Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Luziânia) > IFG > Câmpus > Luziânia > Notícias do Câmpus Luziânia > IV Integra apresenta discussões sobre fundamentos, currículo e práticas profissionais integradoras
Início do conteúdo da página
ENSINO

IV Integra apresenta discussões sobre fundamentos, currículo e práticas profissionais integradoras

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 08h08 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 20h37

Inscrições são abertas ao público interno e podem ser feitas até dia 11 de abril

Inscrições abertas para o IV Integra
Inscrições abertas para o IV Integra

 

Dois professores e profissionais com larga experiência na área de ensino e currículo vão compor a programação do IV Integra – O currículo em debate no IFG. São eles:  Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), e a professora Diana Sampaio Melo, do IF da Bahia (IFBA).  O evento, já consolidado na Instituição, chega a sua quarta edição com a proposta de aprofundar na discussão e nos debates acerca das práticas educacionais no ensino médio integrado. O Integra será realizado nos dias 15 e 16 de abril, no Auditório do Centro de excelência do esporte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Goiânia.

O evento é organizado por toda a equipe da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG) e reforça as temáticas relacionadas à formação integral dos estudantes. “O IFG assume o currículo integrado e a formação integral dos sujeitos como pressuposto teórico, político e epistemológico, implicando no necessário desenvolvimento de ações de formação continuada dos servidores para a efetivação de um processo formativo que relacione trabalho, ciência, cultura e tecnologia”, finaliza a coordenadora Lorena.  

Sidinei é graduado em Direito, especialista em Direitos Fundamentais, mestre em filosofia. Atualmente é professor e atua principalmente nas áreas de educação profissional, gestão pública, direito administrativo e filosofia. Já foi pró-reitor de Ensino do IF Farroupilha, onde também foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa, diretor de Ensino, supervisor de cursos de pós-graduação. Ele vai realizar uma oficina no evento fornecendo na prática concepções, formatação, elaboração, planejamento de um currículo integrado, dentre outros assuntos, informa a coordenadora de Estágio da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFG, Lorena Pereira de Souza Rosa.

Já a professora Diana vai trazer relatos da experiência de como funciona o currículo integrado no IFBA. Ela é pedagoga, especialista em psicopedagogia, mestre e doutora em Educação.  Atualmente é diretora de Políticas Educacionais do IFBA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação da aprendizagem e educacional, educação profissional e tecnológica, gestão educacional e do trabalho pedagógico.

"O Integra se insere em um conjunto de ações formativas que a Pró-Reitoria de Ensino vem desenvolvendo para consolidação da perspectiva do currículo integrado no IFG. Nas edições anteriores foram realizados debates mais teóricos e, nesta quarta edição do Integra, esses debates continuam, mas teremos uma oficina sobre construção de matrizes curriculares nessa perspectiva”, destaca a Maria Valeska Lopes Viana, diretora de Educação Básica e Superior. Ainda de acordo com a Diretora, esse evento é uma etapa importante no processo de reformulação do currículo integrado dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFG. 

Além da participação dos professores externos, o evento traz como novidade esse ano a integração dos debates do ensino junto às discussões da pasta de extensão, inseridas no contexto do currículo integrado. Isso será materializado com a presença da equipe da Pró-reitoria de Extensão (Proex) em uma mesa cujo tema é Indissociabilidade e curricularização da extensão. Isso significa inserir atividades extensionistas às matrizes curriculares dos cursos. A ideia nos próximos eventos é inserir também a pesquisa, afirma Lorena, na perspectiva de trabalhar as discussões de forma efetivamente integrada, o que coaduna com o tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão.

O evento, que segundo Lorena, já é realizado duas vezes ao ano, consta também do calendário acadêmico. A cada edição a proposta é avançar nas discussões em torno da “interlocução entre os núcleos - básico, diversificado e técnico – e as disciplinas”, principalmente nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, diz a coordenadora, que ressalta ainda que a partir de agora o trabalho deve ser mais intenso tendo em vista a aprovação dos documentos institucionais norteadores, ocorrida em 2018, como o Plano Político Pedagógico Institucional (PPPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PPPI). A expectativa é de que 200 servidores participem.  

Programação e inscrições

As atividades do IV Integra terão início no dia 15 de abril, às 13 horas, com credenciamento e abertura oficial às 14 horas. Logo após, será realizada a oficina Ensino médio integrado: fundamentos, currículos e práticas, do professor Sidinei Cruz Sobrinho, que seguirá até às 20 horas.

No dia 16 a equipe da Proex realizará a mesa Indissociabilidade e curricularização da extensão, das 9 às 12 horasDas 12 às 13h30 será horário de almoço com retorno às 14 horas para a conferência Práticas Profissionais Integradas: fundamentos e práticas, a ser proferida pela professora Diana.

Para participar de toda a programação do IV Integra é preciso se inscrever até o dia 11  de abril, exclusivamente no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/69f3d1fc-c1e4-4905-8d27-4ede8c55fad3/inscricao.

 

Serviço

IV Integra

Data: 15 e 16 de abril

Horário: credenciamento a partir das 13 horas do dia 15, discussões durante todo o dia

Local: Auditório do Centro de excelência do esporte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Goiânia (Av. Oeste, 56-250 - Setor Aeroporto)

Inscrições: até dia 11/4

Público-alvo: servidores do IFG

 Faça sua inscrição.

Veja fotos de edições passadas:

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página