IFG discutirá as diretrizes curriculares dos cursos de ensino médio integrado
Plenária, que começa na quarta-feira, 16, será realizada no mês de novembro e dezembro
O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará no mês de novembro e início de dezembro a plenária para apreciação da minuta das Diretrizes Curriculares e Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFG. As discussões a respeito do documento ocorrerão em três etapas e serão realizadas no miniauditório da Reitoria do IFG. A primeira etapa começa no dia 16 e segue até o dia 18 de novembro. A segunda acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Já a última etapa ocorrerá entre os dias 6 e 8 de dezembro. O evento será transmitido pelo canal da EaD IFG, no YouTube.
Participarão da plenária representantes do Fórum dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, do qual fazem parte integrantes da “Formação Básica” por área do conhecimento (Linguagens; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza; Matemática) e da “Formação Técnica”. Além dos membros do Fórum, participarão das discussões o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex), com as chefias dos departamentos de áreas acadêmicas; as gerências de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex); os representantes docentes, técnico-administrativos e discentes; e comissões locais dos câmpus. A composição da mesa diretiva da plenária será formada por representantes do Fórum, do Conepex e integrantes da Proen.
Importância das Diretrizes e da plenária
De acordo com a diretora de Políticas de Educação Básica e Superior do IFG, professora Karla Dias Cassiano, “instituir as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional é um passo importante para avançar no processo de concretização de uma proposta formativa que vise ao desenvolvimento integral dos estudantes do IFG”. O documento constitui uma orientação institucional para elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de EMI do IFG, no que diz respeito à organização curricular e didático-pedagógica dos cursos.
Como explica a docente, a aprovação das diretrizes é uma condição para a realização de reformulações curriculares que consolidem a formação integral, politécnica, omnilateral e interdisciplinar no IFG, além de ser uma ação institucional prioritária e articulada às ações de permanência e êxito. “A aprovação do documento se destaca como um posicionamento institucional contrário ao que propõe a Reforma do Ensino Médio (lei 13.415/2017), cuja proposta destoa diametralmente das perspectivas da formação integral na Educação Profissional”, destacou a diretora.
Histórico da elaboração da minuta
A realização da plenária finaliza a primeira etapa de um conjunto de ações coordenadas e induzidas pela Pró-Reitoria de Ensino do IFG. As ações tiveram início no ano de 2017, no I Integra, realizado no Câmpus Uruaçu durante o IV Encontro de Culturas Negras. Na ocasião, a Proen anunciou e convidou a comunidade acadêmica a retomar estudos e diálogos a respeito do Ensino Médio Integrado e suas possibilidades de organização curricular frente à necessária reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos integrados do IFG.
A metodologia elaborada pela Proen, em articulação com a Câmara de Ensino do Conepex, previu a constituição de três comissões vinculadas a uma dimensão do trabalho. Ao longo de 2018 e 2019, foram realizadas várias reuniões em que foram pautados temas centrais da formação humana integral e do currículo integrado, bem como o estudo das formas de integração que cada um dos cursos já desenvolvia, estando ou não nos seus Projetos Pedagógicos de Curso.
Como parte do conjunto de ações desenvolvidas nesse período, foi constituído o Grupo de Elaboração da Minuta do documento que apresentaria as Diretrizes Curriculares para os cursos de EMI do IFG, que se dedicou à construção da minuta do documento a partir das discussões já realizadas.
De acordo com o planejamento inicial, a minuta do documento seria apreciada em uma plenária geral, no início do segundo semestre de 2020. Contudo, em março de 2020, o IFG suspendeu suas atividades presenciais em função da pandemia de Covid-19 e foi necessário suspender as atividades presenciais e, posteriormente, adotar o Sistema de Ensino Emergencial. Assim, as ações vinculadas à apreciação da minuta e a construção das contribuições também foram suspensas.
Em 2021, esse trabalho foi retomado e a Proen recebeu 1.170 contribuições. A partir do primeiro semestre deste ano, a Proen, por meio da Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior, se dedicou a sistematizar as contribuições dos câmpus à Minuta das Diretrizes e materializá-las em um Caderno de Propostas, que pode ser acessado aqui.
Como explica Karla, “a partir de novembro de 2022, concretizaremos o início da segunda fase de todo esse processo. O trabalho que ora se propõe, de apreciação coletiva das propostas e aprovação da Minuta das Diretrizes Curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado à Educação, bem como das contribuições enviadas, deverá avançar para a concretização de uma proposta formativa que vise ao desenvolvimento integral dos estudantes do IFG”.
Confira a programação da Plenária:
16, 17 e 18/11 – Etapa 1
9h – 12h
(Intervalo)
13h30 às 17h
Links de transmissão:
1ª etapa da Plenária |
||
16/11 |
Matutino |
|
Vespertino |
||
17/11 |
Matutino |
|
Vespertino |
||
18/11 |
Matutino |
|
Vespertino |
Os links das outras etapas serão disponibilizados assim que forem criados.
29 e 30/11; 1º/12 – Etapa 2
09h – 12h
(Intervalo)
13h30 às 17h
6, 7 e 8/12 – Etapa 3
09h – 12h
(Intervalo)
13h30 às 17h
Acesse a página sobre o Currículo Integrado no IFG.
Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.
Redes Sociais