Câmpus Goiânia promove debate com entidades sobre a viabilidade de um trem turístico em Goiás
A discussão é tema da Roda de Conversa: Cidades e Mobilidade – Reflexões, realizada nesta terça, 19, na unidade
Idealizado em 2015, com a criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro, o projeto que visa implantar um trem cultural e turístico na região da Estrada de Ferro de Goiás, no Sudoeste Goiano, recebe contribuições de especialistas nas áreas de Transporte e de Turismo do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Nesta terça-feira, 19, representantes de prefeituras e de entidades municipais e estaduais participaram da roda de conversa Cidades e Mobilidade – Reflexões, que ocorreu no auditório Demartin Bizerra, com o intuito de discutir aspectos técnicos que devem subsidiar o planejamento do projeto de trem turístico em Goiás.
O projeto, idealizado pelo Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro ,visa reativar a ferrovia a partir do transporte turístico de passageiros de Catalão a Senador Canedo. Atualmente a ferrovia opera trens de carga, mas a intenção do Consórcio é disponibilizar uma locomotiva para fins turísticos, oferecendo mais um meio de transporte de pessoas e também transformando a região da estrada de ferro em um atrativo turístico para o estado, resgatando as antigas estações ferroviárias como patrimônios histórico-culturais.
No período da manhã, o evento foi dedicado à discussão do tema Transportes Ferroviário, Turismo e Potencialidades. Na oportunidade, as coordenações dos cursos que integram as áreas de Transporte e de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia falaram sobre as contribuições que cada curso pode oferecer, como, por exemplo, integrar pesquisadores e estudantes em estudos de viabilidade técnica para o projeto. Com esse intuito, os estudantes do 9º período do curso de Engenharia de Transportes, Isaque Gonçalves, Carlos Roberto França e Daniella Ferreira apresentaram um panorama das questões técnicas e operacionais de trens e terminais de passageiros em ferrovias.
Roberto Veloso, arquiteto e professor de Engenharia de Transportes do Câmpus Goiânia do IFG, destacou que é preciso prever quatro etapas no planejamento de transportes: compreender a demanda, para dimensionar a potencialidade do sistema; conhecer o espaço onde vai passar o sistema de transporte, no caso, os trilhos; definir o veículo que vai transportar as pessoas; e a última etapa, diz respeito à programação operacional, determinando quantas viagens serão realizadas, os custos do combustível, os serviços que serão ofertados, os impostos, enfim, o custo total do investimento e o retorno.
Já em relação à possibilidade de fomentar a atividade turística na região, o coordenador da área de Turismo e Hospitalidade e professor do Câmpus Goiânia do IFG, Leonardo Ravaglia, exemplificou como isso ocorre em diversos estados brasileiros, especialmente em regiões com presença de cidades históricas e com paisagens exuberantes. Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e Pernambuco são alguns estados que exploram a beleza cênica das paisagens, a nostalgia das antigas viagens ou mesmo disponibilizam viagens temáticas para fomentar o turismo nas linhas férreas nessas regiões. No entanto, o professor Leonardo Ravaglia frisou que o potencial turístico não deve ser visto apenas pelo aspecto mercadológico, mas é preciso incluir a comunidade local no planejamento e prever os impactos sociais e ambientais gerados pela atividade turística.
Presente no evento, o prefeito de Silvânia, José Faleiro, que também é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro, apresentou um panorama do trabalho que visa ao desenvolvimento regional integrado dos municípios que compõem o Consórcio, que são: Caldazinha, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Ipameri e Catalão, sendo que as cidades de Anápolis, Senador Canedo e Goiandira estão em fase de adesão.De acordo com José Faleiro, a principal meta do consórcio é a implantação do trem cultural e turístico para a região, integrando história, identidade, gastronomia, artesanato, comércio e serviços, por meio de um projeto cultural e turístico.
Presenças
A mesa de abertura do evento na manhã desta terça-feira, 19, contou com a presença da diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães, do gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Sérgio Botelho, da coordenadora do curso de Engenharia de Transportes, professora Denise Aparecida Ribeiro, do coordenador do curso técnico integrado ao ensino médio em Transporte Rodoviário, professor Marcos Rothen, além do prefeito de Silvânia, José Faleiro.
Também participaram do evento representantes da Goiás Turismo, da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), além de representantes de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro.
Plano setorial de mobilidade urbana
Na tarde desta terça-feira no evento, ocorreram também discussões com intuito de subsidiar os municípios participantes do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro para a elaboração dos planos setoriais de mobilidade urbana, que são obrigatórios para os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.
A roda de conversa de tema: Plano Setorial de Mobilidade em Cidades com 20.000h, contou com a participação da professora e arquiteta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Goiás, Fernanda Mendonça; da professora do IFG e arquiteta, Ana Carolina; e do professor Roberto Veloso (confira a programação do evento).
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
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