Servidora do IFG – câmpus Cidade de Goiás realiza pesquisa sobre Educação Patrimonial no Curso de Edificações
Como produto da pesquisa, foi elaborada uma cartilha para educação patrimonial aos estudantes do curso
A Educação Patrimonial no curso Técnico Integrado de Edificações do IFG – câmpus Cidade de Goiás foi o tema da pesquisa de mestrado da servidora técnica administrativa Lorena Moraes que teve seu trabalho aprovado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio – PROMEP da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A pesquisa incluiu aplicação de questionário aos estudantes do curso além da análise das disciplinas ofertadas e teve como produto final uma cartilha com informações sobre o patrimônio histórico material e imaterial, educação patrimonial e sobre o histórico do IFG e do curso de edificações.
Capa da cartilha que será publicada em breve
O Relatório Técnico apresentado à banca examinadora foi intitulado:“Territórios dos Saberes e Fazeres na Cidade de Goiás: a Educação Patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás – IFG, e o produto educacional Cartilha Interativa: “Patrimônio na Cidade de Goiás: um olhar além do edificado”. O trabalho foi aprovado e indicado para publicação. Participaram da banca examinadora: o orientador, Prof. Dr. Neemias Oliveira
da Silva (PROMEP/UEG), a Profª Drª Maria Dailza Conceição Fagundes
(PROMEP/UEG) e o Prof. Dr. Leandro Carvalho Damacena Neto (IFG).
Lorena explica que foi realizada análise do Curso de Edificações, do IFG – câmpus Cidade de Goiás, incluindo as legislações, o Projeto Pedagógico do Curso e das discussões acerca da Educação Patrimonial. “Além da pesquisa documental sobre as escolas profissionais, dos estudos sobre memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial, foram aplicados questionários com egressos e profissionais do curso, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico nas aulas”, explica.
Segundo a pesquisadora, a proposta do produto e do relatório técnico foi a de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos docentes material de apoio pedagógico para ser utilizado nas aulas, não só nas disciplinas que compõem o núcleo específico do curso de Edificações, mas objetivando também uma proposta interdisciplinar, para que temas envolvendo o Patrimônio Cultural possam ser discutidos levando em consideração a realidade conhecida pelos alunos.
A cartilha foi ilustrada pelo aluno Victor Teixeira, do curso de Licenciatura de Artes Visuais, e o projeto gráfico/diagramação feitos pelo professor de Artes, Wagner Falcão Carlos.
Reunião de devolutiva aos estudantes do Curso de Edificações
No último dia 24/11, foi realizada uma roda de conversa dentro da disciplina de Projeto Integrador Orientado (PIO), em que foi apresentada a pesquisa e o produto educacional. Para Lorena, o trabalho contribuirá com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que sejam inseridas as discussões sobre o Patrimônio Cultural dentro da realidade dos educandos, compreendendo que esse patrimônio vai além do edificado.
Em breve a cartilha será publicada e disponibilizada por meio de arquivo em pdf.
Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás com informações da pesquisadora.
Redes Sociais