Servidores e estudantes dos cursos de graduação do IFG já podem participar da autoavaliação institucional
Questionários foram disponibilizados pela CPA e devem ser respondidos até o dia 15 de fevereiro
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) disponibilizou os questionários para a coleta de dados voltada à avaliação institucional referente ao ano de 2020. Os questionários podem ser respondidos por estudantes dos cursos de graduação da Instituição e servidores docentes e técnico-administrativos até o dia 15 de fevereiro. Nesta edição, estão sendo contemplados 4 eixos e suas dimensões: I – Planejamento e avaliação institucional; II – Desenvolvimento institucional; III – Políticas acadêmicas; e IV – Políticas de gestão.
De acordo com a coordenadora da CPA, professora Larissa Messias Moraes, do Câmpus Luziânia, nesta edição da autoavaliação só não foi contemplado o Eixo V – Infraestrutura física. Segundo a docente, “por se tratar de um questionário relativo a um ano de realidade de ensino remoto, a equipe achou que esse eixo não teria respostas condizentes para 2020”. A coordenadora explica também que, para levantar informações acerca das condições de aprendizado no ensino remoto, serão utilizados os dados dos questionários já aplicados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) sobre essa temática.
Podem participar do processo avaliativo os servidores docentes e técnico-administrativos dos câmpus e da reitoria e todos os estudantes dos cursos de graduação da Instituição. O questionário é anônimo e visa obter a avaliação da comunidade acadêmica referente às atividades realizadas pelo IFG no ano de 2020. Uma novidade é que, nesta edição da pesquisa, os dados serão armazenados por um software criado dentro do próprio IFG, a partir de um projeto do professor Daniel Xavier de Souza com o aluno Bruno de Araújo Alves, do curso de Ciência da Computação do Câmpus Anápolis.
A importância da participação
Fundamental para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Instituição e para o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa, a avaliação institucional fornece subsídios para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração, além de ser importante, também, para o cumprimento da responsabilidade social do IFG. E, para que os resultados sejam efetivos, é preciso que os servidores e os alunos de graduação participem do processo avaliativo.
Como destaca a coordenadora da CPA, professora Larissa Moraes, “considero a autoavaliação da CPA como o momento em que toda a comunidade do IFG estende as mãos e guia conjuntamente o leme da nossa Instituição. Esse questionário orienta e define os caminhos que ainda trilharemos para melhorar ainda mais o IFG, por isso a participação do maior número de pessoas é essencial”.
Sobre a CPA
Formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e encarregada de promover e coordenar a autoavaliação institucional, a Comissão Própria de Avaliação tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.
Responsável por efetivar a constituição das subcomissões de autoavaliação dos câmpus do IFG, a CPA é regida por regulamento próprio e tem como principais atribuições definir os instrumentos para a autoavaliação institucional, planejar e elaborar o Relatório de Autoavaliação Institucional. Além disso, a Comissão é encarregada de sistematizar e apresentar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em suas avaliações institucionais.
Participe da autoavaliação institucional! Acesse os links dos questionários por segmento:
Estudantes de cursos de graduação do IFG: https://cutt.ly/3kdyMsi
Docentes: https://cutt.ly/Mkdy233
Técnicos Administrativos: https://cutt.ly/Qkdy7e0
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais