Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Pesquisa lança chamada para dossiê temático sobre educação em tempos de pandemia
Início do conteúdo da página
CHAMADA DE ARTIGOS

Núcleo de Pesquisa lança chamada para dossiê temático sobre educação em tempos de pandemia

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 17h14

O Dossiê será mais um lançamento da Revista Espaço Crítico, que é uma ação multidisciplinar do NUSEC, do IFG Aparecida de Goiânia.

imagem sem descrição.

 

 

O primeiro dossiê temático da Espaço Crítico, publicação do Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura (NUSEC), do IFG Aparecida de Goiânia, está aberto à contribuição de pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento, que tenham trabalhos e estudos relacionados ao tema "Educação em Tempos de Pandemia: experiências, possibilidades e desafios do ensino remoto". As inscrições de artigos poderão ser feitas até 30 de abril de 2021, pelo site da Revista (https://revistas.ifg.edu.br/rec/index). Esta edição será lançada em junho, no Portal de Periódicos do IFG (https://revistas.ifg.edu.br/).

 

O professor Wellington Cardoso de Oliveira, do Câmpus Aparecida de Goiânia, é quem coordena a organização desta edição do periódico. Além dele, foram convidados dois professores de outras instituições de ensino, que também estão nesta equipe organizadora: Profa. Dra. Liana Deise da Silva (IFMT/CREAD) e Prof. Dr. Teógenes Luiz Silva Costa (ISCO/UFOPA).

 

Segundo os organizadores, a expectativa é reunir artigos de pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, que analisam e discutem a oferta da educação e do ensino remoto neste momento de emergência sanitária. Segundo os professores, praticamente todas as instituições de educação brasileiras foram forçadas, pela emergência causada pela COVID-19, a adotar o ensino a distância.

 

Sobre esta estratégia educacional, a equipe reforça: “é do conhecimento de todos que as dimensões territoriais do Brasil, consonantes às desigualdades regionais e locais, sempre se configuram como um desafio adicional ao processo de democratização, de acesso e de oferta da educação pública no Brasil. Neste momento de pandemia, a adoção de ensino remoto por parte das instituições públicas evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais, deixando expostos os desafios e as dificuldades enfrentadas pelas instituições neste processo. Portanto, gostaríamos de reunir trabalhos de diferentes pesquisadores brasileiros, analisando as experiências, as possibilidades e os desafios do ensino remoto em suas realidades. Esta edição propõe-se a refletir sobre as estratégias formuladas e aplicadas em diferentes regiões do Brasil, bem como problematizar, a partir de diferentes marcos teóricos, os resultados de pesquisas realizadas sobre essa temática.”

 

Sobre a Revista Espaço Crítico

A Revista Espaço Crítico é uma publicação minimamente semestral, do Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura – NUSEC, sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia. Trata-se de um veículo de comunicação da produção intelectual dos membros do NUSEC e aberto à contribuição de pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento que discutem as questões da sociedade, educação e da cultura. Revista multidisciplinar, de circulação exclusivamente virtual, aceita trabalhos em português e espanhol, bem como traduções de pesquisas relevantes que ainda não se encontram em língua vernácula.

 

A Revista Espaço Crítico foi lançada em fevereiro deste ano, durante o IV Simpósio de Pesquisa, Educação e Extensão (Simpeex) e Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec).

Os textos submetidos ao periódico serão avaliados às "cegas", ou seja, sem identificação do autor, por pareceristas parceiros da Revista. A submissão é de fluxo contínuo, portanto, a qualquer momento os pesquisadores podem enviar suas produções através do site da revista. 

 

Não serão aceitos textos que expressem pontos de vista preconceituosos, ou que não atendam a política da publicação da Espaço Crítico. Os textos devem cumprir os requisitos básicos de qualidade exigidas de um texto acadêmico (artigo científico, resenha). As normas e regras para publicação podem ser conferidos no site da revista disponível pelo link: https://revistas.ifg.edu.br/rec/about/submissions#onlineSubmissions

 

Acesse aqui a  Primeira edição da revista Espaço Crítico

 

 

 

Integram a equipe editorial da Revista Espaço Crítico e o NUSEC:

 

Danyllo Di Giorgio Martins da Mota – graduado em História (UFG), Mestre em História (UFG) e Doutor em História (UFG). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

Ana Paula da Mota Leite – graduada em Comunicação Social (UFG) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Servidora administrativa do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

José Renato Masson – graduado em Administração (UFU) e em Geografia (PUC-GO), Mestre em Geografia (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

Wellington Cardoso de Oliveira – graduado em História (PUC-GO), Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista – SP) e Doutor em Sociologia (UFG). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

 

Mais informações: https://revistas.ifg.edu.br/rec/index

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página