IV Semana de Letras reúne comunidades interna e externa para compartilhar conhecimento sobre ensino da Língua Portuguesa de forma acolhedora
Evento segue até dia 15 de julho, com programação transmitida pelo Youtube Eventos da Letras IFG e por plataformas de webconferência
As atividades da IV Semana de Letras e III Ciclo de Debates: Rede de Saberes e Afetos começaram nesta terça-feira, 13 de julho, com a palestra de abertura que contou com a participação da professora convidada do Instituto Federal de Brasília, Câmpus São Sebastião, Maria Eneida Matos da Rosa. Mais de 330 pessoas participaram da palestra, que foi precedida pela apresentação cultural de Luiz Godoi. O evento segue até quinta-feira, dia 15, com transmissão pelo canal no Youtube da Coordenação de Letras, instância responsável pela organização do evento.
Antes da apresentação musical, a coordenadora da Licenciatura em Letras - Português do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Luciene Araújo de Almeida, chamou alguns vídeos do projeto Leituras Poéticas, realizado em 2020 dentro das ações do câmpus durante a pandemia de Covid-19. O projeto conta com a participação de docentes da Licenciatura em Letras, que leem e interpretam clássicos da poesia, como “Canção Amiga”, de Carlos Drummond de Andrade. Todos os vídeos do projeto estão disponíveis no canal no Youtube Leituras Poéticas.
Aproveitando a temática da Semana de Letras, “Rede de saberes e afetos”, a professora Luciene abordou o momento delicado que todos têm atravessado devido à pandemia, com inúmeras perdas. “E o que nos motiva, o que nos inspirou a fazer (esse evento)? Foram essas perdas. Do mesmo jeito que tivemos perdas, também tivemos alguns ganhos”, disse a professora ao cumprimentar a colega Ema Marta Dunck, que ingressou no quadro de professores da Licenciatura em Letras durante o ensino remoto e com a qual ainda não teve oportunidade de se encontrar pessoalmente. “A palavra que mais li enquanto o vídeo do projeto de Leituras (Poéticas) era exibido foi ‘saudade’, ‘saudade do IF’. É esse momento da travessia de dores diárias, mas que ao mesmo tempo nos motiva a seguir e lutar inclusive por aqueles que partiram”, completou Luciene.
Rede de saberes
A Semana de Letras é um evento que tem o objetivo de promover a troca de saberes, experiências, compartilhamento de resultados de pesquisas e projetos na área da formação docente de Língua Portuguesa. Por isso, a primeira palestra da programação teve como foco o projeto sobre Letramento Literário e Digital, promovido pelo Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião, coordenado pela professora Maria Eneida Matos da Rosa.
Contemplado em edital de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal, o projeto intitulado Escritores brasileiros e a noção de autoria no século XXI: a tecnologia como aliada no letramento literário na escola atende discentes do ensino médio integrado do IFB - Câmpus São Sebastião, nas turmas de Administração e de escolas públicas do Governo do Distrito Federal. Para sua execução, conta com a participação dos alunos de Licenciatura em Letras da própria instituição, que realizam oficinas com o público-alvo do projeto.
Segundo Maria Eneida, o projeto surgiu da ideia de analisar, inicialmente, o uso recorrente de citações equivocadas de autores na internet, além de discutir temas como o da literatura e a influência tecnológica, o possível incentivo à leitura a partir dessa influência e, por fim, a questão da autoria.
O trabalho se organizou a partir do estudo de um campo semântico ligado ao tema da leitura, associado ao letramento literário e digital, passando pela figura do autor até culminar no leitor. “Pretendemos contribuir, a partir das oficinas elaboradas com o auxílio de recursos retirados da web, para a construção do letramento literário e digital”, afirma Maria Eneida.
A iniciativa deu certo e do projeto piloto, surgiram outros quatro subprojetos: “A linguagem dos memes e zines”, "Literatura, artes e mídias”, “A voz da juventude: podcast, argumentação” e “Literatura na escola: multimodalidade e letramento”.
Executado durante a pandemia, o projeto enfrentou dificuldades semelhante às vivenciadas no IFG, como a falta de acesso à internet banda larga por uma parte significativa dos alunos participantes e evasão. Por isso, a ideia, de acordo com Maria Eneida, foi adaptar alguns conteúdos os quais precisavam estar disponíveis aos estudantes, deixando-os mais leves para acesso pela internet 4G dos celulares e tornar os encontros mais lúdicos e acolhedores. “Resolvemos fazer reuniões mais acolhedoras e interativas porque eles podiam falar o que queriam, foi um momento terapia”, explica a professora do IFB.
Além das oficinas com os alunos do ensino médio, público-alvo da ação,o projeto ainda enfatizou o debate sobre novas tecnologias para o ensino da Literatura. Um dos resultados foi a realização de um webnário com cinco oficinas realizado no IFB; além de curso de formação inicial e continuada chamado “Letramento literário e novas tecnologias na escola”, que proporcionou também o aprimoramento de metodologias para o ensino de Literatura e para o letramento literário na educação básica considerando a emergência do uso de novas tecnologias educacionais.
Mais informações sobre o projeto, basta acessar os perfis no instagram @nasredesdaliteratura e @literaturaetecnologias
Programação
A quarta edição da Semana de Letras do Câmpus Goiânia segue até quinta-feira, 15. Além de palestras, o evento traz também mesas redondas e sarau, que serão transmitidos pelo Canal de Eventos da Letras no Youtube. Outras atividades, como simpósios temáticos, minicursos e oficinas também compõem a semana e serão realizados por plataformas de webconferência, cujos links serão enviados aos participantes inscritos.
Para conferir mais informações e efetuar inscrição, basta acessar o site https://www.even3.com.br/ivsemanadeletras2021/
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG
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