A partir de hoje, todos os processos e documentos administrativos do IFG serão eletrônicos
O objetivo é melhorar o desempenho dos processos, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e redução de custos
O projeto IFG Digital está implantando uma infraestrutura de processos e documentos eletrônicos no Instituto Federal de Goiás, com o objetivo de melhorar o desempenho dos processos, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos. Já foram realizadas atividades relacionadas a preparação (infraestrutura, processos, sistema, dentre outras), criação de regulamento, implantação e configuração do sistema, treinamentos, integração com protocolo integrado e Conecta GOV-PEN (Barramento). Agora, o projeto passará para a fase de expansão do uso do sistema para todos os câmpus.
Expansão do sistema
O Instituto Federal de Goiás (IFG) passará a ter todos os seus processos e documentos administrativos expedidos exclusivamente na forma digital, por meio do SUAP, a partir de hoje, dia 22 de julho. O regulamento que implanta o SUAP como processo eletrônico, define regras e procedimento, foi aprovado pela Resolução nº 8 do Conselho Superior (Consup) da Instituição, de 22 de abril e, em seu Art. 33, determina que, a partir dessa data, ficará vedada a criação de processos físicos.
Para a implantação do projeto, nominado IFG Digital, servidores da Reitoria e dos câmpus receberam treinamento nos meses de maio, junho e julho desse ano. Foi criada também uma página eletrônica que disponibiliza ao usuário documentos, um Centro de Aprendizagem Virtual, a sessão de Perguntas Frequentes e o Contato (http://www.ifg.edu.br/ifgdigital). No Centro de Aprendizagem, estão disponíveis vídeos tutoriais para o módulo de documentos e processo eletrônico, e acesso ao sistema de testes/treinamento. Além disso, em cada câmpus foi instituída uma comissão que fará o acompanhamento e suporte inicial quanto ao uso do sistema pelos servidores da Instituição.
Requerimentos
Para abrir um processo, o aluno ainda deverá solicitar o requerimento ao setor de Protocolo do câmpus, que fará a digitalização do processo. Porém, agora os alunos poderão acompanhar de forma mais ágil e transparente o andamento do processo na página do Suap.
Já em relação aos docentes e técnicos-administrativos, o próprio servidor poderá abrir um requerimento diretamente no sistema SUAP, sem que seja necessário solicitar ao setor de Protocolo do câmpus.
Para isso, basta acessar o Botão "Adicionar Requerimento" no atalho da primeira página do SUAP após o login. Tela abaixo:
Mais informações sobre o projeto IFG Digital: http://www.ifg.edu.br/ifgdigital
Acesse a Portaria n. 1.247 de 24 de junho de 2019.
Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria, com informações da Diretoria de Tecnologia da Informação
Redes Sociais