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GESTÃO

Reitoria do IFG estabelece calendário de reuniões com a comunidade acadêmica

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 10h36 | Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 19h41

As reuniões serão importantes para que sejam apresentadas  as ações que estão sendo planejadas e executadas  na Instituição neste período

imagem sem descrição.

A Reitoria do Instituto Federal de Goiás construiu junto com os 14 câmpus um calendário de reuniões, que serão realizadas a partir do dia 27 de julho. Com o objetivo de estabelecer um diálogo com a comunidade acadêmica e apresentar as ações que estão sendo planejadas e executadas para a retomada do calendário letivo de 2020, esses encontros serão importantes para esclarecer os principais eixos do Plano de Ação. Esses eixos dizem respeito à reelaboração dos calendários; à conectividade; à capacitação; ao Sistema de Ensino Emergencial (SEE); aos equipamentos e protocolos de biossegurança necessários para o momento do retorno das atividades presenciais. As reuniões serão virtuais, e o painel será composto pelo reitor, pelos pró-reitores, pela diretoria executiva e pelos diretores dos câmpus.

De acordo com o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, “a gestão irá estabelecer um diálogo com a comunidade de cada câmpus sobre as questões relacionadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, para que, de forma coletiva, possamos construir ações para minimizar os impactos dessa pandemia e garantir educação de qualidade, alcance dessas medidas para todos os estudantes, mesmo os que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, sobremaneira, para garantir a segurança e a preservação das vidas da comunidade interna e externa”. Além de trazer o contexto da pandemia, com o panorama das demais instituições da Rede Federal e das universidades, os gestores pretendem falar a respeito das políticas estabelecidas neste período e também dos documentos, decretos e portarias que foram e estão sendo criados neste período.

No Câmpus Águas Lindas, a reunião será no dia 27 de julho, segunda-feira, das 10h às 12h.

Os princípios norteadores desses encontros com a comunidade acadêmica, segundo a gestão, passam pela ideia de segurança, defesa e preservação da vida, pela isonomia, equidade, inclusão e diversidade, tendo como pano de fundo uma gestão democrática, transparente, participativa, no que diz respeito à discussão e à definição quanto às atividades institucionais e ao retorno das atividades acadêmicas.  Além disso, são levadas em consideração a garantia e a manutenção da qualidade das atividades acadêmicas, a defesa dos princípios, das finalidades, dos objetivos e das políticas pactuadas coletivamente e expressas nos documentos institucionais.

 

Ações e recursos

Ao longo desta pandemia, o IFG tem trabalhado e realizado diversas ações, tanto nos câmpus, quanto na reitoria. As ações englobam a produção e a entrega de materiais, como solução líquida de álcool, álcool gel, máscaras, kits saneantes, e também envolvem o fomento a pesquisas e projetos que visam ao combate à Covid-19. Além disso, a Instituição como um todo tem proposto cursos, palestras em formato de lives, atendimentos psicológicos e diversas ações e eventos, nos câmpus e também em parceria com outras instituições.

O IFG, nesse sentido, tem buscado alternativas para enfrentar o momento pelo qual a sociedade passa. E uma das ações para ajudar esse cenário dentro da Instituição foi a busca por recursos para auxiliar os estudantes vulneráveis socioeconomicamente. Assim, foi apresentada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) uma proposta voltada à aquisição de equipamentos para o IFG, com a finalidade de atender aos planos voltados à conectividade e ao acesso dos estudantes às atividades acadêmicas remotas emergenciais. A partir dessa ação, o IFG conseguiu receber um recurso descentralizado da Setec, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) 9.699 de “Compra de equipamento para conectividade”. Esse montante será usado na compra de máquinas para o acesso dos estudantes. Além desse recurso, conforme a gestão, serão utilizados outros referentes à Lei Orçamentária Anual do IFG para garantir que mais alunos tenham equipamentos e conectividade. O Decreto  nº  10.426,  de  16 de  julho  de  2020, que dispõe sobre a descentralização de créditos entre  órgãos e entidades da administração pública federal integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, por meio da celebração de termo de execução descentralizada pode ser acessado aqui

 

Reuniões nas pró-reitorias

Na Reitoria do IFG, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), desde o dia 9 de julho, junto com a Câmara de Ensino, tem discutido o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE). Composta pela pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon, e por representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente e pelos chefes de Departamento de Áreas Acadêmicas dos câmpus, a Câmara, junto com os integrantes de todas as áreas da Proen, tem atuado no sentido de apreciar as contribuições realizadas pelos colegiados dos câmpus para a formulação do documento, que deve ser agora sistematizado e revisado por um grupo de trabalho. Esse regulamento, a ser apresentado na próxima semana, será disponibilizado em uma instrução normativa publicada pela Instituição.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), por sua vez, realizou também reuniões direcionadas à retomada das atividades na pesquisa e na pós-graduação do IFG. Foram feitas reuniões com a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação; com os coordenadores da pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, na qual estiveram presentes gerentes de Pesquisa e Extensão dos câmpus. Também foi realizada reunião com os líderes de grupos de pesquisa e coordenadores de projetos de iniciação científica. A PROPPG informa, nesse sentido, que, como encaminhamento desses encontros, ficou definido que será elaborado documento com diretrizes para o retorno das atividades da pesquisa e da pós-graduação, nos moldes do Sistema de Ensino Emergencial (SEE). A minuta do documento será disponibilizada até o dia 24 de julho, para que sejam recebidas as contribuições e para que o documento possa ser discutido na Semana de Planejamento dos Câmpus.

 

Conectividade: Permanência e Apoio Didático

Falando de ações das Pró-Reitorias do IFG, uma ação recente, fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), diz respeito aos estudantes dos cursos presenciais que não contam com acesso à internet ou não contam com conexão adequada para participar do ensino remoto emergencial, aprovado pela Instituição conforme a Resolução Consup nº 20/2020, ou ainda que não possuem equipamentos de informática.

Para atender esses estudantes do IFG, já estão sendo divulgados editais para os programas Permanência - Conectividade e Apoio Didático - Conectividade. Os programas fazem parte da Política de Assistência Estudantil da Instituição e serão ofertados de forma complementar aos demais programas de Assistência Estudantil.

O Programa Permanência – Conectividade, segundo os editais, tem como objetivo propiciar a inclusão digital aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir da promoção de condições necessárias para a permanência e o êxito acadêmicos, excepcionalmente durante o ensino remoto emergencial, em decorrência da situação de pandemia da Covid-19. O Programa Apoio Didático – Conectividade, por sua vez, visa disponibilizar, em caráter de empréstimo, equipamentos aos estudantes vulneráveis socioeconomicamente, tais como computadores, notebookchromebooks ou tablets, tendo em vista as realizações de atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período excepcional de ensino remoto emergencial.

Os estudantes selecionados no Programa Permanência – Conectividade serão atendidos com a disponibilização de chip de telefonia celular com plano de dados móveis contratados pelo IFG ou SETEC/MEC ou por meio de pagamento de auxílio financeiro. Aqueles que forem classificados no Programa Apoio Didático - Conectividade poderão obter, por meio de empréstimo, computadores e outros equipamentos junto à instituição. As inscrições dos discentes devem ser realizadas por meio do SUAP. Para mais informações, consulte os editais disponibilizados pela Proex em cada um dos câmpus.

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