Professores do IFG integram missão internacional que atua em curso do BRAMOTEC em Moçambique
Equipe é formada por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Com o objetivo de atuar na melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica nas áreas da agricultura, gestão escolar, construção civil, turismo e hospitalidade, uma missão internacional do Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (BRAMOTEC) esteve em Moçambique desde a segunda quinzena de junho. A missão é composta por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesta etapa estão participando professores dos institutos federais de Alagoas (IFAL), de Brasília (IFB), do Paraná (IFPR) e de Goiás (IFG).
Os professores do IFG, Gustavo Henrique Almeida Quirino (Câmpus Uruaçu) e Jéssica Azevedo Coelho (Câmpus Aparecida de Goiânia) integram a equipe que ministrou oficinas presenciais de formação continuada para professores moçambicanos. A formação continuada configura-se como o processo no qual os docentes perpetuam o aperfeiçoamento de todos os saberes necessários ao trabalho em sala de aula, refletindo na promoção de uma aprendizagem enriquecedora aos estudantes. Nessa perspectiva e de acordo com o projeto pedagógico, o curso de “Formação de Formadores da Construção Civil” teve por objetivo capacitar 75 professores dos Institutos de Moçambique, possibilitando o desenvolvimento das habilidades, ampliadas para além do conhecimento teórico para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo.
Os professores do IFG saíram do Brasil no dia 17 de junho com destino à capital de Moçambique, Maputo. Já naquele país, participaram de uma reunião na Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) de Moçambique, para apresentação dos integrantes da missão à autoridade nacional do Ensino Técnico e para os diálogos sobre as etapas seguintes da formação nos Instituto Industrial e Comercial de Nampula (Província de Nampula), Instituto Industrial e Comercial da Beira (Provincial de Sofala) e Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane. Participaram da reunião o receptivo de Moçambique: Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Orestes Gondola; Diretor de Formação, Jaim Gany; Secretária Permanente, Acissa Márcia Abdul Carimo; e os diretores Diogénia Georgina Ubisse, Glória e Elias Bento Naftala.
Por parte do Brasil, a reunião teve a participação dos professores dos Institutos Federais Angela Bertazzo (IFB), Gustavo Quirino (IFG), Jéssica Coelho (IFG), Sheyla Marques (IFAL) e Vanessa Vogt Miranda (IFPR). Além deles, os representantes dos parceiros da ação: João Paulo Rotelli, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Paula Rougemont, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O Ministério da Educação brasileiro também faz parte do Programa. Além desta reunião, a missão teve agenda na Embaixada do Brasil, em Maputo, sendo recebidos pela Conselheira Natasha.
IFG
O professor Gustavo Henrique Almeida Quirino (IFG - Câmpus Uruaçu) atuou na área de Controle Tecnológico de Solos e Fundações inicialmente na cidade de Nampula, capital da província de Nampula, onde esteve de 24 de junho a 5 de julho, e depois na cidade de Beira, capital da província de Sofala, onde permaneceu de 8 a 19 de julho.
A professora Jéssica Azevedo Coelho (IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia) tem atuação na área de Materiais de Construção e Compósitos de Interesse Ambiental. Inicialmente esteve na cidade Beira, capital da província de Sofala, de 24 de junho a 5 de julho, e depois seguiu para a cidade de Inhambane, capital da província de Inhambane, local em que atuou de 8 a 19 de julho. Jéssica permaneceu na cidade de Inhambane em uma formação de laboratório para os formadores desta área até final de julho. A ação prosseguiu até o dia 1º de agosto, com retorno da missão, ao Brasil, iniciado ontem, dia 4 de agosto.
Sobre o curso
O curso está sendo desenvolvido por meio da estratégia denominada "learning by doing", de forma que os participantes possam apreender novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a sua capacitação, que será mediada pelo professor(a) formador(a).
Essa estratégia é caracterizada por um processo de aprendizagem baseado uma metodologia ativa em que os participantes são organizados em grupos de trabalho e, sob a mediação do(a) formador(a) desenvolvem o produto fruto do problema/projeto apresentado (Project/Problem Based Learning - PBL). A certificação será realizada pelos Institutos Federais de Alagoas, de Brasília, de Goiás, do Paraná e de Sergipe, aos professores cursistas que concluírem os módulos do curso com aproveitamento. Além da certificação dos institutos, os formadores serão certificados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique.
A cooperação para a formação BRAMOTEC teve início em 2022 com as atividades de elaboração do projeto pedagógico do curso, seguida por uma missão diagnóstico das instalações composta pela professora do IFG, Jéssica Vaz, e outras duas integrantes da equipe visitaram os Institutos Industriais e Comerciais de Moçambique. Após a missão foi realizada a etapa de formação remota.
Acesse o Projeto Pedagógico do Curso BRAMOTEC Construção Civil: https://drive.google.com/file/d/1zho5GXlIqqvbz7oVq1cledRZd9nyQbM5/view
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
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