Equipe do Câmpus Goiânia compartilha conhecimento durante a Campus Party Goiás
Somente nesta quinta-feira, 5 de setembro, cinco atividades foram ministradas por alunos e professores do Câmpus. A programação continua até domingo
Os quase 38º C de um setembro seco de Goiânia não foram suficientes para barrar a sede por conhecimento de uma comunidade composta por alunos de diversas instituições do Estado que estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 5, na primeira edição goiana da Campus Party. Essa data específica ficou conhecida como #IFGDay devido à presença de mais de 500 pessoas ligadas ao Instituto Federal de Goiás (IFG) visitando e apresentando seus projetos, palestras e workshops no evento que é considerado o maior do mundo quando o assunto é tecnologia e inovação.
Da comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia, foram cinco atividades realizadas apenas nessa quinta-feira. Dentre elas, o workshop do egresso Estevão Fonseca Veiga, que compartilhou seu conhecimento sobre o uso do Linux embarcado e sua aplicabilidade em IOT (internet of things ou internet das coisas). Graduado em Engenharia de Controle e Automação e com especialização em Prédios Inteligentes, ambos pelo IFG – Câmpus Goiânia, Estevão contou sua trajetória de pesquisa com ferramentas abertas para o desenvolvimento e manipulação de vants (ou drones) capazes de facilitar o jeito de fazer diversas ações, dentre elas, o monitoramento em lavouras. Para o pesquisador, apostar em placas, arquiteturas de programação que utilizam o Linux embarcado é uma forma de democratizar o desenvolvimento de ferramentas, como drones entre outras tecnologias.
Ainda enquanto aluno de graduação do Câmpus Goiânia, Estevão teve a oportunidade de participar de outras edições da Campus Party, levando o início da sua pesquisa com softwares e hardwares livres. Nesta mesma época, ele também teve a oportunidade de desenvolver sua curiosidade sobre o mundo tecnológico no Laboratório de Robótica da Instituição, o Gynbot, que também estava presente na primeira Campus Party Goiás. O Gynbot reúne estudantes do ensino médio e de cursos de graduação apaixonados por robótica no Câmpus Goiânia do IFG.
Após o workshop ministrado por Estevão, seus colegas veteranos de Campus Party, membros do Gynbot, iniciaram palestra no espaço Talks Worshop Games intitulada Impressão 3D de A a Z. Os estudantes Joiro Gomes, Julyelly Roberta de Sousa e Douglas de Oliveira falaram sobre as primeiras impressões 3D, como ela tem funcionado nos dias atuais e deram dicas sobre como ter sua própria impressora 3D, utilizando material biodegradável e de fácil acesso.
Para o estudante do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Goiânia e membro do Gynbot, Joiro Gomes, estar na Campus Party Goiás como palestrante é algo que exige muita responsabilidade. Ele avalia que a edição do evento em Goiânia começou com pique total e que a troca de conhecimentos é a marca de quem passa pela experiência Campus Party. “O mais interessante do evento são as pessoas que vão agregando informação, trazendo conteúdo. Por exemplo, nós vamos passar a nossa experiência dentro do Gynbot do IFG, passar esse conteúdo para frente. Em 2017 (primeira vez que participou de uma Campus Party) eu ainda era leigo. Vim para a Campus e aprendi bastante coisa. Agora eu quero passar o que aprendi também. Acho que o mais maravilhoso da Campus Party é isso: você pegar o conhecimento, passar ele, muita coisa que você pode aprender aqui dentro e o contato com pessoas que estudam o mesmo que você ou algo completamente diferente. Isso é muito bom para o estudante”, conclui.
Data Science
Outro tema abordado pela equipe do Câmpus Goiânia durante o #IFGDay na Campus Party Goiás foi a Ciência de Dados. O professor Otávio Calaça participa do subevento dentro da campus, chamado Python Cerrado. Nele serão levantados diversos assuntos relacionados à linguagem de programação Python, que é uma das favoritas no mundo da Tecnologia da Informação e bastante utilizada por empresas Nasa e Google.
Pela sua simplicidade, ela está relacionada à Ciência de Dados (Data Science). Calaça explica que o estudo científico dos diversos dados de usuários no universo web é responsável, dentre outras coisas, pelas recomendações que normalmente são sugeridas quando um usuário acessa internet. “Quando você usa o Whatsapp e ele te sugere uma palavra depois daquela que você colocou, aquilo é Ciência de Dados. Quando você recebe um e-mail do Netflix falando sobre um filme que você poderia gostar de assistir, aquilo é Ciência de Dados. Toda essa análise que a gente faz com os dados que a gente tem hoje, que não são poucos, a gente pode chamar de Ciência de Dados”, explica.
O professor esclarece que na Ciência de Dados as informações são estudadas com metodologia científica e, por isso, é bem mais profunda que a análise de dados. Por meio dessa ciência, empresas obtém informações privilegiadas sobre seus potenciais consumidores e, por isso, é um ramo com bastante demanda de mercado. “Nos últimos anos isso tem ficado comercial, ou seja, empresas estão contratando pesquisadores para fazer esse estudo”, ressalta.
Além do professor, a estudante do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Goiânia, Raquel Pereira de Alcântara também ministrou palestra sobre Data Science durante a tarde desta quinta-feira, 5 de setembro, na Campus Party Goiás.
Visibilidade
A participação ativa do IFG na primeira Campus Party Goiás, segundo o embaixador include do evento, Sanderson Oliveira de Macedo (Sandeco), que é professor do Câmpus Goiânia, ajuda a mostrar para a sociedade o que IFG tem a contribuir quando o assunto é pesquisa. “É colocar o IFG na visibilidade que lhe é de direito. Nós temos grandes projetos, grandes ideias. A gente resolve problemas reais da sociedade. A Campus Party é um espaço ideal para a gente mostrar para a sociedade o que a gente está fazendo, que os nossos alunos estão aprendendo e se divertindo”, reforça.
Durante a programação, Sandeco falou também sobre as oportunidades no mundo do empreendedorismo ofertado pelo programa Células Empreendedoras, que mobiliza estudantes de instituições de ensino a pensarem soluções tendo como foco um problema real da sociedade, utilizando para isso criatividade e inovação. “Problemas sempre vão existir e o Células ensina isso: como identificar um problema e como tratar e encontrar soluções para ele. Mostrar como tecnologicamente ele pode aplicar para resolver problemas reais da sociedade”, conclui.
A participação do Câmpus Goiânia na Campus Party Goiás continua até o dia 8 de setembro, cujas atividades estão concentradas no estacionamento do Shopping Passeio das Águas. Para saber mais detalhes, acesse a programação: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/14771-campuspartyifg
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Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
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