Professores e técnicos administrativos participam da Semana de Planejamento
Eleição para coordenações, calendário de reuniões do Colegiado, Calourada, Progressão Parcial, dentre outros assuntos, são discutidos na Semana
Para dar início às atividades do ano, está sendo realizada, desde a última segunda-feira, a Semana de Planejamento, com a participação dos professores e demais servidores técnico-administrativos do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) para discutir a rotina e propor as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2020.
Na reunião do Colegiado, no dia 10, presidida pela chefe de Departamento de Área Acadêmica, professora Karen do Nascimento, foram eleitos os novos ocupantes de algumas das coordenações existentes. A Coordenação do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática, da Educação para Jovens e Adultos (EJA), ficará sob responsabilidade do professor Toni Cezar Pinto Ferreira Barros.
O curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações EJA será coordenado pelo professor Diego Alves Rodrigues e o Integrado Integral em Biotecnologia terá orientação do professor Fabiano Paiva Vieira. A Coordenação Acadêmica do Câmpus também sofreu alteração: estará sob coordenação do professor Murilo Teles Domingues.
Além da eleição para novos coordenadores, o Colegiado definiu o cronograma anual de reuniões, prática instituída pela equipe para a realização de diálogos sobre demandas do Câmpus.
Semana de Integração
À tarde, coordenados pelo professor Daniel Ordine Vieira Lopes, a equipe planejou a recepção dos novos alunos do Ensino Médio Integral e EJA na primeira semana de aulas no câmpus, que começará na próxima segunda-feira, 17. “Os calouros irão participar de atividades lúdicas leves, como brincadeiras, jogos, debates, para iniciar as aulas”, relatou o professor de Física, Daniel Ordine Vieira Lopes.
Os novatos dos cursos em período integral serão recepcionados na segunda-feira, às 7 horas, pelo diretor-geral do câmpus, professor Thiago Gonçalves Dias; pela chefe do DAA, Karen Cristina Costa do Nascimento, e demais servidores. De terça a sexta-feira, as atividades começarão às 8 horas.
Os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos da Educação para Jovens e Adultos irão participar de cine-debates, de minicursos, como Culinária Vegana e Tipagem Sanguínea, de rodas de conversa e karaokê. (Veja a prévia das programações abaixo)
SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
|
INTEGRAL MATUTINO |
ABERTURA |
BASQUETE |
BRINCADEIRAS E JOGOS |
TORTA NA CARA |
|
ATIVIDADES DOS VETERANOS |
VÔLEI |
GÊNERO E SEXUALIDADE (40 vagas) |
TIPAGEM SANGUINEA |
PLANTIO DE ÁRVORES |
|
CAMINHADA ORIENTADA |
OFICINA DE XADREZ |
||||
CINE- DEBATE (ilim) |
FUTEVÔLEI |
CAFÉ COMUNITARIO |
|||
SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
|
INTEGRAL VESPERTINO |
MESA-REDONDA |
CAMPEONATO VIDEO-GAME |
CINE-DEBATE: “ESTRELAS ALÉM DO TEMPO” |
CINE-DEBATE |
|
ATIVIDADES DOS VETERANOS |
JOGOS LINGUÍSTICOS |
PROCESSOS CRIATIVOS |
QUEIMADA |
||
TROTE SOLIDÁRIO |
VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE LABORATÓRIO |
BATE-PAPO CIÊNCIA E RELIGIÃO (ilim) |
CULTURA E LÍNGUA FRANCÓFONA |
||
OFICINA DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS |
INTR. À LEITURA DE PARTITURAS MUSICAIS |
PRÁTICAS DE ESCUTATÓRIA: VOCÊ ME ESCUTA OU ESPERA A VEZ DE FALAR? |
QUIZ DE FÍSICA (20 vag) |
||
OFICINA DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS |
|
SEGUNDA |
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
EJA NOTURNO |
ACOLHIDA E APRESENTAÇÃO DA GESTÃO NO TEATRO GUAIÁ |
APRESENTAÇÃO ESPECÍFICA DOS CURSOS EJA |
CÁPSULA DO TEMPO |
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA |
LANCHE COLETIVO |
TOUR PELO CÂMPUS |
CADASTRO E ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS |
TIPAGEM SANGUÍNEA |
PERFUMARIA, CINEMA E LITERATURA |
KARAOKÊ |
|
|
|
CINE-DEBATE |
JOGOS TRADICIONAIS |
|
|
|
|
TORTA NA CARA |
OFICINA DE XADREZ |
|
O professor Daniel reforçou que algumas atividades serão custeadas pela Chamada MCTIC/CNPq nº 09/2019, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Dependências
Nesta terça-feira de planejamento o assunto foi progressão parcial. Uma das pedagogas do câmpus, Bruna Antunes Furtado Pereira, explicou que o atual modelo de progressão parcial do ensino médio está defasado, pois os cursos técnicos ao Ensino Médio passaram do período parcial para integral, apresentando uma lacuna em relação às progressões parciais, também conhecidas como dependências.
A nova proposta aprovada pelos presentes a ser adotada após análise da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) foi sugerida com base no modelo já utilizado no IFG/Câmpus Luziânia. Parte das dependências é realizada a distância, na plataforma Moodle, e a outra parte, em encontros presenciais. Os professores deverão ofertar o horário de atendimento, alimentar a plataforma e realizar os registros acadêmicos no diário. Este modelo gera mais transparência, segurança, flexibilidade de horário, melhor organização e sistematicidade das dependências. “Quanto mais um projeto é aceito pela coletividade, mais o aluno se adequa a esta cultura”, afirmou Bruna.
Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Redes Sociais