|
10h30
às
11h25
|
Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
|
O uso do Facebook para o ensino de ciências no ensino fundamental
|
1) Angelita Duarte da Silva
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
|
Sessão 3 | ||||
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala 411 | ||||
Coordenador de sessão: PAULO HENRIQUE DE SOUZA | ||||
Horário | Aluno/a | Título do Projeto | Banca examinadora | |
1
|
7h30
às
8h25
|
|
||
2
|
8h30
às
9h25
|
|||
3
|
9h30
às
10h25
|
Danilo Marques Oliveira |
Modelagem matemática: contextualização do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio
|
1) Keila Elaine Silva dos Santos
2) Luciana Aparecida Elias
3) Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
|
4
|
10h30
às 11h25
|
Carolina Nascimento de Jesus |
A inter-relação do ensino de ciências e corporeidade na educação física nas vozes dos professores na escola do campo
|
1) Estefânia Ferreira Costa Machado
2) Renata Machado de Assis
3) Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
|
Sessão 4
|
||||
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala de vídeo
|
||||
Coordenador de sessão: CARLOS CÉZAR DA SILVA
|
||||
|
Horário
|
Aluno/a
|
Título do Projeto
|
Banca examinadora
|
1
|
7h30
às
8h25
|
Wagner Pereira Lopes | Ciência e contextualização: compreendendo a concepção de licenciandos em física do IFG e da UFG |
1) Dominike Pacine de Andrade Deus
2) Felippe Guimarães Maciel
3) Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
|
2
|
8h30
às
9h25
|
Juliana Fernandes Lima
|
Uma sequência didática para o estudo das transformações de ésteres baseada na abordagem CTS
|
1) Gildiberto Mendonça de Oliveira
2) Rodrigo Claudino Diogo
3) Orientador: Carlos Cézar da Silva
|
3
|
9h30
às
10h25
|
Divâni Justina de Souza | Sequência didática utilizando os óleos essenciais como proposta para o ensino de química orgânica na perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
1) Gildiberto Mendonça de Oliveira
2) Karla da Silva Malaquias
3) Orientador: Carlos Cézar da Silva
|
4
|
10h30
às
1h25
|
Fernanda Cristina Vicente de Souza | Elaboração e aplicação de uma sequência didática de química contextualizada a estudantes indígenas: ensinando química a partir do cotidiano |
1) Carlos Cézar da Silva
2) Manoel Napoleão Alves Oliveira
3) Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro
|
Sessão 5
|
||||
29/3 - 13h30 às 17h25 - Sala 412
|
||||
Coordenador de sessão: DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ
|
||||
|
Horário
|
Aluno/a
|
Título do Projeto
|
Banca examinadora
|
1
|
13h30
às
14h25
|
Jordana de Oliveira do Amaral | Uma investigação sobre avaliação em educação matemática em algumas escolas de Goiânia |
1) Daniella de Souza Bezerra
2) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
2
|
14h30
às
15h25
|
Gabriela Silva Lemes | A história da matemática por meio de quadrinhos no ensino fundamental: formação de conceitos matemáticos baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental |
1) Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
2) Viviane Barros Maciel
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
3 |
15h30
às
16h25
|
Luciana Alves da Silva Costa | Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental |
1) Grace Kelly Souza Carmo Goulart
2) Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
4
|
16h30
às
17h25
|
Kenny Henrique Ferraz Inomata | Contribuições do ensino desenvolvimental para a formação de conceitos científicos em matemática no 9º ano do ensino fundamental II |
1) Luciano Duarte da Silva
2) Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Sessão 6
|
||||
29/3 -13h30 às 17h25 - Sala 411
|
||||
Coordenador de sessão: ADELINO CÂNDIDO PIMENTA
|
||||
|
Horário
|
Aluno/a
|
Título do Projeto
|
Banca examinadora
|
1
|
13h30
às
14h25
|
Hercília Cristina Mendonça Pereira de Araújo | A utilização de semiótica para a construção de conhecimento de objetos matemáticos através da resolução de problemas |
1) Adelino Cândido Pimenta
2) Luciano Duarte da Silva
3) Orientador: Nilton Cezar Ferreira
|
2
|
14h30
às
15h25
|
Aires Francisco de Oliveira | Eixo de simetria: uma interconexão entre o teatro e matemática no mesmo palco |
1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
2) Joana Peixoto
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
3
|
15h30
às
16h25
|
Ewerson Tavares da Silva
|
Concepções dos professores de matemática da educação básica acerca da pesquisa: um objeto de investigação |
1) Rosenilde Nogueira Paniago
2) Viviane Barros Maciel
3) Orientador: Luciano Duarte da Silva
|
4
|
16h30
às
17h25
|
Sinomar José Coelho | Educação matemática: ressignificação do ensino da matemática financeira com a população carcerária do presídio de Jataí-GO, comprometida com os valores culturais visando à reinserção social |
1) Carmencita Ferreira Silva Assis
2) Manoel Napoleão Alves de Oliveira
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta
|
Sessão 7
|
||||
29/3 - 13h30 às 17h25 - Sala de defesa
|
||||
Coordenador de sessão: VANDERLEIDA ROSA FREITAS E QUEIROZ
|
||||
|
Horário
|
Aluno/a
|
Título do Projeto
|
Banca examinadora
|
1
|
13h30
às
14h25
|
Érica Maria Juvêncio Silva | Projetos de trabalho como metodologia para a educação ambiental no ensino fundamental: aliando teoria e prática |
1) Alline Braga Silva
2) Márcia Santos Anjo Reis
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
2
|
14h30
às 15h25
|
Ana Paula de Souza
|
Ciências e matemática no processo de permanência e êxito de estudantes das ações afirmativas: um estudo no Instituto Federal de Goiás |
1) Paulo Henrique de Souza
2) Rachel Benta Messias Bastos
3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
|
3
|
15h30
às 16h25
|
Fausto Batista Cesário | Condições políticas e sociais de formação de professores para o uso de tecnologias nas escolas estaduais de Jataí/GO orientadas por práticas pedagógicas |
1) Rachel Benta Messias Bastos
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Joana Peixoto
|
4
|
16h30
às 17h25
|
Karine de Assis Oliveira Soares | Mal-estar docente e o sentido do ensino de ciências da educação básica |
1) Camila Alberto Vicente de Oliveira
2) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
3) Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
|
Sessão 8
|
||||
29/3 -13h30 às 17h25 - Sala de vídeo
|
||||
Coordenador de sessão: SANDRA REGINA LONGHIN
|
||||
|
Horário
|
Aluno/a
|
Título do Projeto
|
Banca examinadora
|
1
|
13h30
às
14h25
|
Alexandre Manzale de Macedo | Formação de professores para o ensino fundamental visando à prática transversal da educação ambiental nas escolas da zona rural do município de Alto Araguaia/MT |
1) Celso de Carvalho Braga
2) Zaqueu Henrique de Souza
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
2
|
14h30
às
15h25
|
Camila Kássia Monteiro de Oliveira
|
Contribuições das atividades contextualizadas de matemática integrada à educação ambiental para a formação dos alunos |
1) Alline Braga Silva
2) Stelamara Souza Pereira
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
3
|
15h30
às
16h25
|
Osvaldo Neves Júnior | Ensino de química com abordagem CTSA em ambiente de oficinas de aprendizagem |
1) Carlos Cézar da Silva
2) Luciene Lima de Assis Pires
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin
|
4
|
16h30
às 17h25
|
Vera Lúcia Pereira Gomes | A construção do conceito de água a partir de atividades de educação ambiental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
1) Alline Braga Silva
2) Joana Peixoto
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
|
As pesquisas do PPGECM são divididas em três linhas: 1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática; 2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade; 3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática.
Para saber mais sobre as linhas e sublinhas de pesquisa e os docentes a elas vinculados, acesse a aba ESTRUTURA na página eletrônica do PPGECM.
1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
- Adelino Cândido Pimenta
- Adriana Aparecida Molina Gomes
- Carlos Cézar da Silva
- Duelci Aparecido de Freitas Vaz
- Eveline Borges Vilela Ribeiro
- Luciano Duarte da Silva
- Márcia Santos Anjo Reis
- Marta João Francisco Silva Souza
- Nílton Cézar Ferreira
- Paulo Henrique de Souza
- Rodrigo Claudino Diogo
- Ruberley Rodrigues de Souza
- Sandra Regina Longhin
2) Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
- Marlei de Fátima Pereira
- Sandra Regina Longhin
3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
- 1. Daniella de Souza Bezerra
2. Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
3. Joana Peixoto
4. Luciene Lima de Assis Pires
5. Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
6. Rodrigo França Carvalho
7. Rosenilde Nogueira Paniago
8. Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Projetos de pesquisa - VII Seminário de Pesquisa
Os projetos estão ordenados de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos autores.
Título | O uso do Facebook para o ensino de ciências no ensino fundamental |
Mestrando | Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida |
Orientadora | Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
Linha de
pesquisa
|
Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Linguagem, Cultura e Sociedade |
Título
|
Eixo de simetria: uma interconexão entre o teatro e matemática no mesmo palco |
Mestrando | Aires Francisco de Oliveira |
Orientador | Adelino Cândido Pimenta |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Formação de professores para o ensino fundamental visando à prática transversal da educação ambiental nas escolas da zona rural do município de Alto Araguaia/MT |
Mestrando
|
Alexandre Manzale de Macedo
|
Orientadora
|
Sandra Regina Longhin
|
Linha de pesquisa
|
Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade
|
Título
|
Ciências e matemática no processo de permanência e êxito de estudantes das ações afirmativas: um estudo no Instituto Federal de Goiás |
Mestranda | Ana Paula de Souza |
Orientadora | Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
Linha de pesquisa | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Políticas e Gestão da Educação e da Sala de Aula |
Título
|
Contribuições das atividades contextualizadas de matemática integrada à educação ambiental para a formação dos alunos |
Mestranda
|
Camila Kássia Monteiro de Oliveira
|
Orientadora
|
Sandra Regina Longhin
|
Linha de pesquisa | Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade |
Título
|
A inter-relação do ensino de ciências e corporeidade na educação física nas vozes dos professores na escola do campo |
Mestranda | Carolina Nascimento de Jesus |
Orientadora | Rosenilde Nogueira Paniago |
Linha de pesquisa | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Políticas e Gestão da Educação e da Sala de Aula |
Título
|
Modelagem matemática: contextualização do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio |
Mestrando | Danilo Marques Oliveira |
Orientadora | Adriana Aparecida Molina Gomes |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Sequência didática utilizando os óleos essenciais como proposta para o ensino de química orgânica na perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
Mestranda | Divâni Justina de Souza |
Orientador | Carlos Cézar da Silva |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Química |
Título
|
Dias e noites e as estações do ano numa sequência de ensino por investigação |
Mestrando | Ednaldo Oliveira de Carvalho |
Orientador | Ruberley Rodrigues de Souza |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título
|
Projetos de trabalho como metodologia para a educação ambiental no ensino fundamental: aliando teoria e prática |
Mestranda
|
Érica Maria Juvêncio Silva
|
Orientadora
|
Marlei de Fátima Pereira
|
Linha de pesquisa | Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade |
Título
|
Concepções dos professores de matemática da educação básica acerca da pesquisa: um objeto de investigação |
Mestrando | Ewerson Tavares da Silva |
Orientador | Luciano Duarte da Silva |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Pensamento computacional: uma abordagem no ensino médio integrado utilizando Scratch |
Mestrando | Fabrício Vieira Campos |
Orientador | Paulo Henrique de Souza |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Física |
Título
|
Condições políticas e sociais de formação de professores para o uso de tecnologias nas escolas estaduais de Jataí/GO orientadas por práticas pedagógicas |
Mestrando | Fausto Batista Cesário |
Orientadora | Joana Peixoto |
Linha de pesquisa | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Currículo e Avaliação |
Título
|
Elaboração e aplicação de uma sequência didática de química contextualizada a estudantes indígenas: ensinando química a partir do cotidiano |
Mestranda | Fernanda Cristina Vicente de Souza |
Orientadora | Eveline Borges Vilela Ribeiro |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Química |
Título
|
A história da matemática por meio de quadrinhos no ensino fundamental: formação de conceitos matemáticos baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental |
Mestranda | Gabriela Silva Lemes |
Orientador | Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
A utilização de semiótica para a construção de conhecimento de objetos matemáticos através da resolução de problemas |
Mestranda | Hercília Cristina Mendonça Pereira de Araújo |
Orientador | Nilton Cézar Ferreira |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Uma investigação sobre avaliação em educação matemática em algumas escolas de Goiânia |
Mestranda | Jordana de Oliveira do Amaral |
Orientador | Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Formação de professores para o ensino de química nos anos iniciais do ensino fundamental |
Mestranda | Jordana Goulart Felício |
Orientadora | Márcia Santos Anjo Reis |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título
|
Uma sequência didática para o estudo das transformações de ésteres baseada na abordagem CTS |
Mestranda | Juliana Fernandes Lima |
Orientador | Carlos Cézar da Silva |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Química |
Título
|
Mal-estar docente e o sentido do ensino de ciências da educação básica |
Mestranda
|
Karine de Assis Oliveira Soares
|
Orientadora | Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
Linha de pesquisa | Organização Escolar, Formação Docente e Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Linguagem, Cultura e Sociedade |
Título
|
Contribuições do ensino desenvolvimental para a formação de conceitos científicos em matemática no 9º ano do ensino fundamental II |
Mestrando
|
Kenny Henrique Ferraz Inomata
|
Orientador
|
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
|
Linha de pesquisa
|
Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática
|
Sublinha de pesquisa
|
Educação Matemática
|
Título
|
Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental |
Mestranda | Luciana Alves da Silva Costa |
Orientador | Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
Ensino de química com abordagem CTSA em ambiente de oficinas de aprendizagem |
Mestrando | Osvaldo Neves Junior |
Orientadora | Sandra Regina Longhin |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Química |
Título
|
Educação matemática: ressignificação do ensino da matemática financeira com a população carcerária do presídio de Jataí-GO, comprometida com os valores culturais visando à reinserção social |
Mestrando | Sinomar José Coelho |
Orientador | Adelino Cândido Pimenta |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Educação Matemática |
Título
|
A construção do conceito de água a partir de atividades de educação ambiental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
Mestranda | Vera Lúcia Pereira Gomes |
Orientadora | Marlei de Fátima Pereira |
Linha de pesquisa | Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade |
Título
|
Ciência e contextualização: compreendendo a concepção de licenciandos em física do IFG e da UFG |
Mestrando | Wagner Pereira Lopes |
Orientador | Rodrigo Claudino Diogo |
Linha de pesquisa | Fundamentos, Metodologias e Recursos para a Educação para Ciências e Matemática |
Sublinha de pesquisa | Ensino de Física |
As inscrições devem ser feitas até o dia 28/3 e são gratuitas.
Para se inscrever, acesse a página eletrônica para inscrições, preencha os campos obrigatórios. Finalizada esta etapa, você receberá um e-mail para confirmar a inscrição. Não deixe de confirmá-la.
Fique atento à modalidade de inscrição.
Sem a inscrição no sistema (SUGEP), não será possível a emissão de certificado de participação.
Unidade Riachuelo do IFG-Câmpus Jataí
Rua Riachuelo, nº 2090, Divino Espírito Santo, Jataí - GO
O certificado está disponível no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa do IFG (SUGEP). Acesse a página do SUGEP e conecte-se como usuário, clicando em CONECTAR-SE, localizado na parte superior da tela. Para conectar-se, use o e-mail e a senha selecionados no dia em que fez a inscrição. Feito isso, sua área de usuário se abrirá e o seu certificado estará disponível no campo CERTIFICADOS.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)