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Formação de professores

Os institutos federais são forma de “enfrentamento à falta de formação adequada de professores”

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2024, 08h39

A fala foi feita em conferência, pelo coordenador institucional do PIBID, durante abertura oficial do Programa no IFG

 A abertura oficial do Pibid/IFG 2024-2026 inaugura a implementação dos projetos nas escolas das redes estaduais e municipais de educação e está sendo realizada de forma híbrida, com participação de 672 bolsistas de Iniciação à Docência matriculados nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Goiás (IFG) e 84 professores supervisores da Educação Básica, professores coordenadores de área e institucionais do Pibid no IFG, IFB e IFMT. 

Ontem, na abertura, a coordenadora institucional do programa no Instituto Federal de Brasília (IFB), professora Maria Pilar Acosta afirmou que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) “é uma política pública fundamental para a promoção dos direitos humanos”. A fala foi acompanhada pelos professores presentes à abertura do evento, que também reafirmaram a importância do PIBID como política pública de formação de professores no Brasil.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior, e de acordo com a diretora da área, Karla Ferreira Dias Cassiano,  “é muito importante para a fundamentação, orientação e consolidação dos projetos nas escolas, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso do IFG com a formação inicial e continuada de professores em articulação com as redes de Educação Básica”.

Durante a programação da abertura de ontem, 5, o professor do IFG Rafael Borges, coordenador institucional do programa, apresentou a conferência “Novas possibilidades e construção da identidade docente: o PIBID na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. A apresentação foi dividida em quatro momentos: Horizonte atual - o que contemplamos; PIBID e identidade docente; Formação de professores na Rede EPT; e Possibilidades que se abrem.

 

Dados

Em um gráfico do “Percentual de docências de professores com formação adequada à área de conhecimento que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental Brasil e grandes regiões 2013-2022”, apresentado pelo professor Rafael, há o dado de que somente 59,9% dos docentes, que estão em sala de aula no Ensino Fundamental II no Brasil, possuem formação adequada à área de conhecimento. “Isso significa que cerca de 40% das escolas possuem professores que não tem formação pra atuar no componente curricular que eles estão”, destacou o professor Rafael Borges. Esse dado é muito preocupante, de acordo com ele.

“No Ensino Médio melhora um pouco, mas ainda sim é preocupante”, enfatiza o professor. O índice nacional sobe para 67,6% e o Centro-Oeste fica um pouco abaixo desse índice nacional. Nos dados referentes aos professores sem formação adequada em Goiás, chama a atenção o fato de que quase 80% dos professores de Artes, por exemplo, não são formados nesta área. Em Sociologia, esse índice é ainda maior: 91,5% do total dos professores estão sem formação adequada a esse componente curricular. Em Física, esse total é de 57,3%.

 

Enfrentamento
Tendo em mente os dados apresentados, sobre o panorama da formação de professores no país e nas regiões brasileiras, o coordenador institucional do PIBID, Rafael Borges, classifica a própria lei que criou os institutos federais “como forma de enfrentamento a essa falta de formação adequada”, posto que a Lei 11.892/2008, em seu Art. 7º, dispõe que um dos objetivos dos institutos federais é a oferta de “cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional”. A conferência foi mediada pela professora do IFG, Dayanna Pereira dos Santos.

 

Presencial
Hoje, dia 6, haverá uma Roda de Conversa presencial nos câmpus do IFG, das 19h às 21h, com apresentação dos subprojetos com os estudantes bolsistas e os das unidades. Esse momento será um diálogo sobre as articulações entre as licenciaturas e as escolas de educação básica por meio do Pibid.

 

EDEB
O evento foi organizado para promover um a preparação para a realização do I Encontro de Debates sobre a Educação Básica e Formação de Professores do Centro-Oeste (EDEB - FOP) a ser realizado entre os dias 10 e 12 de junho de 2025, em Goiânia.

Veja as informações na página do programa: https://www.ifg.edu.br/servidor/61-ifg/pro-reitorias/ensino/2043-pibid?showall=&start=4

Link da Live da abertura oficial: https://www.youtube.com/watch?v=aItLTxL29JE

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

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