Segundo ciclo de Diálogos sobre Conservadorismo começa no dia 14
Novo eixo aborda diversos temas associados à escola, como Escola Sem Partido, ideologia de gênero, poder, religião e cidadania
As aulas no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) recomeçam na próxima segunda-feira, 6 de agosto, e a comunidade, interna e externa, já pode se preparar para o segundo ciclo de Diálogos sobre Conservadorismo, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho (NEP-TECC) que terá, como tema, Expressões na Educação.
O ciclo desenvolverá diálogos com todo aquele que se propuser a participar, partindo da ideia de que a escola é um local em disputa, principalmente, quando se trata de garantir o direito à cidadania por grande parte da população.
Os encontros continuarão acontecendo na sala do NEP-TECC, localizada no Bloco Administrativo, a partir das 14h30, conforme calendário. Para enriquecer e nortear os diálogos, o NEP-TECC indica a leitura de diversas obras, elencadas abaixo.
DATA DOS ENCONTROS |
SUBTEMA |
TEXTOS |
14/08 |
Escola Sem Partido: algumas definições. |
· RAITER, Rodrigo. 14 Perguntas e Respostas sobre o “Escola Sem Partido”. In: A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). São Paulo: Ação Educativa, 2016. · ALGEBAILE, Eveline. Escola sem Partido: o que é, como age, para que serve. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (org) Escola "sem" partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. · FREITAS, Nivaldo & BALDAN, Merilin. Dossiê Escola Sem Partido e Formação Humana. Revista de História e Estudos Culturais. Vol 14, Ano XIV, nº 1, 2017. |
28/08 |
Direitos educacionais ameaçados pelo “Programa ESP” |
· GADOTTI, Moacir. A Escola Cidadã frente à “Escola sem Partido”. In: A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). São Paulo: Ação Educativa, 2016. · PENNA, Fernando. O Escola sem Partido como Chave de Leitura do Fenômeno Educacional. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (org) Escola "sem" partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. · PENNA, Fernando. Programa Escola Sem Partido: Uma ameaça à educação emancipadora. In: GABRIEL, Carmen; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus. (org.) Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2016. |
11/09 |
A falácia da “ideologia de gênero”: apropriação pejorativa do conceito de gênero e a plataforma política conservadora |
· O´LEARY, Dale. A Agenda de Gênero: Redefinindo a Igualdade. · REIS, Toni & EGGERT, Edla - Ideologia de Gênero - Uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 138, p.9-26, jan.-mar., 2017. · FURLANI, Jimena. “Ideologia de Gênero”: Explicando as confusões teóricas presentes na cartilha. Florianópolis: FAED, UDESC, Laboratório de Estudos de Gênero e Família, 2016. · FURLANI, Jimena. Gêneros e Sexualidades: Problematizando a educação e processos de produção de conhecimentos. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 12, n. 1, jan./jun. 2010 |
25/09 |
Conservadorismo, poder e religião |
· MAFRA, Clara, SWATOWISKI, Claudia & SAMPAIO, Camila. O Projeto Pastoral de Edir Macedo: Uma igreja benevolente para indivíduos ambiciosos? Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 27, n° 78, 2012. · MACEDO, Edir. Plano de Poder. (trechos selecionados) |
09/10 |
Educação e Cidadania |
· ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. (trechos selecionados) - capítulos: "O que significa elaborar o passado"; "Educação após Auschwitz"; "A educação contra a barbárie". · CHARLOT, Bernard. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. (trechos selecionados) – capítulo: Educação e Política |
Acesse aqui o material.
Setor de Comunicação Social/ Câmpus Formosa
Redes Sociais