IFG é contemplado em projeto de incentivo ao ingresso de meninas nas ciências, engenharias e computação
Estudantes da rede pública do ensino básico vão receber bolsas júniores para reconhecerem suas potencialidades
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O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai coordenar a execução do projeto “Meninas e mulheres criando ciência em rede”, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com orçamento de cerca de R$ 1,2 milhão, o projeto busca incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas das ciências, tecnologia, engenharias e matemática (sigla Stem em inglês).
A proposta do IFG foi contemplada na chamada pública CNPq/MCTI/MMulheres Edital nº 31/2023 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O projeto é coordenado pela professora Renatha Candida da Cruz, do Câmpus Uruaçu, e conta com a parceria dos Institutos Federais do Acre e da Paraíba e também da Universidade Estadual de Goiás, para a formação de uma rede nacional de atuação por até 36 meses.
A maior parte dos recursos financeiros (R$ 1,1 milhão) será destinada ao pagamento de bolsas para estudantes, professores e colaboradores. Cerca de 150 estudantes de escolas públicas do ensino básico vão receber bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), durante 12 meses, para poderem conhecer e reconhecer seus potenciais nas áreas Stem e 15 estudantes de cursos superiores nas áreas de exatas vão receber bolsas de Iniciação Científica (IC).
Além dos estudantes, 20 docentes da educação básica que atuam em áreas Stem serão contemplados com bolsas de Apoio Técnico de Nível Superior (AT-NS); três colaboradoras vão receber bolsas para o Apoio à Difusão do Conhecimento em Nível 1C (ADC-1C); e uma pesquisadora receberá uma bolsa de Pós-Doutorado Júnior.
O projeto "Meninas e Mulheres Criando Ciência em Rede" conta com cinco eixos temáticos: Automação, Bioeconomia, Nanobiotecnologia, Educação Ambiental e Eficiência Energética. As ações em cada eixo serão realizadas por meio de mentorias direcionadas às bolsistas, sempre com o objetivo de desenvolver a autonomia e o protagonismo de meninas e mulheres ao longo do projeto.
Abrangência
A proposta metodológica prevê planejamento, execução e avaliação de ações e atividades presenciais ou remotas, locais, regionais ou nacionais, de ensino, pesquisa e extensão. Além dos eixos temáticos, também serão observados os seguintes eixos transversais: acompanhamento de egressas; questões de gênero; habilidades Stem; formação de professores e divulgação científica.
As escolas parceiras de educação básica do projeto serão tanto os Institutos Federais, compreendendo as turmas de ensino médio, quanto escolas da Rede Estadual de Educação, dos diferentes estados, com turmas de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental.
Nas escolas parceiras serão formados grupos de estudo, compostos pelas professoras bolsistas, estudantes bolsistas, graduandas bolsistas e voluntários que de forma cooperativa e colaborativa vão realizar reuniões semanais, voltadas ao desenvolvimento de atividades investigativas para a resolução de problemas com relevância local/regional.
Os grupos de estudos também vão desenvolver atividades voltadas para outros estudantes não bolsistas nas unidades escolares e para a comunidade externa. Serão realizadas palestras, apresentações lúdicas, mostras, feiras de ciências, entre outras, para a popularização da ciência e divulgação das ações do projeto.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
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