Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Graduandos de cursos superiores do IFG Aparecida apresentam primeiros TCCs do período de Ensino Remoto
Início do conteúdo da página
Cursos Superiores

Graduandos de cursos superiores do IFG Aparecida apresentam primeiros TCCs do período de Ensino Remoto

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 18h25 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 17h42

Defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso foram feitas de 4 a 12 de novembro por webconferência

Imagem de momento da defesa de TCC de Rafaela Cecília Rodrigues de Deus (no alto, à esquerda), via videoconferência, com sua orientadora, professora Maria de Jesus Gomides, e os professores Andrielli Morais de Oliveira e Wilson Marques Silva, que integraram a banca avaliadora
Imagem de momento da defesa de TCC de Rafaela Cecília Rodrigues de Deus (no alto, à esquerda), via videoconferência, com sua orientadora, professora Maria de Jesus Gomides, e os professores Andrielli Morais de Oliveira e Wilson Marques Silva, que integraram a banca avaliadora

Os concluintes dos três cursos de nível superior do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia apresentaram neste mês de novembro, entre os dias 4 e 12, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).  Graduandos em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, eles estão, entretanto, vivenciando essa experiência de um modo diferente de seus colegas de curso em anos anteriores. Em função do isolamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, todas as defesas de monografia foram realizadas a distância.

Jacy Rocha dos Santos Ramos, Jaqueline Ribeiro Alves Ferreira da Costa, Lígia Gonçalves e Thaize Araujo de Carvalho, do curso de Licenciatura e Pedagogia Bilíngue; Milton Aires, do curso de Licenciatura em Dança; e Rafaela Cecília Rodrigues de Deus, Raissa Cristina Rosa Silva e Taiara Santos Souza, do curso de Bacharelado em Engenharia Civil; são os primeiros formandos do IFG Aparecida a apresentar as defesas de TCC no período de Ensino Remoto. Quatro deles já concluem o curso neste semestre e os demais em 2021.

 

Diferentes percepções

As reações pela experiência de concluir o curso em um momento tão particular, são diferentes entre os estudantes. Todos, entretanto, souberam encontrar o caminho para contornar a adversidade ou mesmo fazer dela uma oportunidade.

Para Jaqueline Ribeiro Alves Ferreira da Costa, graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, o início do período de isolamento foi tranquilo para realização de pesquisa das referências bibliográficas. Com o passar do tempo, a pandemia começou a representar dificuldades para sua pesquisa, mas a determinação venceu: “Enfim, deu tudo certo!”, comemora aliviada.

Jaqueline é surda e seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Cultura Surda, Inclusão e Bilinguismo: um debate a partir de uma experiência educacional no IFG Aparecida de Goiânia aliou a experiência de vida com os estudos desenvolvidos no curso de Pedagogia Bilíngue e a vivência no Câmpus Aparecida de Goiânia. “Agradeço ao Câmpus Aparecida de Goiânia pelo curso maravilhoso”, ressalta a nova pedagoga bilíngue.

 

Virou filme

Milton Aires, do curso de Licenciatura em Dança, avalia que a complexidade de dividir a vida pessoal, profissional e os estudos no mesmo ambiente trouxe o desafio de muita disciplina para pesquisar, elaborar e levar resultados à escrita e à criação. Sua pesquisa, intitulada Cena-memória: poética de atuação de um ator dançarino, inclui a parte monográfica e também a videoperformance Curral de Peixe, que pode ser conhecida no link https://linktr.ee/curraldepeixe. Resultado positivo do isolamento social é que o que era pra ser uma peça para o TCC virou um filme todo feito em casa e que, aprovado pelo edital InspirArte do IFG, terá lançamento oficial em breve. "Em outro contexto isso não aconteceria", analisa Milton.

O graduando em Dança destaca que o apoio da orientadora foi fundamental para o sucesso de seu esforço no isolamento social: “Em alguns momentos tive a sensação de estar só, numa bolha falando comigo mesmo. Nesses momentos as intervenções da minha orientadora, a professora Tainá Barreto, foram de suma importância para me trazer um direcionamento pra coisa fluir e a gente conseguir caminhar com o trabalho”.

 

Progresso no Ensino Remoto

Já a graduanda Raíssa Cristina Rosa Silva, do curso de Engenharia Civil, encontrou no ensino remoto a oportunidade de se aprimorar em seu propósito profissional. Ela pretende montar um escritório de projetos com equipe online e a situação gerada pelo contexto de isolamento social, que exigiu maior uso da tecnologia para o trabalho a distância, favoreceu o desenvolvimento da ideia que ela tinha para o trabalho futuro.

“Vou concluir faculdade em março e algumas mudanças eu achei super interessantes e viáveis pra área”, declara Raíssa. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Implantação da Metodologia Bim em um Pequeno Escritório de Projetos: Estudo de Caso, foi desenvolvido e apresentado com a colega Taiara Santos Souza.

Os temas pesquisados pelos formandos, bem como seus orientadores e integrantes das bancas avaliadoras, podem ser conferidos no quadro abaixo. Além dos sete formandos, outros 15 alunos de 9º período da Engenharia Civil também fizeram nos últimos dias as defesas de TCC 1, que é um momento de apresentação do projeto de pesquisa à banca examinadora, que posteriormente vai referendar no TCC 2 todo o trabalho realizado.

 

Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Aluna

Título do TCC

Orientador/a

Banca Avaliadora

Thaize Araujo de Carvalho

 

Educação e gênero: análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Goiás, campus Goiânia Oeste e Aparecida de Goiânia

Keith Daiani da Silva Braga

 

Aleir Ferraz Tenório

 

Josiane dos Santos Lima

 

Jacy Rocha dos Santos Ramos

 

Fundamentos da Modalidade de Ensino da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: um debate a partir da metodologia de Paulo Freire

Danyllo Di Giorgio Martins da Mota

Aleir Ferraz Tenório

 

Keith Daiani da Silva Braga

 

Késia Mendes Barbosa Oliveira

Jaqueline Ribeiro Alves Ferreira da Costa

 

Cultura Surda, Inclusão e Bilinguismo: um debate a partir de uma experiência

educacional no IFG Aparecida de Goiânia

Danyllo Di Giorgio Martins da Mota

Aleir Ferraz Tenório

 

Thiago Cardoso Aguiar

 

Suplente: Waleria Batista da Silva Vaz Mendes

 

Lígia Gonçalves

 

Inclusão de Surdos e Pedagogias Visuais: Revisitação do Laboratório de Didáticas e Práticas de Ensino

Alexandre José Guimarães

Késia Mendes

 

Ana Rita Silva

 

Suplente: Mônica Mitchell

 

Licenciatura em Dança

Aluno

Título do TCC

Orientadora

Banca Avaliadora

Milton Aires

CENA-MEMÓRIA: Poética de atuação de um ator dançarino

Tainá Dias de Moraes Barreto

 

Giovana Consorte

  Kleber Damaso

 

Bacharelado em Engenharia Civil

Aluna

Título do TCC

Orientadora

Banca Avaliadora

Rafaela Cecília Rodrigues de Deus

Análise dos requisitos de segurança contra incêndio da norma de desempenho aplicados aos materiais de uma edificação habitacional no município de Goiânia/GO

Maria de Jesus Gomides

Andrielli Morais de Oliveira

 

Wilson Marques Silva

 

Raissa Cristina Rosa Silva

 

Taiara Santos Souza

Implantação da Metodologia Bim em um Pequeno Escritório de Projetos: Estudo de Caso

Maria de Jesus Gomides

Marcus Vinícius Araújo da Silva Mendes

 

Wilson Marques Silva

 

TCC 1 - Bacharelado em Engenharia Civil

Aluno/a

Título do TCC

Orientador/a

Banca Avaliadora

Daniel Neto dos Santos

 

Lucas Barbosa Tavares

ANÁLISE DO DIMENSIONAMENTO DAS ESTACAS HÉLICE CONTÍNUAS MONITORADAS, A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIO DE PROVA DE CARGA ESTÁTICA EM OBRAS DE GOIÂNIA

Arlam Carneiro Silva Júnior

Rosinete Bandeira

 

Ricardo Fernandes de Andrade

Gabriela Alves de Morais

 

Geovana Xavier Oliveira Porto

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BOTAFOGO, EM GOIÂNIA (GO), ATRAVÉS DE MODELAGEM HIDROLÓGICA

Arlam Carneiro Silva Júnior

Rosinete Bandeira

 

Wilson Marques Silva

Amanda Gonçalves Medeiros

 

Gabriel Coelho Fava

 

 

COBERTURA VERDE: ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS, VIABILIDADES E VANTAGENS EM RELAÇÃO À COBERTURA CONVENCIONAL

Maria de Jesus Gomides

Douglas Pereira da Silva Pitaluga

 

Tiago Godoi Ribeiro

Rogério Alves Bernardo

A IMPLEMENTAÇÃO DA INFRAESTRUTURA VERDE COMO SOLUÇÃO PARA AS ENCHENTES NO MEIO URBANO: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO

Rosinete Fernandes Bandeira

Maria de Jesus Gomides

 

Tiago Godoi Ribeiro

Karyne Albuquerque de Sá

 

Rafaela Soares de Almeida Carmo

ESTUDO DECORRENTE DA EXECUÇÃO INADEQUADA DE IMPERMEABILIZAÇÃO NA FIADA FALSA OCASIONANDO SURGIMENTODE INFILTRAÇÃO POR CAPILARIDADE ASCENDENTE EM UM EMPREENDIMENTO EM GOIÂNIA

Maria de Jesus Gomides

Rosinete Bandeira

 

Álvaro Pereira do Prado Neto

Igor Martins Andrade

 

Talles Bruno da Silva

COMPARATIVO DO CONTROLE TECNOLÓGICO DE CONCRETO ENTRE UMA OBRA DE GRANDE E PEQUENO PORTE E SUAS POSSÍVEIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS

Álvaro Pereira Do Prado Neto

Luciano Calaça Alves

 

Thiago Augusto Mendes

Nayara Maranha da Silva

COMPARAÇÃO DE UM PROJETO FEITO NOS SOFTWARES HYDROS E QI HIDROSSANITÁRIO

Wilson Marques Silva

Rosinete Bandeira

 

Arlam Carneiro Silva Júnior

Márcio Paim Pamplona Fernandes

 

OS EFEITOS DA OCUPAÇÃO DO RECUO FRONTAL DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS NA MOBILIDADE URBANA EM APARECIDA DE GOIÂNIA

Álvaro Pereira do Prado Neto

Ricardo Fernandes de Andrade

 

Ana Maria Barboza lemos

Estevão Durante Foizer Oliveira

 

Lucas Florindo Lopes

 

APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE GESTÃO DE OBRAS DE GRANDE PORTE EM UMA OBRA HORIZONTAL DE MÉDIO PORTE EM GOIÂNIA

Álvaro Pereira do Prado Neto

Ricardo Fernandes de Andrade

 

Wilson Marques Silva

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página