Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 018/2016 – CONSEPE, que aprova a reforma curricular do Mestrado Profissional em Artes, os alunos do PROFARTES deverão cumprir 28 (vinte e oito) créditos, sendo 16 (dezesseis) créditos das disciplinas obrigatórias, mais 4 créditos das Disciplinas de Fundamentação (que também são consideradas obrigatórias) e 8 (oito) créditos de Disciplinas Optativas.
Número de créditos mínimo para Defesa: 28 créditos
Carga horária em disciplinas: 420 horas/aula
Disciplinas |
Créditos |
Carga-horária |
Obrigatórias* (4 disciplinas) |
16 |
240 |
Fundamentação** (2 disciplinas) |
4 |
60 |
Optativas (2 disciplinas) |
8 |
120 |
Total |
28 |
420 |
* DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
Metodologias de Pesquisa (4 créditos);
A experiência artística e a prática do ensino de artes na escola (4 créditos);
Elaboração de trabalho de conclusão 1 (4 créditos);
Elaboração de trabalho de conclusão 2 (4 créditos).
** DISCIPLINAS DE FUNDAMENTAÇÃO (também obrigatórias):
Elaboração de projetos e tecnologias digitais para o ensino das artes (2 créditos - modalidade EaD);
Fundamentos teóricos da arte na educação (2 créditos - modalidade EaD).
Horas complementares: acesse a instrução normativa
ACESSE: REFORMA CURRICULAR
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (especificamente para o PROFARTES/IFG)
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Principais tendências da pesquisa em artes na contemporaneidade. Estudo de abordagens e técnicas de pesquisa a partir de diferentes correntes epistemológicas. O processo, a escritura e o pensamento científicos: níveis de problematização.
A EXPERIENCIA ARTÍSTICA E A PRÁTICA DO ENSINO DE ARTES NA ESCOLA (ABORDAGENS METODOLÓGICAS)
Obrigatória
Carga Horária: 60 - Créditos: 4
Ementa: O sentido da experiência e o contexto escolar. Ensino da arte - experiência estética e experiência artística. O jogo (físico, verbal, imagético ou sonoro) colado ao espaço, ao lugar, às memórias, à voz do aluno. A repetição (re-elaboração) e a ritualização como prática formativa. O sentido do texto - escrito, oral, imagético, musical na aquisição de conhecimentos em arte. A estética do ambiente e do meio (da instrumentalização) A pedagogia como cultura e a cultura como pedagogia.
ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL 1
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.
ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL 2
Obrigatória
Carga Horária:60 - Créditos: 4
Ementa: Atividade de fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão Final, sob a supervisão de um Comitê de Orientação.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DAS ARTES (Disciplina de Fundamentação EAD)
Obrigatória
Carga Horária:30 - Créditos: 2
Ementa: Fundamentos e crítica dos processos de criação, ensino das artes e elaboração de projetos em arte educação. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ARTE NA EDUCAÇÃO (Disciplina de Fundamentação EAD)
Obrigatória
Carga Horária:30 - Créditos: 2
Ementa: Aspectos históricos e historiográficos das Artes e seus desdobramentos no Ensino Fundamental e Médio. Avaliação das propostas da Escola para o ensino das Artes, de sua pedagogia de inclusão. O papel das políticas afirmativas.
Redes Sociais