Turweek reúne estudantes e pesquisadores da área de Turismo e Hospitalidade
Tema este ano aborda tecnologia, hospitalidade e sustentabilidade. Atividades vão até dia 14 de fevereiro
Começou nessa quarta-feira, 12 de fevereiro, a 5ª edição da Turweek - Semana de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A abertura do evento foi realizada no Teatro do IFG, reunindo estudantes, docentes, egressos e profissionais da área de Turismo e Hospitalidade. Quase 300 pessoas se inscreveram para participar desta edição, que tem como tema “Turismo 5.0: Tecnologia, Hospitalidade e Sustentabilidade”. A mesa diretiva da abertura foi composta pela presidente da comissão organizadora do evento, professora Fernanda Rodrigues Vieira, pela coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade, professora Sandra Santos Faria, pela diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira e pelo Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I, professor Rafael Gonçalves Borges.
Fernanda Vieira afirmou que a programação desta edição foi estruturada com base nos desafios contemporâneos do setor. “Considerando os avanços tecnológicos disruptivos, como Realidade Virtual, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, os estudantes buscaram construir um debate que posicionasse o turismo, o meio ambiente e o ser humano no centro desse processo de transformação”, explicou. Em seu discurso, Fernanda falou sobre o termo Turismo 5.0, explicando que deriva da expressão “Sociedade 5.0”, que é aquela que incorpora as tecnologias da indústria 4.0 e as utiliza para o bem-estar das pessoas e o bem-estar do planeta, indo além de resultados financeiros. “Realidade aumentada, realidade virtual, Inteligência Artificial, Internet das Coisas - tudo isso está remodelando a nossa visão de mundo, as nossas relações interpessoais e as nossas experiências junto ao turismo […] Vivemos em uma era em que as tecnologias não estão apenas transformando o turismo, mas reescrevendo o próprio conceito de experiência. Dessa forma, o turismo 5.0 chama a atenção para o que há de mais importante nesse processo e que não devemos esquecer, que são as pessoas e o ambiente onde vivemos. Por mais que a inteligência artificial e as demais tecnologias agilizem o nosso fluxo de trabalho, no fim das contas, o turismo continua sendo sobre relações humanas, contato com a natureza, cultura e pertencimento. Neste contexto a dimensão humana não pode ser substituída” disse a professora.
Sandra Santos Faria falou sobre a área de Turismo e Hospitalidade, da qual é coordenadora, explicando que é composta por 3 cursos: Técnico em Gastronomia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Bacharelado em Turismo e Especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade, que são cursos denominados regulares dentro do IFG. Ela abordou as atividades características do Turismo, destacando a área da alimentação e a importância do curso de gastronomia, que capacita pessoas para o mercado de trabalho. Citou também os cursos de curta duração no formato FIC (formação inicial continuada) que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade, entre eles o Saberes e Sabores (curso já encerrado), e o curso de copeira desenvolvido dentro do programa federal Mulheres Mil, com 41 mulheres atualmente matriculadas. Segundo Sandra, “a oferta desses cursos advém de um compromisso social da área de Turismo e Hospitalidade e do departamento de áreas acadêmicas 1. Sabemos que essas alunas melhorarão seus currículos e levarão consigo um nome forte na carta de apresentação quando se candidatarem a um novo emprego. Temos consciência de que o IFG somos todos nós e assumimos o desafio de contribuição para a redução da desigualdade social, que sempre foi tão marcante no nosso país. Esta é uma missão de todos nós servidores do IFG”.
A Turweek é realizada com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape), por meio do Edital nº 02/2024. Segundo Fernanda Vieira, foi graças ao incentivo que foi possível trazer o palestrante Thiago Akira Ogura, que realizou a primeira palestra do evento.
Thiago abordou as novas tendências do Marketing no Turismo - numa era em que tudo muda muito rápido e é necessário chegar a uma combinação inteligente entre inovação e humanização - explicando que o Turismo 5.0 representa a convergência da Tecnologia com a Hospitalidade e a Sustentabilidade. Falou que há estudos indicando as profissões de alta demanda no mercado atual, e que entre essas profissões, estão assistente de eventos e agente de viagens. Thiago fez uma análise do atual mundo tecnológico, afirmando que o trabalho mais operacional ficará para as máquinas e robôs e o mercado de trabalho, inclusive de Turismo, precisará de pessoas mais humanas e criativas, priorizando a personalização de experiências.
Thiago aconselhou os estudantes a ficarem atentos, pois há uma demanda crescente no Turismo por profissionais que entendem de Inteligência Artificial e tecnologia. “Minha intenção aqui nesta palestra é conscientizar vocês sobre outras caixinhas em que o Turismo pode atuar e não tá tendo gente ocupando, que varia de marketing, tecnologia, inovação, dados e sustentabilidade – são áreas que a gente tem que trazer gente de fora do turismo e que não entende nada de turismo e demora muito mais pra aprenderem […] então vocês têm que aproveitar essa oportunidade de buscar essas especialidades porque vocês vão ser diamantes pro mercado”.“O Turismo 5.0 já está nesse caminho de humanização das tecnologias”, acrescentou o palestrante. A palestra teve mediação do professor Leonardo Ravaglia, também da área de Turismo e Hospitalidade.
A Turweek vai até o dia 14 de fevereiro e contará com palestras, oficinas, mesas redondas e atividades interativas que exploram a integração entre tecnologia, hospitalidade e sustentabilidade, pilares do turismo atual. O evento tem como público-alvo estudantes, docentes e profissionais das áreas de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, além de interessados em Tecnologia e Sustentabilidade aplicadas ao setor.
Acesse a programação da 5ª Turweek
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais