Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Senador Canedo > Notícias do Câmpus Senador Canedo > Novo site apresenta fácil navegação em todos os dispositivos e qualifica a informação
Início do conteúdo da página
NOVIDADE

Novo site apresenta fácil navegação em todos os dispositivos e qualifica a informação

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 14h00 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 14h06

A solenidade de lançamento do novo site ocorreu pela manhã, no Câmpus Goiânia

O Instituto Federal de Goiás entrega hoje, 28, à sua comunidade e à comunidade externa seu novo site institucional. Um site padronizado em suas informações e menus, a chamada arquitetura da informação, de fácil navegabilidade, que contempla informações e dados de todas as áreas institucionais separadas por interesse dos seus diversos públicos: estudantes, servidores, público externo e outros.

Entre as funcionalidades do novo site, mencionadas pelos principais envolvidos no projeto, a diretora de Comunicação Social (Dicom), Adriana Souza Campos, que coordenou o projeto de desenvolvimento, e o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Douglas Rolins, está a disposição das informações nos menus, que passam a ser agora por assuntos e públicos de interesse. A implantação do Espaço do Servidor e Espaço do Aluno também é novidade. Eles contemplam os dados e as informações pertinentes aos servidores e estudantes do IFG, concentrados em um só local. Além dessas áreas, há um espaço para quem quer estudar no IFG, que é o Guia de Cursos, e para quem quer trabalhar no IFG, que é a área de concursos.

“Demos um salto informacional, qualificando a informação institucional. Temos também as agendas do reitor e dos diretores-gerais dos câmpus, disponíveis para consulta de todos, além das perguntas frequentes, separadas por áreas, páginas dos câmpus com menus personalizados – do lado direito – e menu fixo do lado esquerdo, que atende ao que a legislação exige e também o acesso às informações institucionais”, afirma Adriana Souza.

O Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Weber Tavares, diz que o site demonstra o quanto que uma ação requer esforço. “Não é a gestão quem faz, são as pessoas que fazem. Por isso que hoje temos um produto espetacular. O que está por trás desse site é o esforço dessa gestão em ser transparente e o esforço do coletivo”, finaliza o professor.

No novo site é possível ainda fazer busca centralizada, os documentos institucionais foram disponibilizados em uma aba única, permissões de acesso em áreas específicas, para que os conteudistas trabalhem ao mesmo tempo e em diferentes áreas.

O diretor Executivo, Adelino Candido Pimenta, comemora o momento resumindo a sua fala em duas palavras: “reconhecimento e agradecimento. Porque essa ação envolve toda a Instituição, é um trabalho colaborativo e cooperativo. E nós só conseguimos avançar dessa maneira”, diz.

Reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva ressalta esse momento importante para a Instituição e para a comunidade, momento em que “entregamos um portal onde as pessoas possam entender melhor a nossa Instituição. Acredito ainda que caminhamos na perspectiva de entregar à comunidade interna e externa um portal com acesso fácil, rápido e que promove a inclusão”, afirma. Jerônimo continuou sua fala ressaltando ainda que a etapa final é a entrega da “nossa Política de Comunicação”, que pretendemos concluir até final desse ano.

Participaram da solenidade pró-reitores, diretores-gerais dos câmpus, comunicadores e também servidores de toda a Instituição.

 

O projeto

Entre as principais diretrizes seguidas pelo novo site estão: a padronização, com fácil acesso a informações, credibilidade, transparência, opção pelo layout padrão do governo federal; acessibilidade, com acesso por meio de todos os dispositivos conectados à internet, seja celular, tablet ou computador; o site é adaptado para pessoas com deficiência, inclusive com tradução em Libras, e possui linguagem clara e objetiva; economicidade, com um sistema de gestão de conteúdo mais seguro e gratuito, que é o Joomla.

Diretora de Comunicação Social e coordenadora do projeto, Adriana Souza Campos afirma que “hoje é um dia de muita alegria para todos os 14 câmpus. É também uma celebração para a comunidade externa, porque se no site antigo tínhamos problemas de navegabilidade, hoje temos um novo portal, que eu considero que é um site que eleva a qualidade das informações do IFG. Demos um salto qualitativo no trato das informações e dados”. Emocionada, Adriana se diz agradecida por esse momento tão esperado, momento em que o novo site atende a comunidade e “coloca o IFG em um nível elevado de comunicação pública e digital. É um dia de vitória”, finaliza.

O diretor Douglas Rolins contextualizou o início das discussões do projeto de alteração do site, que ocorreu em 2012, quando formou-se uma primeira comissão de trabalho, para realizar um estudo de redesign. De lá pra cá, constituiu-se uma nova comissão e as ações foram sendo desenvolvidas em etapas e em conjunto, principalmente, entre os setores de Comunicação e de Tecnologia da Informação da Reitoria e também dos câmpus, além de outros setores da Instituição.

Ele explicou a escolha pelo gerenciador de conteúdo, responsável por viabilizar as postagens de textos e das imagens, que é o joomla, em sua versão mais atualizada. “Optamos pelo joomla e faremos constantes atualizações. Ele é mais usual, traz melhor navegabilidade”, afirma. A partir daí, conta o diretor, foi feito um estudo de arquitetura da informação e do layout do portal, juntamente à Diretoria de Comunicação Social, mais a elaboração de manuais, treinamento dos conteudistas, alimentação das informações iniciais até agora”, finaliza Douglas.

Outro ponto importante mencionado pelo diretor foi em relação às questões de segurança. O novo site possui uma identificação única para que o servidor acesse o sistema de inserção de conteúdo, uma única instalação do sistema, um sistema atualizado, dentre outros, “que deixam o site mais seguro. A partir de agora vamos melhorar mais, adequar, alimentar o que ainda falta; estamos ainda finalizando para implantar uma página pública de contratos, integrada ao sistema Suap; um sistema de pesquisa por texto em portarias e documentos, as notícias específicas sobre estudantes e servidores, nos espaços específicos, implantação do Google Analytics, que é uma ferramenta de avaliação do site, que traça o perfil dos públicos que acessam, dentre outros”, comemora o diretor.

 

Guia de Cursos

Uma das grandes novidades é a implantação o Guia de Cursos, espaço onde estão reunidas todas as principais informações sobre os cursos de todos os câmpus da Instituição. “É um local seguro, dinâmico, interativo, que usou como base o guia de cursos do Instituto Federal de Santa Catarina”, mostra a diretora de Comunicação Social. No Guia de Cursos é possível ainda inserir vídeos relativos aos cursos, na aba de cada um deles, como já possui na área de alguns cursos do Câmpus Goiânia.

Além disso, as informações necessárias para avaliação do Ministério da Educação estão todas reunidas no Guia: projeto pedagógico, grade curricular, corpo docente, infraestrutura, certificação, contato e local. “Todas as informações que a legislação exige estão no Guia de Cursos”, afirma Adriana. O Guia foi elaborado pela DTI em parceria com a Diretoria de Administração Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino do IFG, com o envolvimento de toda a equipe.

 

Veja mais fotos na nossa Galeria de Imagens.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página