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Eixo de Design Factory

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 13h45 | Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 18h25

O Eixo

O Eixo de Design Factory tem como objetivo a criação de um ambiente propício para desenvolvimento de projetos e pesquisas de novos produtos, componentes ou equipamentos, a partir de tecnologias de prototipagem rápida, permitindo sua avaliação como solução de aplicabilidade e eficiência, sem o dispêndio de recursos com processos de fabricação de alto custo. A ideia é criar projetos que proponham alternativas práticas de prototipagem como soluções a problemas aplicados, bem como pensar inovações e executá-las permitindo a avaliação de um produto final.

Laboratório de Prototipagem

Laboratório de Prototipagem

• Objetivo Geral: Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento de pesquisa e inovação, permitindo que um projeto possa ser concebido e executado dentro um mesmo ambiente.


• Objetivos específicos:
1. Incentivar projetos de pesquisa e inovação em processos de prototipagem, aliando materiais e processos em busca de eficiência e sustentabilidade;
2. Promover ambiente propício para criação de novas ideias como solução a problemas aplicados a produção e permitir a materialização dos resultados;
3. Realizar pesquisas que permitam a otimização de sistemas de grandes escalas.


• Linhas de Pesquisa/Inovação:
1. Desenvolvimento de novos produtos;
2. Avaliação de processos construtivos;
3. Otimização de sistemas de grandes escalas.

 

Equipe

Supervisão do Eixo de Design Factory: Christiane Borges Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Pesquisador(a)

Câmpus

Linha(s) de Pesquisa

Alessandro Siqueira da Silva

Uruaçu

Robótica Educacional, linguagem Scratch, Impressão 3D, IoT, STEM e Pensamento computacional

Alfredo de Oliveira Assis

Senador Canedo

Modelos Matemático não paramétricos; Processamento de sinais biomédicos e Confiabilidade de modelos não paramétricos

Audir da Costa Oliveira Filho

Luziânia

Lógica de Programação, Banco de Dados, Usabilidade, STEAM

Bruno de Assis Fernandes

Anápolis

Telecomunicações, Redes, Eletrônica e Hardware

Christiane Borges Santos

Luziânia

Redes de Computadores, Telecomunicações, Segurança da Informação, Robótica, IoT, STEAM

Christiane Borges Santos

Luziânia

Redes de Computadores, Telecomunicações, Segurança da Informação, Robótica, IoT, STEAM

Diego Arantes Teixeira Pires

Luziânia

Experimentação no Ensino de Química, Atividades Lúdicas no Ensino de Química e Ressonância Magnética Nuclear

Fábio da Silva Marques

Goiânia

Telecomunicações, STEAM, Segurança

Francyelli Mello Andrade

Goiânia

Biotecnologia, Toxicologia

Leandro Alexandre Freitas

Inhumas

Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Mariana do Prado e Silva

Senador Canedo

Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Planejamento e Controle da Produção, Gestão da Qualidade

Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa

Aparecida de Goiânia

Arquitetura e Urbanismo, Desempenho de edificações, Construção Civil

Ricardo Fouad Rabahi

Senador Canedo

Engenharia Mecânica, STEAM

Ricardo Fouad Rabahi

Senador Canedo

Engenharia Mecânica, STEAM

Vinicius Carvalhaes

Goiânia

Eficiência Energética; Otimização de Processos; Engenharia Térmica

 

 

Parcerias e projetos em andamento

 

Serviços prestados

 

Editais

O Eixo de Design Factory e o Laboratório IFMaker do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Goiás (CiteLab IFG), com apoio dos Laboratórios do IFG (Meninas Cientistas, Metabotix e Grifu), Departamento de Estado dos EUA, Embaixada dos EUA no Brasil e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) apresentam o II STEAM TechCamp Goiás.

Acesse aqui o Edital

O II STEAM TechCamp Goiás tem como objetivo capacitar professores da rede pública Municipal e Estadual do Estado de Goiás para o intercâmbio de boas práticas pedagógicas, como a robótica educacional, a cultura maker, a metodologia STEAM e o pensamento criativo.

As inscrições poderão ser feitas de 09 a 15 de novembro de 2021 às 23h59, com preenchimento completo do formulário online: https://www.even3.com.br/steamtechcampgo/ 

O evento terá lives nos dias 22 e 29 de novembro de 2021 (19h às 20h30) transmitidas no canal do CiteLab IFG no YouTube (https://www.youtube.com/CiteLabIFG). As lives são abertas para a comunidade em geral, sem limite de participantes.

A Formação Maker/STEAM no dia 04 de dezembro de 2021 (9h às 12h / 14h às 17h30) tem 50 vagas e é EXCLUSIVA para Educadores da Rede Pública Municipal, Estadual ou Federal do Estado de Goiás que atuem na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Técnico. O estado de Goiás é dividido geograficamente pelo IBGE em cinco mesorregiões: Noroeste, Norte, Centro, Leste e Mesorregião do Sul Goiano. Serão garantidas pelo menos 05 vagas para cada uma dessas mesorregiões para obter uma visão global da Educação no Estado.

O site com a programação está em construção: https://linktr.ee/steamtechcampgo 

 

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