Câmpus Goiânia realiza atividades em atenção à campanha Outubro Rosa
Café da manha solidário, cortes de cabelos e doações de lenços e chapéus foram ações que marcaram o lançamento da campanha
O mês de outubro é marcado por mais uma importante campanha nacional de atenção à saúde, especialmente a da mulher. Nesta segunda-feira, 1º de outubro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu a programação da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a comunidade no controle e combate ao câncer de mama.
Por meio da iniciativa das coordenações de Assistência ao Servidor (CAS) e de Eventos do Câmpus, servidores se reuniram na manhã desta segunda-feira para o lançamento da programação da campanha IFG no Outubro Rosa, na sala dos servidores da unidade.
De acordo com a coordenadora da CAS do Câmpus Goiânia e assistente social, Marina Burjarck, o lançamento da campanha contou com café da manhã solidário, no qual servidoras contribuíram com quitandas e sucos. Houve também entrega de selos com a marca da campanha #IFGnoOutubroRosa e mais cortes gratuitos de cabelos de servidoras e alunas interessadas em fazer a doação das madeixas à Associação de Combate ao Câncer em Goiás.
Para os cortes de cabelos, houve o apoio e a contribuição do cabeleireiro Edinho Ribeiro. Servidoras do Câmpus Goiânia, como Quéren Freire e Aline Rezende, cortaram as longas madeixas em prol da campanha, visando à doação dos fios que irão compor perucas para ajudar na autoestima de mulheres e crianças em tratamento ao câncer.
No evento, foi dado início à arrecadação de lenços e chapéus para doação. A arrecadação desses acessórios poderá ser feita durante todo este mês de outubro na coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia. E, ainda em alusão à campanha, a árvore solar da unidade terá uma iluminação noturna na cor rosa durante todo este mês para lembrar a comunidade sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama.
A campanha Outubro Rosa teve início nos anos de 1990 e é marcada pelo símbolo do laço rosa. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama trata-se do tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Anualmente registra-se cerca de 28% de casos novos de câncer de mama no país. Ele também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Neste ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia tem como lema da campanha Outubro Rosa o mote “Mais Acesso para Celebrar a Vida - + Acesso para Celebrar a Vida ”, que visa alertar a sociedade a respeito da falta de informação sobre a realização de exames preventivos ao câncer de mama, bem como a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento, desde o rastreamento para o diagnóstico precoce até o tratamento do câncer de mama.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais