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Divulgação

15 pesquisas do programa de iniciação científica e tecnológica foram selecionadas para o Caderno em.Formação

Anais estão publicados na página do evento, no Sugep

  • Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h57
  • Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 15h07
Caderno em.Formação
Caderno em.Formação

Pesquisas dos programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, da vigência 2018-2019, foram selecionados para publicação no Caderno institucional em.Formação. A publicação é realizada pela Editora do Instituto Federal de Goiás (IFG). A previsão é de que o próximo caderno seja disponibilizado em meio online, na página eletrônica da Editora IFG.

Ao todo, 15 pesquisas vão compor o caderno, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras, Linguística e Artes; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Multidisciplinar. Elas foram desenvolvidas durante um ano e apresentadas no 12º Seminário de Iniciação Científica (12º SICT), realizado em novembro, no Câmpus Aparecida.

Segundo o diretor de Pesquisa e Inovação, da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), a seleção foi realizada com um grupo de trabalhos. “Os orientadores indicaram a vontade de concorrer à publicação, então uma comissão de avaliadores internos e externos se baseou nas notas atribuídas às apresentações dos estudantes e selecionou os trabalhos divididos em áreas do conhecimento”, afirma.

Os trabalhos dos participantes do 12º Seminário de iniciação Científica e Tecnológica da Instituição (SICT) estão publicados nos anais do evento, com os resumos das pesquisas, em página do Sugep (veja os anais).

 Veja os projetos selecionados para o caderno:

 Áreas: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras, Linguística e Artes

Câmpus Anápolis

O Mobralem Goiás (1970-1985): Vozes silenciadas

Câmpus Anápolis

O gerenciamento das atividades aeroportuárias: um estudo de caso do Aeroporto Internacional de Viracopos

Câmpus Goiânia

A Percepção dos alunos do curso de bacharelado em Turismo do IFG sobre a cidade de Goiânia e seus atrativos turísticos

Câmpus Goiânia

A Influência da Sinalização Turística de Goiânia no Deslocamento de Turistas e Moradores Locais no Espaço Urbano e no Conhecimento dos Atrativos Turísticos da Cidade.

Câmpus Luziânia

Literatura, empoderamento e resistência das mulheres negras: Catherina Fernandes Peres e Carolina Maria de Jesus

 

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Câmpus Goiânia

Estudo do Comportamento de Quatro Solos Finos do Munícipio de Goiânia com base na Classificação Expedita MCT

 

Câmpus Luziânia

Estudo e implementação de sistemas distribuídos em java para operações sobre matrizes

Câmpus Uruaçu

Blocos de Concreto para Pavimentação: Análise da Viabilidade da Incorporação de Rejeito de Minério para a sua Produção

Câmpus Itumbiara

Diagnóstico Energético em um Edifício Público: Eficiência Energética e Sustentabilidade

 

Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Multidisciplinar

Câmpus Anápolis

Compostos bioativos com potencial farmacológico produzidos por fungos

Câmpus Formosa

Aspectos genéticos relacionados ao Transtorno do Espectro autista (TEA)

Câmpus Formosa

Identificação das possíveis causas do aumento dos acidentes com escorpião e a análise das suas notificações entre os anos de 2008 a 2018 na região de Formosa, Goiás

Câmpus Goiânia Oeste

Análise da Ação Antimicrobiana do Óleo Essencial de Sucupira-Branca (Pterodon emarginatus) Sobre Cepas de Streptococcus pyogenes

Câmpus Goiânia

Expansão de planta piloto de biogás

 

Câmpus Inhumas

A fotonovela no ensino de química:  uma proposta de projeto de trabalho

 

Veja o resultado com os selecionados para o Caderno em.Formação.

Veja os anais.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

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