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EXTENSÃO

Câmpus Goiânia leva oficinas sobre energias renováveis a escolas da rede pública

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2024, 15h33 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 17h53

Oficinas vão abordar o tema ao propor construção de carrinhos movidos a energia solar e criação de estrutura para geração de energia fotovoltaica 

Estudantes terão oportunidade de conhecer mais sobre energias renováveis ao produzirem carrinhos movidos por energia solar
Estudantes terão oportunidade de conhecer mais sobre energias renováveis ao produzirem carrinhos movidos por energia solar

Projeto de extensão do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) visa levar práticas relacionadas ao uso de energias renováveis a escolas das redes municipal e estadual da Capital e região metropolitana. Intitulada Energias Renováveis na Escola, a ação foi contemplada na chamada para apresentação de propostas de disseminação de produção de inovação tecnológica voltadas a todos os níveis de educação – Edital Inova EaD nº 15/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A ideia, segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Roberto da Silveira Junior, é incentivar os estudantes das escolas da rede pública a procurar por conhecimento e oportunidades, motivando-os a desenvolver práticas sustentáveis ao tomar contato com a produção de carrinhos movidos a energia fotovoltaica. O projeto vai ao encontro do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular que prevê temas especiais a serem trabalhados nas escolas de forma unificada, dentre eles a educação ambiental, que visa articular direitos e objetivos de aprendizagem em torno de questões socioambientais, repensando a desigualdade na distribuição de bens materiais e culturais, bem como os sistemas de produção não sustentáveis, o uso predatório de recursos naturais e alto consumo.

 


Estudantes do ensino fundamental colocam a mão na massa para a produção dos carrinhos. Prática é realizada após oficina que aborda conceitos sobre energias renováveis.

 

O projeto contará com oficinas que serão desenvolvidas em 14 escolas localizadas em Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Hidrolândia. Por meio delas serão apresentadas práticas relacionadas ao uso de energias renováveis e seus impactos, propondo a divulgação científica entre discentes dos ensinos fundamental e médio, englobando também professores, coordenadores pedagógicos e comunidade escolar do público atendido. A proposta é que todos, ao entrar em contato com o conteúdo das oficinas, tornem-se agentes de transformação no ambiente em que vivem, visando hábitos e consumos mais coerentes com a preservação ambiental.

A ação de extensão tem relação com a pesquisa da discente Noelly Alves de Sousa, do Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade do Câmpus Goiânia, intitulada Educação Sustentável: integrando energias renováveis, gestão de resíduos e inovação tecnológica no ensino básico. Noelly faz parte da ação de extensão.

 


Discente do programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade do Câmpus Goiânia, Noelly Alves, auxilia alunos na construção dos carrinhos movidos a energia solar .

 

A metodologia de desenvolvimento do projeto se baseia em produção de kits para as oficinas; produção de material didático sobre energia renovável; realização das oficinas; avaliação da ação em cada escola e produção de artigo científico sobre as experiências do projeto.

Atividades

O projeto propõe a realização de oficinas que vão ser compostas pela produção e corrida de carrinhos e a utilização de energia fotovoltaica no ensino médio. A primeira tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental II e consistirá na criação de um carrinho movido a energia solar que será utilizado em competições entre as equipes das escolas atendidas pelo projeto. Os carrinhos serão movido por duas placas de captação de energia solar responsáveis por alimentar os motores.

Já a segunda, com foco em discentes do ensino médio, tem o objetivo de desenvolver atividades teóricas e práticas envolvendo temas como energia renovável, impactos socioambientais. A proposta é que esse público construa estrutura para um sistema de geração de energia solar. Para isso, serão utilizados conceitos de eletricidade para modelagem do funcionamento e instalação de painéis solares fotovoltaicos. De acordo com o coordenador do projeto, a proposta possui interdisciplinaridade ao integrar conceitos de Física, aprendidos em sala de aula, com conhecimentos práticos sobre instalação de painéis solares.

 


Alunos das escolas participantes do projeto recebem kits para a produção dos carrinhos e colocam a mão na massa em todas as etapas do processo.

 
O projeto atenderá as seguintes escolas municipais Alice Coutinho, João Braz, Professora Dalísia Elizabeth Martins Dolles, Professores Aristoclides Teixeira, Marechal Castelo Branco, João Vieira da Paixão e Dona Rosa Perim – todas em Goiânia; as escolas municipais Pastor Albino Gonçalves Boaventura, Luzia Maria da Siqueira, Walter Ferreira, José Carneiro dos Santos e Vovó Dulce – de Senador Canedo; o Colégio da Polícia Militar de Goiás Pedro Ludovico Teixeira, em Trindade; e a Escola Municipal Aliança, de Hidrolândia.



Estudantes expõem placas fotovoltaicas ao sol após a montagem dos carrinhos, sob a orientação do coordenador do projeto, professor Carlos Roberto.  

 

Educação e sustentabilidade

Além de incentivar os estudantes a buscarem conhecimentos de forma autônoma, instigados pela prática durante as oficinas, o projeto se relaciona com a Agenda 2030 da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável, que tem como foco o desenvolvimento sustentável. De acordo com a coordenação da ação de extensão, o projeto contempla tal orientação uma vez que é instrumento de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia para colaborar nos objetivos de sustentabilidade. “O estímulo ao pensamento sobre o uso de energias renováveis e não renováveis em uma perspectiva crítica, por isso, estamos fazendo o projeto sendo guiados pela educação com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), a educação CTSA, possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, contribuindo para a formação de um indivíduo mais consciente e capacitado”, completa Carlos Roberto.

 


Estudantes do Câmpus Goiânia ministram as oficinas nas escolas.

 

A ação é uma oportunidade de desenvolvimento dos estudantes do Câmpus Goiânia do IFG que atuarão como oficineiros, são eles: Thaynara Procópio Gonzaga, Rafael Paulino de Alcântara e Jonathan Carneiro dos Santos, do Bacharelado em Engenharia Mecânica, e Mariana Milhomem de Sousa, da Engenharia de Controle e Automação.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

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