Pibid do curso de Letras incentiva o uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem
Programa de iniciação à docência do curso de Letras proporcionou aula em ambientes virtuais para alunos do Colégio Estadual Dom Abel S.U
No último dia 27 de novembro, celebrou-se o Dia Nacional da Educação a Distância, que é marcada pelos processos de ensino e aprendizagem que se efetivam especialmente a partir da mediação das tecnologias de informação e comunicação. Em consonância com a promoção da educação a distância, estudantes e professora do curso de Letras - Português do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia promoveram aula com o uso de plataformas virtuais para o ensino de gêneros literários - poemas e contos - junto aos estudantes do Colégio Estadual Dom Abel S.U dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Os estudantes convidados participaram de uma gincana virtual para testar os conhecimentos aprendidos na aula e ainda conheceram o Câmpus Goiânia.
A atividade, que proporcionou a vinda de 23 estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Dom Abel S.U ao câmpus, é uma das ações do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), no qual participam as estudantes do 2º período do curso de Letras – Português, Anna Caroline Viana e Izabela Costa, que, desde setembro, realizam o Pibid no colégio estadual, sob a orientação das professoras do IFG, Alita Paraguassú e Deusa Castro e supervisão da professora do Colégio Estadual Dom Abel S.U, Lídia Tacarambi. É a primeira vez que alunos do colégio vêm ao Câmpus Goiânia. Eles estavam acompanhados pelos professores do colégio, Lídia Tacarambi e Onildo Júnior.
Na atividade de ensino, as alunas de Letras, Anna Caroline Viana e Izabela Costa, ministraram uma aula para os estudantes convidados e utilizaram conteúdos organizados por elas para a concepção de dois sites que versam sobre os temas poemas e contos. Segundo Anna Caroline, o objetivo foi promover uma atividade de ensino e aprendizagem utilizando computadores e plataformas digitais para estimular a autonomia dos estudantes através das tecnologias digitais. Na aula, os alunos do colégio estadual puderam aprender mais sobre poemas e contos por meio de ferramentas digitais gratuitas, como o WebQuest e ainda testaram os conhecimentos aprendidos numa gincana virtual usando a ferramenta Kahoot!, com questões elaboradas pelas alunas de Letras. Os três estudantes do colégio estadual que acertaram mais questões e responderam rapidamente o quiz foram premiados.
A atividade do Pibid integrou a disciplina: As Tecnologias Aplicadas ao Ensino, ministrada pela professora do IFG – Câmpus Goiânia, Suelene Vaz. Segundo a professora Suelene, a disciplina incentiva os estudantes de Letras a planejarem conteúdos e a criarem sites sobre diversos temas para promover o ensino através da educação a distância. Por meio dos sites, os alunos de Letras apresentam aulas utilizando recursos digitais para discentes dos cursos técnicos integrados e da EJA do IFG – Câmpus Goiânia e, neste caso específico do programa de iniciação à docência, também para estudantes do Colégio Estadual Dom Abel S.U.
A professora de português do Colégio Estadual Dom Abel S.U, Lídia Tacarambi, ficou encantada com a aula realizada no Câmpus Goiânia. Segundo ela, não há laboratório de informática no colégio, e os alunos ficaram muito interessados em participar da aula e conhecer o Câmpus Goiânia. Sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino da língua portuguesa, a professora Lídia destaca: “É um método importante na vida dos professores e especialmente para os alunos. Hoje esse aluno é tão ligado com a tecnologia, conectado com as mídias, é um instrumento de fundamental importância na vida profissional desse estudante, porque permite que ao mesmo tempo que ele leia, tenha acesso a vídeos, acesso a conteúdos mais detalhados e possibilidades de pesquisa”.
Para a estudante de Letras, Izabela Costa, o Pibid proporciona experiências desafiadoras. “Nós, que participamos do Pibid, nos deparamos com outra realidade. Aqui, nós temos matéria de tecnologias e a gente tenta levar isso para sala de aula, para os alunos das escolas, mas não tem como, porque não há materiais, computadores e equipamentos nas escolas”.
Veja mais fotos do Pibid do curso de Letras-Português na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais