Ações do Câmpus Goiânia - Covid 19
Auxílio para o estudo
Empréstimo de instrumentos/equipamentos musicais:
- Não se trata de um projeto, mas sim de uma Instrução Normativa (nº 1, de 9 de setembro de 2020) expedida pela Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia que define o regulamento para cessão de uso, na modalidade de empréstimo, de equipamentos e instrumentos musicais aos estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música do câmpus, durante o período de ensino remoto devido ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.
- Acesse o documento: Instrução Normativa nº 1, de 9 de setembro de 2020, do Câmpus Goiânia.
Sonoros Encontros
- Resumo: o projeto consiste em envolver os estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical na produção de vídeos de execução de peças musicais coletivas, escolhidas pelos docentes responsáveis. Cada estudante, em sua residência, realizará um estudo interpretativo das obras selecionadas, com supervisão do seu professor de instrumento ou grupo, fomentando novas execuções, ampliação de repertório e estudo autônomo. Para tanto, os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a obra e o compositor (preferencialmente brasileiro popular ou erudito) que resultará em um produção de texto. Após o estudo e pesquisa sobre a obra, cada estudante realizará gravação da sua parte de algumas peças musicais coletivas com um celular que tenha câmera e enviará ao professor que fará a junção dos arquivos através de software de edição de áudio e vídeo. Os vídeos ficarão disponíveis em plataformas digitais.
- Público-alvo: estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia
- Proponente: Professores das disciplinas de instrumento e de grupos musicais
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Projeto Imaginação Sociológica
- Resumo: Resultante da articulação de alguns membros do corpo docente da disciplina de Sociologia do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), o projeto Imaginação Sociológica é iniciativa que nasce a partir da demanda extraordinária de suspensão das aulas na Instituição devido à pandemia de Covid-19 e da necessidade de reflexão propositiva em torno de atividades que incorporem criativamente a possibilidade da instrumentalização de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. O projeto possui duas frentes de articulação de atividades: a primeira frente, através da plataforma Google Classroom, é voltada para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do IFG. Os alunos de todos os cursos poderão se inscrever dentro da plataforma inserindo o código correspondente ao seu período de matrícula. Neste ambiente virtual de aprendizagem, postaremos conteúdos diversos e responderemos perguntas através de um fórum de questões. Outra frente trata-se da criação de um canal no YouTube do projeto Imaginação Sociológica, voltado para o público em geral. No canal, os docentes publicarão vídeos interessantes que abordarão temáticas dentro da área de Ciências Sociais, além de videoaulas.
- Público-alvo: Atividades no Google Classroom - ( alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia) e canal do projeto no YouTube (aberto ao público em geral).
- Plataformas: Google Classroom e canal no YouTube
- Proponentes: Gustavo de Faria Lopes, José Elias Domingos Costa Marques, Najla Franco Frattari, Renato Gomes Vieira, Ricardo Vidal Golovaty e Rogério dos Santos Bueno Marques.
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Saiba mais sobre o projeto.
Conhecendo a Canção de Câmara Brasileira, seus compositores e intérpretes
- Resumo: O projeto tem o intuito de implementar um acervo, por meio do Youtube, constituído de playlists com links de registros audiovisuais referentes à performances de obras diversas, dentre o repertório da Canção de Câmara Brasileira. Além do Youtube, a proposta é também disponibilizar o material compilado em pastas virtuais, acessíveis aos alunos. O projeto visa despertar para a pesquisa e apreciação desse tipo de música; incentivar o ímpeto para o conhecimento e divulgação de compositores e intérpretes do gênero musical em questão; estimular o estudo comparativo de diferentes abordagens interpretativas em torno de uma mesma obra artística; incentivar a leitura de textos científicos sobre o tema tratado e promover discussões e reflexões críticas acerca desse assunto, valorizando a capacidade do pensamento crítico e juízo estético do indivíduo.
- Público-alvo: alunos de Canto do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia
- Local: Whatsapp
- Data do curso: 1/06 a 31/07
- Proponente: Rogério Rodrigues de Olvieira
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Questões técnicas do saxofone: erudita e popular
- Resumo: a proposta do projeto é discutir questões técnicas do saxofone em duas tendências: erudita e popular, esclarecendo os pontos em comum e divergentes. Os encontros serão realizados semanalmente por meio de plataformas virtuais (Google Meet ou Zoom), cujo link de acesso será disponibilizado dia whatsapp ou no Moodle IFG. A cada 15 dias, será realizada uma live com os inscritos e um professor convidado para debater assuntos técnicos e estilísticos estudados. O objetivo da ação é abordar, num primeiro momento, questões que tratam sobre história, estilo e idioma do instrumento saxofone. Em seguida, serão discutidas técnicas, tais como articulação, sonoridade, interpretação, entre outros pontos.
- Público-alvo: alunos do curso técnico integrado em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia do IFG.
- Proponente: Daniel Araújo
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Psicologia em Cena
- Resumo: Projeto consiste em promover o estudo autônomo dos alunos envolvidos por meio de grupos no whatsapp, com leitura de materiais disponibilizados pelo Q-Acadêmico e por e-mail, além de sugestão do visionamento de filmes e documentários referentes aos conteúdos trabalhados nas disciplinas de Psicologia da Educação e Teorias da Educação, dos cursos de licenciatura do Câmpus Goiânia. A proposta tem o intuito de oportunizar o diálogo investigativo acerca dos assuntos apresentados em textos, filmes e documentários; promover a reflexão sobre assuntos atuais que denotam a pertinência e relevância no âmbito da Psicologia e da Educação tais como: processos processos de aprendizagem, processos cognitivos, Psicologia e escola, estruturação de crenças, de lógicas de interação e processos de contingenciamento, relação dialógica, formação humana, formação de professores, relação professor-aluno e resgate da essência humana.
- Público-alvo: alunos dos cursos de licenciatura do Câmpus Goiânia, matriculados nas disciplinas Psicologia da Educação e Teorias da Educação
- Local: Google Meet e Google Classroom
- Data: 25 de maio a 31 de julho
- Turma restrita
- Proponentes: Dynamis - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curso A Geografia no Enem
- Resumo: o curso visa auxiliar o estudo autônomo, a partir da resolução de problemáticas que envolvem as temáticas utilizada pelo Enem na área da Geografia, dentre elas: espaço urbano; rural; globalização; impactos ambientais; Geografia Física, entre outros que fazem parte das competências e habilidades da matriz de referência das Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Público-alvo: alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia
- Local: Google Meet
- Data do curso: 3 de junho a 1º de julho
- Inscrições: https://forms.gle/pZmAdXCaZnKoJD8r5
- Proponente: Weder Dias
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Outras informações: Curso “A Geografia no Enem” reforça conteúdo da disciplina a alunos dos cursos técnicos integrados
Indiciários – Grupo de Estudos em Teoria da História (IFG)
- Resumo: Grupo de estudos que tem a Teoria da História como eixo das discussões a serem realizadas. Podem participar quaisquer alunos regularmente matriculados na Licenciatura em História do Instituto Federal de Goiás. O grupo de estudos tem por objetivo a realização de leituras e debates teóricos – demandados, inclusive, pelos próprios estudantes – no que respeita à prática da historiografia profissional. Num momento crítico, no qual a profissão do(a) historiador(a) é questionada pelo Estado, a discussão aberta a propósito dos seus principais fundamentos é um meio eficaz de reforçar a consciência da legitimidade da historiografia numa sociedade democrática. Os encontros do grupo serão semanais por meio de videoconferências.
- Público-alvo: Alunos do curso de Licenciatura em História do Instituto Federal de Goiás (IFG)
- Proponente: Professor Philippe Delfino Sartin
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Canal da Coordenação de Licenciatura em Música no YouTube
- Resumo: O projeto consiste na criação de um canal de vídeos no site YouTube. Neste canal serão postados vídeos produzidos pelo coordenador do curso de Licenciatura em Música, com o auxílio de técnicos administrativos e docentes do curso. O objetivo é estudar e esclarecer os principais pontos do Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação do IFG – Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011 e do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música – Resolução nº 42, de 25 de novembro de 2019.
- Público-alvo: Alunos do curso de Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia do IFG
- Proponente: Coordenador do curso de Licenciatura em Música, professor Lamartine Tavares
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Mais informações sobre a ação: Canal da Coordenação de Música aproxima alunos e professores da área durante isolamento social
Auxílio ao Estudo Autônomo
- Resumo: O projeto trata-se de uma ação pedagógica que pretende, por meio de dicas, sugestões e recomendações, auxiliar o estudante do câmpus na construção de uma rotina de estudos, que envolva a leitura de livros, a apreciação de filmes, documentários e vídeos, a visita a espaços virtuais (teatros, museus, galerias, bibliotecas etc.).
- Público-alvo: estudantes do Câmpus Goiânia do IFG, principalmente alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio
- Proponente: Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) do Departamento Acadêmico 1 do Câmpus Goiânia
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Mais informações sobre a ação: Câmpus Goiânia oferta conteúdos complementares para o estudo autônomo dos estudantes
Redes Sociais