Com estudo e orientações a distância, alunos de graduação do IFG Aparecida defendem TCCs
As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso são referentes ao semestre 2020-2 e foram realizadas de 18 a 26 de fevereiro
Com apresentações realizadas entre os dias 18 e 28 de fevereiro, em encontros virtuais, uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e dezoito estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do semestre 2020-2. Determinados, os graduandos demonstram que o desafio do Ensino Remoto Emergencial pode ser enfrentado para a conquista de seus objetivos.
Em pesquisa intitulada “Educação Afetiva: análise do programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida) na Educação Infantil, em uma escola particular de Goiânia”, a estudante Amanda Pascoal da Silva Santos abordou a importância da afetividade como elemento constituinte do processo ensino-aprendizagem. Ela conta que o processo de orientação a distância não foi fácil. Precisando conciliar trabalho e estudo, Amanda sentia falta do contato presencial, mas não deixou de se empenhar para o sucesso da pesquisa. “O meu foco sempre tava em concluir o trabalho e fazer bem feito porque eu fazia tudo o que estava ao meu alcance”, afirma a futura pedagoga bilíngue, que revela ter o propósito de uma grande jornada de estudo e pesquisa pela frente.
Amanda teve como orientadora a professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, que é psicóloga, Doutora em Psicologia e Cultura e professora na área de Psicologia da Educação no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Para a professora Alciane, a defesa de Amanda foi um momento muito especial de encontro e de formação. “Amanda é mulher, estudante e trabalhadora. As exigências desses diferentes papéis foram também desafiadoras no contexto de Pandemia”, destacou Alciane, ao comentar a necessidade de adaptação de professores a alunos à nova realidade que se colocou no Ensino Remoto Emergencial.
Experiência diferente e válida
Graduando do curso de Engenharia Civil, Rogério Alves Bernardo comenta que as dificuldades que sentiu, como problemas de conexão de internet durante reuniões e não poder contar com o espaço físico da biblioteca, por exemplo, não impediram que ele colhesse os benefícios do aprendizado no TCC. “Adquiri conhecimento e me possibilitou uma nova visão sobre uma área pouco estudada no curso, o Planejamento Urbano. Foi a conclusão de mais uma etapa rumo à tão sonhada graduação em Engenharia Civil”, comemora. Rogério desenvolveu a pesquisa “A Implementação da Infraestrutura Verde como Solução para as Enchentes no Meio Urbano: estudo de caso na cidade de Aparecida de Goiânia/GO”, sob orientação da professora Rosinete Fernandes Bandeira, que é pedagoga, arquiteta, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e professora no curso de Engenharia Civil e no Ensino Médio Técnico no IFG - Câmpus Aparecida de Goiãnia.
Também concluinte do curso de Engenharia Civil, Karine Albuquerque de Sá reconhece as perdas advindas da orientação não presencial, mas também viu pontos positivos no ensino remoto, como a flexibilidade e a experiência. “No geral, foi uma experiência boa, até porque no momento que vivemos, situações assim são uma realidade. Então, não foi desmotivador não, foi uma experiência diferente e válida”, afirmou Karine. Sua pesquisa, intitulada “Manifestações Patológicas decorrentes da umidade em um empreendimento de alvenaria estrutural: estudo de caso”, foi realizada com a colega Rafaela Soares de Almeida Carmo. O trabalho teve orientação da professora Maria de Jesus Gomides, Doutora em Engenharia Civil e professora na área de Construção Civil no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia.
Desafio e apoio mútuo
Os estudantes enalteceram o valor do apoio de seus respectivos orientadores para o sucesso do trabalho e os professores destacam a dedicação dos orientandos para sua realização. Essa simbiose é o que garante o alcance do objetivo. A professora Rosinete Bandeira comenta que o desafio da experiência no Ensino Remoto Emergencial obrigou a realização de adaptações no trabalho e ressalta que as parcerias entre professor e aluno e o empenho do aluno faz muita diferença.
Confira a relação de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos no semestre 2020-2 no IFG Aparecida de Goiânia:
Licenciatura em Pedagogia Bilíngue
Aluna |
Orientadora |
Tema |
Banca |
AMANDA PASCOAL DA SILVA SANTOS |
Profa. Dra. Alciane Barbosa Macedo Pereira |
EDUCAÇÃO AFETIVA: ANÁLISE DO PROGRAMA LIV (LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE VIDA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE GOIÂNIA |
Profa. Dra. Alciane Barbosa Macedo Pereira (orientadora) Profa. Dra. Aleir Ferraz Tenório (Membro interno) Profa. Dra. Alba Cristhiane Santana da Mata (membro externo) Prof. Dr.Wellington Cardoso de Oliveira (membro interno suplente) |
Bacharelado em Engenharia Civil
Aluno/a |
Orientador/a |
Tema |
Banca |
DANIEL NETO DOS SANTOS LUCAS BARBOSA TAVARES |
Dr. Arlam Carneiro Silva Júnior |
ESTUDO DO REDIMENSIONAMENTO DE ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA MONITORADAS EM OBRA DE GOIÂNIA |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
GEOVANA XAVIER OLIVEIRA PORTO
GABRIELA ALVES DE MORAIS |
Dr. Arlam Carneiro Silva Júnior |
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS COMO SOLUÇÃO DE ENCHENTES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BOTAFOGO, EM GOIÂNIA (GO) |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
|
Me Wilson Marques Silva |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SOFTWARES BIM DE PROJETO HIDRÁULICO E SANITÁRIO HYDROS V4 E QI HIDROSSANITÁRIO E O SOFTWARE DE DESENHO E PROJETO AUTOCAD. |
Me Rosinete Fernandes Bandeira |
ESTEVÃO DURANTE FOIZER OLIVEIRA |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto. |
APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE GESTÃO DE OBRAS DE GRANDE PORTE EM UMA OBRA HORIZONTAL DE MÉDIO PORTE EM GOIÂNIA |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
Luana Moreira Silva |
Me. Rosinete Fernandes Bandeira. |
Urbanismo tático em tempos de pandemia - um olhar no sistema utilizado em Goiânia |
Me Silvana da Silva Rodrigues |
KARYNE ALBULQUERQUE DE SÁ |
Dra. Maria de Jesus Gomides |
MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DECORRENTES DA UMIDADE EM UM EMPREENDIMENTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL: ESTUDO DE CASO |
Me Rosinete Bandeira |
AMANDA GONÇALVES MEDEIROS |
Dra. Maria de Jesus Gomides |
BOAS PRÁTICAS PARA A EXECUÇÃO E DESEMPENHO EFICIENTE DO TELHADO VERDE: ESTUDO DE CASO |
Me Rosinete Bandeira |
ROGÉRIO ALVES BERNARDO |
Me. Rosinete Fernandes Bandeira. |
A IMPLEMENTAÇÃO DA INFRAESTRUTURA VERDE COMO SOLUÇÃO PARA AS ENCHENTES NO MEIO URBANO: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GO |
Me Wilson Marques Silva |
MÁRCIO PAIM PAMPLONA FERNANDES |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto. |
ANÁLISE DA OCUPAÇÃO IRREGULAR DO RECUO FRONTAL DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS EM APARECIDA DE GOIÂNIA |
Me Rosinete Bandeira . |
IGOR MARTINS ANDRADE |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto |
COMPARATIVO DO CONTROLE TECNOLÓGICO DE CONCRETO ENTRE UMA OBRA DE GRANDE E PEQUENO PORTE E SUAS POSSÍVEIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS |
Me Rosinete Bandeira
Me Wilson Marques Silva |
DOUGLAS AUGUSTO TEIXEIRA SENA |
Me. Álvaro Pereira do Prado Neto. |
ANÁLISE DE CASO: ABERTURA EXECUTADA SEM PLANEJAMENTO EM VIGA DE CONCRETO ARMADO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR |
Me Rosinete Bandeira
Antônio Capuzzo - Campus Goiânia (Membro Externo) |
Redes Sociais