Sistema SUAP ganha novas funcionalidades
O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) passou a contar desde o último sábado, 19, com novas funcionalidades, após uma atualização realizada com a versão mantida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Com a nova versão, foram feitas mudanças no layout, disponibilizando novos módulos e funcionalidades, além de correções de erros e implementação de melhorias.
Segundo a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal de Goiás (IFG), “O trabalho de atualização, realizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas e Coordenação de Infraestrutura e Redes da Diretoria de Tecnologia da Informação, durou cerca de oito meses para que todo o código customizado pelo IFG pudesse ser integrado a uma versão mais recente disponibilizada pelo IFRN. Destaca-se ainda que todas as funcionalidades em uso pela Instituição foram testadas para garantir o pleno funcionamento do sistema após essa complexa atualização”.
A DTI informa que, caso a tela do SUAP apresente alguma desconfiguração, é preciso pressionar as teclas Ctrl + F5 para atualizá-la. Entre as principais funcionalidades incluídas nesta atualização estão:
Geral:
- Melhorias na interface de usuário e correção de erros internos;
- Disponibilização de novo tema: Gov.br;
- Tela de notificações para alertar o usuário de prazos e ações do sistema. Nesta tela, o usuário pode gerenciar quais notificações quer receber;
- Logins realizados em dispositivos desconhecidos passam a ser notificados por e-mail ao usuário;
- Acesso de pessoa estrangeira por número do passaporte;
- Foram disponibilizadas funcionalidades em diversas páginas para melhoria de acessibilidade;
- Permissão do usuário de informar erro em tela do SUAP diretamente pelo sistema, para que seja atendido pela equipe de TI;
Documento Eletrônico:
- Disponibilização da opção de favoritar documento (marcando o ícone estrela). Os documentos favoritados ficam agrupados no menu Favoritos do Dashboard;
- A funcionalidade Registro de Emissão permite realizar o registro de documentos emitidos, podendo cadastrar a data de emissão, o código verificador, o documento em pdf e gerenciar a validade do mesmo;
- Ao realizar o registro de emissão de documento, será possível a verificação de autenticidade do documento em página pública;
- Exibição da informação do tamanho, em Mb, atual e máximo permitido pelo SUAP para criação de um documento eletrônico;
- Permissão para solicitar assinatura de alunos (login pela matrícula) não precisando mais cadastrar o aluno como prestador de serviços.
Processo Eletrônico:
- Permissão de exportar a relação de processos para uma planilha;
- Mais filtros para pesquisar na caixa de processos;
- Melhorias na interface de visualização de documentos do processo;
- Permissão ao servidor de visualizar em tela única todas as permissões que possui no módulo de documento e processo eletrônico, onde o próprio servidor poderá retirar a permissão quando for necessário.
Gestão de Pessoas:
- Disponibilização do módulo de Pagamentos, que realiza processos de cálculos de pagamento. Neste momento foram disponibilizados 15 tipos de cálculos;
- Reativação temporária de servidores, para casos em que o servidor não possui mais vínculo, porém necessita ter acesso ao sistema por mais um período;
- Importação de dados dos servidores do SIAPE via Webservice, permitindo atualizar dados dos servidores de forma mais facilitada e sem necessidade de aguardar a rotina semanal de atualização;
- Novo submódulo para gestão de servidores em licença capacitação;
- Novos relatórios de gestão de pessoas disponíveis.
Contratos:
- Novos cadastros de tipos de anexos e tipos de documentos comprobatórios.
Central de Serviços:
- Novos filtros na tela de Indicadores (menu Central de Serviços > Relatórios > Indicadores).
Atividades Estudantis:
- Melhorias no perfil do aluno e na tela de inscrição, em Programa Estudantil.
Ponto Eletrônico:
- Novo relatório: Abonar Frequências por Setor.
Extensão:
- Demandas Externas - Nova funcionalidade que para abrir um canal de comunicação com a comunidade externa para possibilitar a apresentação de demandas.
Plano de Trabalho Docente:
- Disponibilização do portal público para acesso aos planos e relatórios de atividades docentes;
- Melhorias nas notificações aos usuários.
Novo Módulo: Gerenciador de Projetos:
- Módulo que substituirá o sistema Redmine (projetos.ifg.edu.br) para gestão de projetos institucionais.
Outros módulos disponibilizados para análise e implantação de acordo com a priorização do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e setores demandantes:
- Gestão de eventos
- Tesouro Gerencial
- Boletim de Serviço
- Catálogo Digital / Integração com Gov.br
- Demandas de TI
- Desenvolvimento Institucional / Acompanhamento do PDI e Planejamento Estratégico
Histórico
Desde a adoção do SUAP, em 2012, diversos módulos foram implantados no IFG para automatizar processos institucionais, gerir informações e subsidiar a gestão na tomada de decisão. Segundo a DTI, são mais de 50 mil acessos por mês no sistema, mais de 30 módulos implantados e em utilização no IFG. Dentre os módulos em uso, destacam-se: Gestão de Pessoas, Atividades Estudantis, Projetos de Pesquisa, Ações de Extensão, Central de Serviços, Processo e Documento Eletrônico, Encceja, Ponto Eletrônico, Frota, Contratos, Visitantes, CENSUP, Reserva de Ambientes, Cursos e Concursos, Enquetes, Comunicador/Ensino, CNPQ; Afastamento e Plano de Trabalho Docente.
A DTI afirma que os próximos módulos do SUAP a serem implantados seguirão a priorização de demandas de sistemas contida no PDTI 2021-2023, que está disponível no link: https://www.ifg.edu.br/dti?showall=&start=3
Acesse o SUAP IFG e conheça as novas funcionalidades.
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