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Semana de Planejamento

Equipes das pró-reitorias do IFG participam da Semana de Planejamento do Câmpus Itumbiara

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 16h22 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 09h18

Ao longo de toda a semana várias reuniões foram realizadas com os servidores da Unidade e gestores do Instituto Federal de Goiás

O IFG Câmpus Itumbiara iniciou na segunda-feira desta semana, dia 21, a tradicional Semana de Planejamento que ocorre sempre no início de cada semestre letivo. Por conta das mudanças de gestão ocorrida após as eleições para diretores e para a reitoria do IFG, a programação das atividades dessa vez priorizou os diálogos com as novas equipes de gestores das pró-reitorias do Instituto.

O diretor-geral Marcos Antônio Arantes de Freitas comentou que “a Direção-Geral tem sido um desafio, mas [nós] estamos em busca de parceiros, em particular do poder público, para divulgar a Instituição e também buscar benefícios para o IFG”. O gestor afirmou também que se encontrou com diversos parlamentares desde o início de sua gestão e entregou ofícios que tratam das demandas e necessidades orçamentárias do Câmpus para a construção, por exemplo, da passarela entre os blocos superiores, substituição de telhados, aquisição de equipamentos para laboratórios, construção de banheiros e arquibancadas nas quadras entre outros. Marcos Antônio frisou ainda que a instituição conseguiu aprovar, via Termo de Execução Descentralizada (TED), um orçamento para a instalação do sistema de prevenção e combate a incêndio.

No segundo dia de reuniões (e primeira com todos os técnico-administrativos e docentes), a pauta principal foi a preparação do Câmpus Itumbiara para o retorno presencial das atividades administrativas e acadêmicas no próximo dia 07 de março, uma segunda-feira. Também já ficou estabelecido que após o feriado de carnaval, a Direção-Geral e Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas se reunirão, ainda virtualmente, com servidores, estudantes e pais de alunos para informar sobre a dinâmica de funcionamento ao retorno presencial e dar detalhes das adequações físicas, medidas de distanciamento e de biossegurança para essa nova fase.

 

PRODIRH

Pró-Reitora Sandra Abadia em destaque
Pró-Reitora Sandra Abadia em destaque

 

Em relação ao diálogo com as pró-reitorias, a primeira equipe participante foi a da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH). A pró-reitora Sandra Abadia tratou das atribuições da pasta, que consiste em “propor, planejar, implementar e conduzir as políticas de gestão de recursos humanos, de capacitação, de tecnologia da informação; planejar, supervisionar e subsidiar a avaliação do desempenho institucional; supervisionar a efetivação do Plano de Desenvolvimento Institucional; elaborar e sistematizar a elaboração do Relatório Anual de Gestão”.

Entre os assuntos abordados, a reitora e sua equipe discorreram acerca das condutas vedadas no período eleitoral para contratações, renovações, cessão de professores temporários/substitutos. E ainda abordou os critérios de concessão da “licença que pode ser requerida pelos servidores efetivos do IFG, após cada quinquênio de efetivo exercício, no interesse da Administração, que tenham interesse em se afastar por, no máximo, 90 dias de suas atividades institucionais para capacitar-se”.

 

PROPPG

Thaís Amaral já foi docente do Câmpus Itumbiara e atualmente e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Thaís Amaral já foi docente do Câmpus Itumbiara e atualmente e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Acompanhada por sua equipe de trabalho, a pró-reitora Thais Amaral também participou virtualmente da Semana de Planejamento. Os servidores dessa pasta exaltaram bastante as contribuições do Câmpus Itumbiara na implantação da unidade EMBRAPII que tem “atuação na área de Tecnologias Energéticas Industriais, com foco em geração de energia elétrica, eficiência energética, fontes de energia renováveis, geração de energia a partir de fontes limpas e reaproveitamento de matéria-prima”; tudo isso dentro do IFG. Os servidores da Proppg ainda ressaltaram o quanto Itumbiara é estrategicamente bem localizada, além de ser reconhecida como um polo agropecuário. Por conta disso, além da pesquisa produzida localmente, a pró-reitoria incentivou os servidores de Itumbiara a “pensar o que é relevante dentro da produção de conhecimento científico e como o Câmpus pode contribuir com Itumbiara e não ao contrário. (...) é admirável o que o Câmpus tem produzido no campo da pesquisa”, afirmou a pró-reitora Thais Amaral.

 

PROEN

A pró-reitora de Ensino, Maria Valeska Lopes, esclareceu dúvidas dos servidores quanto ao funcionamento dos cursos de nível superior e médio, orçamento para realização dos processos seletivos, falou ainda de gestão e administração acadêmica, EaD e EJA. Já o professor do Câmpus Itumbiara, Tauã Carvalho, que também é diretor da Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior (DEBS) vinculado à PROEN, aproveitou o espaço para explanar para os colegas algumas informações relativas aos fóruns acadêmicos, programas de mobilidade, tramitação de processos e atualização de Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Os servidores da pasta também anunciaram que haverá mudanças em relação a emissão de alguns documentos, a exemplo da Portaria Normativa de Emissão/Registro do Diploma Digital que prevê que todo o processo de geração, emissão e arquivamento dos diplomas será totalmente virtual.

 

PROEX

A fala do Pró-Reitor de Extensão, William Batista, teve foco nos núcleos incubadores do IFG, e o gestor também anunciou que a Instituição pretende ampliar o uso do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para lançamento de editais de fluxo contínuo, o que irá estruturar ainda mais os projetos de extensão dos câmpus, a partir dessa catalogação e registro de dados no Sistema. O professor discorreu ainda sobre a forma que a pró-reitoria tem trabalhado para promover ações que garantam a articulação entre extensão, ensino e pesquisa.

 

APDI

O último gestor a participar das atividades de planejamento do Câmpus Itumbiara, nesta sexta-feira, 25, foi o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, prof. Weber Tavares. Ele dialogou sobre planejamento estratégico e análise ambiental. E exemplificou de que forma colocar em práticas as metas e ações previstas nos documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Diretor. Mais do que focar na redução orçamentária, por exemplo, Weber enfatizou que os gestores das unidades do IFG devem se concentrar na resolução dos problemas e adequações para que a oferta de ensino no Instituto Federal de Goiás seja a melhor possível.

Na opinião do assessor, os câmpus do IFG onde já é possível retornar ao presencial devem focar neste momento no “querer fazer” o melhor possível pela Educação e pelos estudantes da Instituição.

 

Professor Weber Tavares, assessor de planejamento do IFG
Professor Weber Tavares, assessor de planejamento do IFG

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

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