Alunos da Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica apresentam trabalhos de conclusão de curso
Curso é ofertado na modalidade EaD em parceria com a Universidade Aberta do Brasil
A Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica do IFG é uma pós-graduação lato sensu ofertada, na modalidade Educação a Distância (EaD), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). No polo situado no IFG-Câmpus Inhumas, dos 31 alunos matriculados no segundo semestre de 2018, 20 já estão na fase de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As apresentações tiveram início em 5 de maio e seguem até o começo de junho, sempre por meio de webconferência, mantendo o distanciamento social recomendado pelas autoridades da área da Saúde.
"O curso é destinado a profissionais da educação e servidores técnico-administrativos que atuem ou queiram atuar na carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e que sejam portadores de diploma de curso de graduação, nas modalidades Bacharelado, Licenciatura ou Superior de Tecnologia em todas as áreas do conhecimento. É uma especialização com significativa relevância para a região, uma vez que capacita bacharéis, tecnólogos e licenciados para a docência nos ensinos básico e superior. É um curso voltado para uma formação humanística, sem deixar de lado os aspectos tecnológicos e sociais", explica o professor Benjamim Pereira Vilela, coordenador da Especialização.
Eixos
Ao longo da pós-graduação foram trabalhados os seguintes eixos: Educação Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos; Legislação e Políticas da Educação Tecnológica; Tecnologias Educacionais e Métodos e Técnicas do Ensino Profissional e Tecnológico. Além do polo no Câmpus Inhumas, o curso tem alunos nos câmpus Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Jataí, Luziânia e Senador Canedo.
De acordo com o professor Benjamim, a especialização foi concebida dentro da proposta de uma pedagogia sociointeracionista e fundamentada nos seguintes pressupostos: integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia; formação de um profissional que possa atuar em diversos níveis e modalidades (professor, pesquisador, multiplicador, gestor educacional, executor de políticas públicas) e contribuição da pós-graduação para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam ou venham a atuar na área da educação.
Defesas de TCC no Polo Câmpus Inhumas:
ORIENTADOR |
ESTUDANTE |
POLO |
TÍTULO DO ARTIGO |
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra |
Cássia Mayssa Magalhães Gomes |
Inhumas |
A importância de políticas públicas para a implantação de programas educacionais no sistema carcerário brasileiro visando a ressocialização do preso |
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra |
Kisla Ruithiely Duarte Vaz de Sousa |
Inhumas |
A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e sua importância na inclusão social |
Joana Cristina Neves de Menezes Faria |
Aline Rodrigues da Silva Lira |
Inhumas |
Análise da utilização de tecnologias assistivas na inclusão de alunos com deficiência na educação a distância |
Joana Cristina Neves de Menezes Faria |
Edivânia Fernandes |
Inhumas |
Lúdico na Educação Infantil |
Joana Cristina Neves de Menezes Faria |
Flavio Thihara Rodrigues |
Inhumas |
Revisão sistemática da metodologia ativa de projeto aplicada na Ciência e Tecnologia de Alimentos na Educação |
Renata Luiza da Costa |
Ludymila de Souza Mendes |
Inhumas |
Função social da escola |
Renata Luiza da Costa |
Ludymilla de Lima Gontijo |
Inhumas |
Educação especial na perspectiva inclusiva no brasil: uma análise histórica |
Renata Luiza da Costa |
Luiz Felipe Correia Soares |
Inhumas |
A trajetória da legislação e das políticas públicas na Educação a Distância do Brasil |
Renata Luiza da Costa |
Marcelo Antonio Moreira de Sousa |
Inhumas |
Estudo da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais físicas em escolas de Ensino Básico |
Renata Luiza da Costa |
Marcos Paulo Moreira de Sousa |
Inhumas |
A evolução e os desafios encontrados pela educação de jovens e adultos no Brasil |
Renata Luiza da Costa |
Mario Augusto Batista |
Inhumas |
A educomunicação e o desenvolvimento de novos docentes: o lugar da arte |
Renata Luiza da Costa |
Paula Cinthya Silva Cintra |
Inhumas |
Formação docente: um estudo sobre os fundamentos pedagógicos e a organização curricular dos cursos de Licenciatura previstos na 3ª versão do parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica |
Renata Luiza da Costa |
Sanayara Kenia Souza Silva |
Inhumas |
A trajetória da legislação e das políticas públicas na Educação a Distância do Brasil |
Renata Luiza da Costa |
Simone Alves de Oliveira |
Inhumas |
O uso das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação na Educação a Distância e seus desdobramentos na educação inclusiva no Brasil |
Renata Luiza da Costa |
Simone Isabel Ribeiro Tôrre |
Inhumas |
Estudo sobre o conceito de trabalho como princípio |
Rousejanny da Silva Ferreira |
Leandra Rosa Leonardo |
Inhumas |
O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão e aprendizagem na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica |
Rousejanny da Silva Ferreira |
Luciana Ramos |
Inhumas |
Dispositivos móveis e seu auxílio na prática pedagógica |
Lucivânio Oliveira Silva |
Suzane Ribeiro Milhomem |
Inhumas |
Estudo sobre o conceito de trabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás |
Redes Sociais