“Coleção IFG” comemora um ano na Semana do Livro e da Biblioteca do IFG Aparecida
O espaço criado para expor produções intelectuais de servidores do câmpus e publicações da Editora IFG conta atualmente com 57 títulos, sendo o professor Lucas Maia o servidor que mais disponibilizou obras autorais ao acervo
O espaço “Coleção IFG” da Biblioteca do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia, com títulos de livros escritos ou organizados por professores do câmpus e com publicações da Editora IFG, está completando um ano de criação. O aniversário está sendo celebrado na Semana do Livro e da Biblioteca, em curso de 29 a 31 de outubro no IFG Aparecida. Criada com o objetivo de divulgar essas produções técnico-científicas e literárias e também de promover a preservação da memória institucional do câmpus, a estante conta atualmente com 141 volumes de 57 títulos de obras. Na abertura da programação da Semana, a bibliotecária Thalita Franco Santos Dutra convidou os servidores a contribuir com o acervo, doando suas produções intelectuais para consulta e leitura pela comunidade acadêmica e por visitantes.
O docente que mais disponibilizou livros autorais ou de sua organização editorial ao acervo até o momento é o professor Dr. Lucas Maia, que tem oito títulos na Coleção, sendo quatro como autor e quatro como organizador. Sua publicação mais recente, “Psicanálise e Utopia em Ernst Bloch”, foi publicada neste mês de outubro e entregue à Biblioteca após o Café Literário que abriu a programação da Semana.
Valorização do pensamento crítico
A obra faz uma análise da crítica do filósofo alemão Ernst Bloch à psicanálise e avalia a contribuição de Bloch para o marxismo. “A psicanálise e o marxismo se encontram na obra de Bloch de modo bastante criativo e inovador. Foi justamente este processo de assimilação que demonstrei em meu livro”, explica Lucas Maia. Ele informa que a publicação demonstra como o filósofo assimila teorias e conceitos da psicanálise (como desejo, sonhos, pulsão, etc.) e como torna as conquistas dessa ciência na compreensão do humano em base para suas elaborações filosóficas em torno da utopia.
Ernst Bloch é considerado o maior teórico da utopia e um dos mais importantes representantes do chamado Marxismo Ocidental, ao lado de pensadores como Antonio Gramsci, Georg Lukács, Erich Fromm, entre outros. Lucas Maia destaca que Bloch é um filósofo no sentido tradicional do termo, ou seja, que desenvolveu uma filosofia própria, e que sua análise sobre o marxismo foge de chavões, esquemas mecanicistas e deformações que normalmente são feitas sobre o pensamento de Karl Marx. O fato é demonstrado na produção literária de Lucas, o que faz com que a obra seja uma boa sugestão de leitura “para quem tenha qualquer curiosidade ou interesses em se aprofundar no marxismo longe dos dogmatismos”, conforme informa o autor. A leitura do livro é bem recomendada também aos que se interessam pela relação que existe entre marxismo e psicanálise.
O professor Lucas Maia relata que a obra de Ernst Bloch, ainda pouco conhecida e pouco traduzida no Brasil, é composta de dezenas de densos volumes, que se destacam sobretudo na qualidade e inovações que ele realiza em vários campos do saber, em especial a filosofia. Por ser um pensador que defende a educação crítica e questiona as estruturas sociais, pode ser um estudo valioso aos estudantes dos cursos de Licenciatura e a todos os que valorizam o desenvolvimento do pensamento crítico. “Entender sua teoria e as ambições políticas que nela estão imbricadas interessa sobremaneira àquele que quer se tornar professor, pois, numa sociedade como a brasileira, a assumência desta carreira acaba inevitavelmente jogando o professor na luta, no combate. E, para mim, luta melhor, quem sabe mais e melhor. Deste modo ler a obra de Bloch, bem como aqueles que comentam, analisam seu pensamento é uma tarefa para todo aquele que se engaja na luta e quer desenvolver uma concepção crítica do mundo existente”, afirma Lucas Maia.
Instituição que produz conhecimento
O professor Lucas Maia elogia a iniciativa da Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG por criar a Coleção IFG, espaço no qual os docentes podem socializar suas produções. Ele acha importante que os servidores que têm algum tipo de produção intelectual, seja ela literária, filosófica, científica ou de outra natureza, disponibilize tais materiais à comunidade acadêmica, tanto para a divulgação dos trabalhos entre pares e estudantes, como para demonstrar que o IFG é também uma instituição onde se produz conhecimento. “Os estudantes terem contato com os trabalhos de seus professores é enriquecedor, pois eles podem perceber que seu professor, além de reproduzir o conhecimento já produzido em suas aulas, também produz saber novo”, afirma.
Lucas completa que a produção de conhecimento é objetivo das instituições federais de ensino, que se alicerçam no tripé ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas realizadas por ele e pelos demais docentes, conforme afirmou, culminam não necessariamente em livros, mas em variadas outras formas de divulgação, como capítulos de livros, artigos em periódicos e artigos de opinião, por exemplo, o que eleva a qualidade das aulas. “A pesquisa serve para mim como elemento que enriquece as discussões que realizo, além de seus produtos também serem trabalhados em sala de aula. A unidade entre ensino e pesquisa é não só uma de nossas atribuições, mas é, sobretudo, uma necessidade. Pode-se ensinar, com mais clareza e profundidade, quando se é também pesquisador ativo. Para mim, a pesquisa é base para outros processos, entre eles a extensão e o ensino. Deste modo, diria que a pesquisa está também na sala de aula”, ressaltou.
Títulos de obras do Espaço IFG da Biblioteca do IFG Aparecida de autores/organizadores que são servidores do câmpus:
Alexandre José Guimarães
- Paisagens da Pesquisa em Arte na Educação Básica - (organizador com Roberto Rodrigues, Ana Lara Vontobel Fonseca e Cristiano Aparecido da Costa)
Giovana Consorte
- Por uma educação ambiental que dança
- Discutindo juventudes: microrrevoluções entre a cultura e a educação - (em coautoria com Rousejanny Ferreira)
Gláucia Rosalina Machado Vieira
- Estudos em agronegócio: pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás - (organizadora com José Elenilson Cruz e Sônia Milagres Teixeira)
Kelio Junior Santana Borges
- Literatura infantil e juvenil: desvios criativos, diversidade e emancipação em processo
- Percursos e travessias: a literatura infantil e juvenil em perspectiva
- Dante Alighieri: o poeta, o místico e o enamorado - (organizador com Suzana Yolanda Machado Cánovas e Sueli Maria de Regino)
- Traços de Essencialidades: Mulher, literatura e gênero em Marina Colasanti - (organizador)
- Três percursos pelo imaginário: Dante, o duplo e o fantástico - (organizador com Letícia Cristina Alcântara Rodrigues)
Késia Mendes Barbosa de Oliveira
- A sacralização da arte e do artista
Lucas Maia
- Comunismo de conselhos e autogestão social
- Leitura epistêmica de O Capital
- Nem partidos, nem sindicatos: a reemergência das lutas autônomas no Brasil
- Psicanálise e utopia em Ernst Bloch
- Marx e o capital bancário - (em coautoria com Nildo Viana)
- Qual o sentido do voto nulo?: reflexões críticas sobre democracia e eleições - (organizador)
- Classes, estado & sindicalismo - (organizador com José Santana da Silva e Lisandro Braga)
- Nildo Viana: Dialética e Contemporaneidade - (organizador com Edmilson Marques)
Luciana Gomes Ribeiro
- Breves danças à margem
Renato Araújo Teixeira
- No descompasso da metrópole: um estudo sobre a dinâmica espacial da região metropolitana de Goiânia a partir do município de Inhumas
- Dialogar é preciso: estudos e experiências interdisciplinares na escola - (organizador)
Roberto Rodrigues
- Paisagens da Pesquisa em Arte na Educação Básica - (organizador com Alexandre José Guimarães, Ana Lara Vontobel Fonseca e Cristiano Aparecido da Costa)
Rousejanny Ferreira
- Balé sobre outros eixos: traçados de William Forsythe para a criação das tecnologias de improvisação
- Discutindo juventudes: microrrevoluções entre a cultura e a educação - (em coautoria com Giovana Consorte)
Thiago Augusto Mendes
- Ambiente em Foco: formação de professores, tecnologias e sustentabilidade - (organizador com Alessandro Silva de Oliveira)
Wanderley Azevedo de Brito
- Educação de Jovens e Adultos: metodologias da aprendizagem para a educação profissional - (organizador com Kátia Ribeiro da Silva Hidalgo, Lucivânio Oliveira Silva, Márcia Júlia dos Santos Sousa, Milton Ferreira de Azara Filho e Míriam Gomes Avelar Moraes)
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
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