Curso de Pedagogia Bilíngue inicia semestre 2022/2 com duas semanas de programação especial
As atividades contribuem para construção do Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA) do IFG e para celebração do Setembro Azul
A Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia realiza uma série de atividades, a partir desta terça-feira, dia 13 de setembro, para construção do Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA) do IFG e para celebração do Setembro Azul, que é o mês da visibilidade surda. Serão duas semanas de palestras e minicursos que vão envolver todos os alunos do curso e vários professores. A programação se estende até o dia 23 de setembro e os temas das atividades são variados, dentro do escopo da Pedagogia, Pedagogia Bilíngue e educação de surdos.
A abertura do evento será feita pelo diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, às 19 horas, no miniauditório do Bloco B, onde em seguida tem início a Mesa de Abertura com o tema “Educação de Surdos em Goiás: um panorama”. A discussão será desenvolvida pela coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; a diretora da Escola Bilíngue Elysio Campos, da Associação dos Surdos de Goiânia, professora Alessandra Matos Terra; e pela ex-servidora da Coordenação Pedagógica da Superintendência de Ensino Especial da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, professora Eunice Magda de Souza Campos. A mediação será feita pelo professor Raul Vitor Rodrigues Peixoto.
A programação das duas semanas foi idealizada pelo colegiado do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e vai marcar um retorno diferenciado do semestre letivo 2022-2 para os estudantes do curso e demais pessoas interessadas nas reflexões a serem desenvolvidas. “A Reitoria do IFG, juntamente com os câmpus, criou o Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA) e deu liberdade para cada curso pensar como esse projeto deveria acontecer”, afirma a professora Waléria. Ela destaca que os temas selecionados vão acrescentar de forma positiva conhecimentos importantes para formação dos discentes e para os demais participantes.
Ao todo, serão realizados 3 palestras, 14 mincursos e a mesa de diálogo na abertura do evento. A participação é obrigatória para alunos do curso de Pedagogia Bilíngue e valem horas complementares. O credenciamento será feito presencialmente.
PROGRAMAÇÃO
Data
|
Horário |
Atividade |
Ministrantes |
Local |
13/09 Terça-feira |
19 horas |
Mesa de Abertura Educação de Surdos em Goiás: um panorama |
|
Miniauditório B |
14/09 Quarta-feira |
19 horas |
Palestra Pensamento e linguagem acadêmicos: sobre a concepção e a escrita do trabalho científico
|
|
Miniauditório B |
15/09 Quinta-feira |
19h às 22h |
Minicurso Conversação em Libras
|
|
Miniauditório B |
Minicurso Histórias em quadrinhos nos anos iniciais do ensino fundamental
|
|
Miniauditório C |
||
16/09 Sexta-feira |
19h às 22h |
Minicurso Didática e o Plano de Aula
|
|
Miniauditório B |
Minicurso A Ciência Pedagógica e outros tipos de conhecimento humano
|
|
Miniauditório C |
||
17/09 Sábado |
9h às 12h |
Minicurso Professora ou babá? Dilemas, descréditos e ambiguidades na docência da Educação Infantil
|
|
Miniauditório B |
Minicurso Elaboração de trabalhos científicos
|
|
Miniauditório C |
||
19/09 Segunda-feira |
19h às 22h |
Minicurso Normas da ABNT: citações e referências bibliográficas
|
|
|
Minicurso O livre brincar e suas potencialidades
|
|
|
||
20/09 Terça-feira |
19h às 22h |
Minicurso O texto literário e a formação do leitor: prática de leitura dirigida
|
|
|
Minicurso A Importância do Estágio Curricular Para a Formação Docente |
|
|
||
21/09 Quarta-feira |
19 horas |
Palestra Educação para as relações étnico-raciais
|
|
Miniauditório B |
22/09 Quinta-feira |
19h às 22h |
Minicurso Quem tem a receita bolo? Alfabetizar e letrar no século XXI
|
|
Miniauditório B |
Minicurso Descolonização do currículo da EJA: as contribuições do feminismo, dos estudos étnicos-raciais e de Paulo Freire
|
|
Miniauditório C |
||
22/09 Sexta-feira |
19h às 22h |
Minicurso Educação Infantil: História, políticas e diretrizes na construção da indissociabilidade entre o cuidar, o educar e o brincar
|
|
Miniauditório B |
Minicurso Pesquisa: Orientações basicas sobre as fontes confiáveis
|
|
Miniauditório C |
||
23/09 Sábado |
9 horas |
Palestra Por que Pedagogia Bilíngue e não, apenas, Pedagogia?
|
|
Espaço de Convivência do Bloco C |
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais