Participantes da Oficina de Inovação desenvolvem propostas originais para a área de Turismo e Hospitalidade no pós-pandemia
As soluções desenvolvidas coletivamente na atividade serão reunidas num produto final
Com a suspensão das aulas presenciais no Câmpus Goiânia do IFG, foram articuladas e oferecidas diversas atividades extracurriculares propostas por servidores da unidade que podem ser conferidas na página Ações do Câmpus Goiânia – Covid-19. Dentre essas, a Oficina de Inovação, com exercício para proposição de conhecimentos para segurança, novos protocolos e atendimento na área de Turismo e Hospitalidade pós-Covid-19. O produto final da oficina resultou na proposição de iniciativas originais em atenção ao setor e que serão divulgadas posteriormente em um e-book.
A Oficina de Inovação foi umas das ações do projeto maior de título: “Turismo e Hospitalidade desafios oriundos da pandemia (Covid-19) e caminhos para a continuidade da construção do conhecimento, a inovação e o compartilhamento de saberes”, elaborado por docentes da área de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do IFG. A oficina foi realizada pelas professoras do Câmpus Goiânia do IFG da área de Turismo e Hospitalidade, Renata Fleury e Regina Jordão e pela estagiária do Laboratório de Turismo e Hospitalidade do IFG, Beatriz Carneiro, com intuito de produzir conhecimentos no que tange aos impactos no setor do turismo, gerando intercâmbio entre os membros da comunidade acadêmica (docentes e discentes do IFG) e das instituições envolvidas, bem como a divulgação e compartilhamento de saberes e conhecimentos constituídos em benefício da comunidade local.
A oficina, que ocorreu por meio de três rodas de conversas virtuais nos dias 25 de junho, 10 de julho e 20 de agosto, contou com 14 participantes ao todo, sendo que oito concluíram as atividades. Dentre esses, estavam estudantes concluintes do bacharelado em Turismo, da especialização lato sensu em Gestão dos Serviços de Hospitalidade e ainda de egressos do extinto curso Tecnológico em Hotelaria do Câmpus Goiânia do IFG. Nos três encontros virtuais, foi discutida a temática: qualidade no atendimento pós-pandemia.
Já no segundo encontro, os participantes da oficina apresentaram ideias iniciais elaboradas a partir das discussões, da experiência prévia dos grupos e dos materiais coletados sobre o que seria o “embrião” de uma proposta de um produto final da oficina. No terceiro encontro, foram apresentados os produtos com iniciativas de cada grupo para atender ao setor de Turismo e Hospitalidade pós-pandemia. As ideias desenvolvidas foram avaliadas no último encontro da oficina, que contou com a participação da professora do Câmpus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB), Naiara Denicoló, na abertura e no encerramento das atividades.
Os resultados finais da oficina são soluções voltadas para os setores de hotelaria, lazer e recreação e restauração, com as ideias: "Posicionamento de Marca e Qualidade no Atendimento pós-pandemia – Treinamento e material de divulgação para o segmento de Hotelaria”, desenvolvido pelas alunas Beatriz Carneiro e Solange Aparecida da Silva; “Manual do Bom Lazer – Treinamento e manual para o segmento Lazer e Recreação”, desenvolvido pelas alunas Nayane Queiroz de Santana e Célia Keiko Yugue Ferreira; e “Diferenciais Práticos para Reabertura” – Treinamento e E-book para o segmento Restauração”, uma criação dos alunos: Victor Augusto Plácido Preda, Lucas Oliveira Correa e Eroildes da Silva Rocha.
De acordo com a professora do Câmpus Goiânia do IFG, Renata Fleury, uma das docentes organizadoras da oficina, a proposta é organizar esses novos protocolos num único produto final, como um e-book, integrando todas as ideias inovadoras apresentadas para que sejam posteriormente utilizadas em parceria com empreendimentos da área de Turismo e Hospitalidade existentes no mundo do trabalho, bem como fonte de pesquisa, artigos científicos, entre outros.
Para as professoras que organizaram a oficina, os participantes inovaram, pois desenvolveram e apresentaram iniciativas com abordagens originais. Segundo as docentes, cada grupo imprimiu criatividade, ideias, ludicidade e sistematizou novas maneiras para o trabalho na área de Turismo e Hospitalidade nesse novo contexto. Além disso, os participantes da oficina acreditaram no caminho da conscientização para a promoção de mudanças sistêmicas.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG
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