Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ano letivo é encerrado com rica produção de pesquisas de formandos dos cursos superiores
Início do conteúdo da página
Cursos Superiores

Ano letivo é encerrado com rica produção de pesquisas de formandos dos cursos superiores

Publicado: Sábado, 26 de Fevereiro de 2022, 10h26 | Última atualização em Sábado, 26 de Fevereiro de 2022, 11h31

Concluintes dos cursos de graduação do IFG Aparecida de Goiânia apresentaram, no semestre 2021/2, que marcou o final do ano letivo, 28 Trabalhos de Conclusão de Curso

 Print de tela da defesa de TCC da estudante Valéria Albino Ferreira Martins, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, que realizou pesquisa acerca de discursos sobre a pandemia e as vacinas nas mídias
Print de tela da defesa de TCC da estudante Valéria Albino Ferreira Martins, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, que realizou pesquisa acerca de discursos sobre a pandemia e as vacinas nas mídias

O semestre letivo 2021/2 no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, apesar de ainda ter estado inserido no período de Ensino Remoto Emergencial, teve mais defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que as realizadas em cada um dos três semestres anteriores, que também tiveram essa peculiaridade. Foram apresentados por 32 concluintes dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dançcenciatura em Pedagogia Bilíngue, 28 TCCs, no período de 22 de dezembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022.

Após o início da pandemia de covid-19, que obrigou a realização remota de pesquisas e apresentações de monografias, foram defendidos nos dois semestres de 2020 e no primeiro semestre de 2021, os quantitativos de 7, 12 e 14 trabalhos, respectivamente, com a participação de 8, 19 e 15 alunos, já que algumas pesquisas envolvem a participação de mais de um estudante, conforme registram matérias publicadas no site do IFG Aparecida no encerramento de cada um desses semestres. No atual semestre letivo, os 32 formandos, assim como os concluintes anteriores, em alguns casos ainda precisaram adaptar suas pesquisas pela impossibilidade do trabalho de campo, mas também mergulharam na investigação de situações que nasceram na conjuntura de pandemia.

É o caso da formanda Valéria Albino Ferreira Martins, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, que realizou pesquisa com o tema "Discurso e Histórias em Quadrinhos: Ler não é só decodificar". Orientanda da professora Josiane dos Santos Lima, Valéria abordou em seu trabalho como os discursos sobre a pandemia e as vacinas circularam nas mídias – em charges e quadrinhos, por exemplo. (Confira no final da matéria a relação de temas pesquisados pelos estudantes dos três cursos).

 

Vivências e percursos

Quem também defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso neste semestre letivo foi a gerente de Administração do IFG Aparecida, Raíssa Regis da Silva. Ela já era formada em Sistemas de Informação e, ao conhecer o curso de Pedagogia Bilíngue e se apaixonar por ele, fez sua segunda graduação. Raíssa faria uma pesquisa de campo na área da educação de surdos, mas em função da necessidade de distanciamento, adaptou a metodologia e realizou uma pesquisa bibliográfica com base em autores que já trabalharam sobre o tema de sua investigação, que abordou a aquisição da escrita de sinais Signwriting por alunos surdos do Ensino Fundamental. Orientada pelo professor Diego Leonardo Pereira Vaz, a estudante realizou a pesquisa “As Histórias em Quadrinhos como Recurso Pedagógico no Processo de Aquisição de Signwriting pelos Alunos Surdos do Ensino Fundamental”.

A vivência no Instituto Federal de Goiás foi também definidora da trajetória profissional da estudante Larissa Pascoal da Silva Santos, do curso de Licenciatura em Dança, e, além disso, tornou-se seu objeto de pesquisa autoetnográfica. Larissa foi aluna do Ensino Médio Técnico no IFG Aparecida, quando conheceu e integrou o grupo de dança Corpo Composto. Seu envolvimento a levou para o curso de Licenciatura em Dança, período em que permaneceu no grupo enquanto se qualificava para uma carreira docente na área. Essa trajetória está relatada cientificamente na pesquisa “O Convite à Docênciartística”, que teve orientação da professora Rousejanny Ferreira da Silva.

O isolamento físico nterferiu no andamento da pesquisa de Larissa Pascoal. Ela explica que  apesar de a monografia poder se adaptar bem ao remoto, sentiu falta das relações presenciais no decorrer do trabalho. “Iniciei o trabalho de modo presencial e depois remotamente, mas, sem dúvida, a presença, as relações vividas no dia a dia da instituição me fizeram falta pra oxigenar os momentos de respiro para que pudesse olhar com clareza e cuidado para o trabalho”, afirmou.

A pandemia exerceu menor impacto na pesquisa de Kevin Sanches de Oliveira Silva, do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Ele investigou com seu colega Gabriel Lopes de Lima o tema “Viabilidade Técnica de um sistema predial de aproveitamento de água pluvial em uma instituição de ensino”. O trabalho já não tinha previsão de ser presencial, porque tratava principalmente de estudos e simulações computacionais, mas o aspecto da pesquisa que teve essa necessidade foi executado sem dificuldades. “Prevíamos apenas uma visita técnica ao câmpus, para levantamento de dados para realização do projeto hidráulico as built”, conta Kevin. Ele relata que o levantamento foi feito com apoio do engenheiro e servidor técnico administrativo Guilherme Lisboa, seguindo todos os protocolos de segurança relacionados à covid-19. Kevin e Gabriel realizaram a pesquisa sob orientação do professor Wilson Marques Silva.

 

Benefícios à sociedade

A chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professora Mara Lina Rodrigues, enaltece a dedicação dos estudantes em seus estudos e pesquisas e a importância do apoio que recebem do corpo docente na realização de seus cursos de graduação. “Os alunos já têm que cumprir muitas atividades de sala de aula e para realizar os estudos e pesquisas para produzir o TCC enfrentam muitos desafios. Mas com as orientações de professores mestres e doutores altamente qualificados esta jornada se torna possível”, afirma.

Mara destaca que o resultado desse esforço conjunto é a entrega de “trabalhos fantásticos” à sociedade. “Enquanto Departamento de Áreas Acadêmicas ficamos realizados e felizes de ver a conclusão de mais uma etapa dos requisitos de conclusão do curso com trabalhos de tão alta qualidade”, comentou.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia no semestre 2021/2

 

Bacharelado em Engenharia Civil

Alunos/as

Tema da Pesquisa

Orientador/a

Banca

Arthur Nunes de Freitas

PRINCÍPIOS LEAN CONSTRUCTION: GESTÃO DA PRODUTIVIDADE NOS SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS EM UMA EMPRESA CONSTRUTORA

Wilson Marques Silva / Co-orientador Wanderley Brito

Maria de Jesus Gomides e Paula Miranda da Silva

Bruno Teixeira Cunha

 e

 Lúcio Henrique de Macedo

APLICAÇÃO DE MICRORREVESTIMENTO ASFÁLTICO (COM ADIÇÃO DE POLÍMERO ELASTOMÉRICO) NA REVITALIZAÇÃO DE DIVERSAS VIAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

Ricardo Fernandes

Geovane Gomes e Ana Maria Barboza Lemos

Gabriel Pires Amaral

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA APLICAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA FOTOVOLTAICA EM UMA EDIFICAÇÃO UNIFAMILIAR

Rosinete F. Bandeira

Ana Maria Barboza Lemos e Wilson Marques Silva

Gabriela Herrerias Alves

VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA USINA FOTOVOLTAICA EM FLORES-PE: ESTUDO DE CASO

Moisés Gregório

Antônio Marcos e Tiago Godoi Ribeiro

Humberto R. da Silva Filho

ANÁLISE COMPARATIVA DAS BITOLAS DO SISTEMA FERROVIÁRIO DE CARGAS NO BRASIL

Ricardo Fernandes

Murilo Meiron de Pádua Soares e Wilson Marques Silva

Iury Costa Barros

ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR EM CONCRETO ARMADO SOBRE FUNDAÇÕES EM SAPATAS ISOLADAS EM DIFERENTES MACIÇOS DE SOLOS

Arlam Carneiro Silva Junior

Daniela Silva Cintra de Oliveira e Guilherme de Paula Lisboa

Kevin Sanches de Oliveira Silva

  e

 Gabriel Lopes de Lima

VIABILIDADE TÉCNICA DE UM SISTEMA PREDIAL DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Wilson Marques Silva

Bruna Fioramonte Silva e Murilo Meiron de Pádua Soares

Laura Vitória R. Dias

  e

  Wanessa de Souza Santos

AÇÕES DE EFICIÊNCIA HIDRÁULICA E ENERGÉTICA EM ESTUDO DE CASO DE ESTAÇÃO BOOSTER NA CIDADE DE RIO VERDE – GO

Wilson Marques Silva

Ana Maria Barboza Lemos e Rosinete F. Bandeira

Paula Gomes da Silva Gomides

  e

  Wender Martins Alcântara

APLICAÇÃO DO SISTEMA BIM EM UMA OBRA MULTIFAMILIAR DE 176 UNIDADES HABITACIONAIS

Rosinete F. Bandeira

Luciano Calaça e Murilo Meiron de Pádua Soares

Pedro Bonifácio Coelho

IMPACTOS E VIABILIDADE NA SUBSTITUIÇÃO DAS TUBULAÇÕES DE FERRO FUNDIDO (FoFo) POR TUBULAÇÕES DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) EM REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Thiago Augusto

Délico Machado da Silva Junior e Wilson Marques Silva

Sávio Aparecido dos Santos Pereira

ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CURVAS GRANULOMÉTRICAS E CURVAS CARACTERÍSTICAS SOLO-ÁGUA UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL

Arlam Carneiro Silva Junior

Gilson Gitirana Jr. e Thiago Augusto Mendes

 

 Licenciatura em Dança

Alunos/as

Tema da Pesquisa

Orientador/a

Banca

Ana Carolina Bons Olhos

AS CRIANÇAS E O BALÉ: CONSTRUÇÕES, USOS E FORMULAÇÕES DA INFÂNCIA

Rousejanny da Silva Ferreira

Fernanda de Sousa Almeida e Kesia Mendes Barbosa Oliveira

Daniel da Costa Severo

ENTRE IMAGENS: ESTUDOS DE REINCORPORAÇÃO PARA UMA COMPOSIÇÃO ISADORÁVEL

Rousejanny da Silva Ferreira

Luís Guilherme e Alexandre Guimarães

Davidson José Martins Xavier

O LAMENTO DA IMPERATRIZ: TESSITURA DE UMA DRAMATURGIA DA DANÇA EM FILME

Tainá Barreto

Adriana Paes Leme e Daniela Aguiar

Gislene Daiana Matos de Souza Montalvão

CORPO E A DANÇA NA LITURGIA

Luciana Gomes Ribeiro

Maria Cristina de Freitas Bonetti e Taíná Dias de Morais Barretos

Larissa Pascoal da Silva Santos

O CONVITE À DOCÊNCIARTÍSTICA

Rousejanny da Silva Ferreira

Claudia Barreto e Giovana Consorte

 

 Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Alunos/as

Tema da Pesquisa

Orientador/a

Banca

Adriano Nunes da Silva

EDUCAÇÃO SEXUAL E DE GÊNERO: NARRATIVAS DE VIDA DAS PESSOAS SURDAS

Keith Daiani da Silva Braga / co-orientador: Diego Leonardo Pereira Vaz

Joana Cristina Neves de Menezes Faria e Késia Mendes Barbosa Oliveira

Dayane Ferreira Santos

TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS: QUESTÕES RACIAIS E DE GÊNERO

Keith Braga

Jaqueline Pereira de Oliveira Vilasboas e Aleir Ferraz Tenório

Ingride de Jesus Lopes

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO CONCENTRADA

Alciane B M Pereira

Aleir Tenório e Késia Mendes

Karla Moreira Santos

AS POLITÍCAS PÚBLICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: O IDEAL X O REAL

Thiago Cardoso Aguiar

Diego Leonardo Pereira Vaz - Waléria Batista da Silva Mendes

Luciana Souza de Almeida

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O IMPORTANTE TRABALHO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Aleir Ferraz Tenório

Keith Braga e Alciane B. M. Pereira

Naralinny Pereira Rosa

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO ENTRE SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM RECORTE NO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE

Thiago Cardoso Aguiar

Flávia de Almeida Pinehiro e Josiane dos Santos Lima

Nayany dos Santos Pinheiro

RACISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

João Ferreira de Araújo Júnior

Keith Daiani da Silva Braga e Wellington Cardoso de Oliveira

Raissa Regis da Silva

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SIGNWRITING PELOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Diego Leonardo Pereira Vaz

Thiago Cardoso Aguiar e Waleria Batista da Silva Vaz Mendes

Rosirene Batista de Sá

ENTRE DICAS E SUGESTÕES:
ANÁLISE DO LIVRO IDEIAS PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS

Josiane Lima

Waleria Batista da Silva Vaz Mendes e Diego Leonardo Pereira Vaz

Valéria Albino Ferreira Martins

DISCURSO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
LER NÃO É SÓ DECODIFICAR

Josiane Lima

Alexssandro Ribeiro Moura e Wilton Divino da Silva Júnior

Valéria Cândido da Silva Lima

LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DE OLGA DIOS EM FAMÍLIA

Alexssandro Ribeiro Moura

Alciane B. M. Pereira e Josiane dos Santos Lima

Vagner Antgônio Máximo César

CONSEQUÊNCIAS DOS EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO L1 E L2 PELA CRIANÇA SURDA: O PAPEL DA FAMÍLIA

Waleria Batista da Silva Vaz Mendes

Diego Leonardo Pereira Vaz e Josiane dos Santos Lima

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página