Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Curso de Pedagogia Bilíngue inicia semestre 2022/2 com duas semanas de programação especial
Início do conteúdo da página
Pedagogia Bilíngue

Curso de Pedagogia Bilíngue inicia semestre 2022/2 com duas semanas de programação especial

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 12h26 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 13h09

As atividades contribuem para construção do Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA) do IFG e para celebração do Setembro Azul

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia realiza uma série de atividades, a partir desta terça-feira, dia 13 de setembro, para construção do Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA) do IFG e para celebração do Setembro Azul, que é o mês da visibilidade surda. Serão duas semanas de palestras e minicursos que vão envolver todos os alunos do curso e vários professores. A programação se estende até o dia 23 de setembro e os temas das atividades são variados, dentro do escopo da Pedagogia, Pedagogia Bilíngue e educação de surdos.

A abertura do evento será feita pelo diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, às 19 horas, no miniauditório do Bloco B, onde em seguida tem início a Mesa de Abertura com o tema “Educação de Surdos em Goiás: um panorama”. A discussão será desenvolvida pela coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; a diretora da Escola Bilíngue Elysio Campos, da Associação dos Surdos de Goiânia, professora Alessandra Matos Terra; e pela ex-servidora da Coordenação Pedagógica da Superintendência de Ensino Especial da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, professora Eunice Magda de Souza Campos. A mediação será feita pelo professor Raul Vitor Rodrigues Peixoto.

A programação das duas semanas foi idealizada pelo colegiado do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e vai marcar um retorno diferenciado do semestre letivo 2022-2 para os estudantes do curso e demais pessoas interessadas nas reflexões a serem desenvolvidas. “A Reitoria do IFG, juntamente com os câmpus, criou o Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA) e deu liberdade para cada curso pensar como esse projeto deveria acontecer”, afirma a professora Waléria. Ela destaca que os temas selecionados vão acrescentar de forma positiva conhecimentos importantes para formação dos discentes e para os demais participantes.

Ao todo, serão realizados 3 palestras, 14 mincursos e a mesa de diálogo na abertura do evento. A participação é obrigatória para alunos do curso de Pedagogia Bilíngue e valem horas complementares. O credenciamento será feito presencialmente.

 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

Data

 

 

Horário

 

Atividade

 

Ministrantes

 

Local

13/09

Terça-feira

19 horas

Mesa de Abertura

Educação de Surdos em Goiás: um panorama

  •  Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (Instituto Federal de Goiás)
  •  Alessandra Matos Terra (Associação dos Surdos de Goiânia)
  •  Eunice Magda de Souza Campos (ex-servidora da Coordenação Pedagógica da Superintendência de Ensino Especial da Secretaria de Estado da Educação de Goiás)

 

Miniauditório B

14/09

Quarta-feira

19 horas

Palestra

Pensamento e linguagem acadêmicos: sobre a concepção e a escrita do trabalho científico

 

  •  Kélio Junior Santana Borges

Miniauditório B

15/09

Quinta-feira

19h às 22h

Minicurso

Conversação em Libras

 

  • Carlos Henrique de Sousa França
  • Diego Leonardo Pereira Vaz

Miniauditório B

Minicurso

Histórias em quadrinhos nos anos iniciais do ensino fundamental

 

  •  Ruskaia Fernandes Mendonça

Miniauditório C

16/09

Sexta-feira

19h às 22h

Minicurso

Didática e o Plano de Aula 

 

  •  Géssica Filgueiras

Miniauditório B

Minicurso

A Ciência Pedagógica e outros tipos de conhecimento humano

 

  •  Giovani Vilmar Cormelatto

Miniauditório C

17/09

Sábado

9h às 12h

Minicurso

Professora ou babá? Dilemas, descréditos e ambiguidades na docência da Educação Infantil

 

  •  Keith Daiani da Silva Braga

Miniauditório B

Minicurso

Elaboração de trabalhos científicos

 

  •  Daniella Couto Lobo

Miniauditório C

19/09

Segunda-feira

19h às 22h

Minicurso

Normas da ABNT: citações e referências bibliográficas

 

  • Daniella Couto Lobo

 

 

Minicurso

O livre brincar e suas potencialidades

 

  • Alciane Barbosa Macedo Pereira

 

20/09

Terça-feira

19h às 22h

Minicurso

O texto literário e a formação do leitor: prática de leitura dirigida

 

  • Kelio Junior Santana Borges

 

 

Minicurso

A Importância do Estágio Curricular Para a Formação Docente

  •  Wellington Cardoso de Oliveira
  •  João Ferreira de Araujo Júnio

 

21/09

Quarta-feira

19 horas

Palestra

Educação para as relações étnico-raciais

 

  • Alciane Barbosa Macedo Pereira

 

Miniauditório B

22/09

Quinta-feira

19h às 22h

Minicurso

Quem tem a receita bolo? Alfabetizar e letrar no século XXI 

 

  •  Wellington Cardoso de Oliveira
  •  João Ferreira de Araujo Júnior

 

Miniauditório B

Minicurso

Descolonização do currículo da EJA: as contribuições do feminismo, dos estudos étnicos-raciais e de Paulo Freire

 

  • Keith Daiani da Silva Braga

 

Miniauditório C

22/09

Sexta-feira

19h às 22h

Minicurso

Educação Infantil: História, políticas e diretrizes na construção da indissociabilidade entre o cuidar, o educar e o brincar

 

  • Ruskaia Fernandes Mendonça

 

Miniauditório B

Minicurso

Pesquisa: Orientações basicas sobre as fontes confiáveis

 

  • Giovani Vilmar Cormelatto

 

Miniauditório C

23/09

Sábado

9 horas

Palestra

Por que Pedagogia Bilíngue e não, apenas, Pedagogia?

 

  •  Waléria Batista da Silva Vaz Mendes

 

Espaço de Convivência do Bloco C

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página